DICAS -TIPS – CONSEJOS: COMPLEMENTO

DICAS -TIPS – CONSEJOS: COMPLEMENTO

T. 1 – CHAPADA NO CANTO: A CHAPADA NO CANTO E NO CONTRAPÉ DO GOLEIRO É DE GRANDE VALOR, JÁ DIZIA O ÚNICO BRASILEIRO QUE PARAVA NO AR, DARIO, “DADÁ MARAVILHA” CAMPEÃO DO MUNDO EM 7º E GRANDE ARTILHEIRO NA CHAPADA E NO CABECEIO. VI UMA ATACANTE BRASILEIRA FAZER UMA MARAVILHOSA NA OLIMPÍADAS.

T. 2 – INTERMEDIÁRIA É PASSAGEM: A INTERMEDIÁRIA, SETOR IMAGINÁRIO QUE VAI DA INTERMEDIÁRIA DEFENSIVA À OFENSIVA É LOCAL DE PASSAGEM DA DEFESA AO ATAQUE, DA ESQUERDA PARA A DIREITA E VICE-VERSA. TIMES DO TELÊ FAZIAM ISSO MUITO BEM. NO TREINO QUE PRENDIA A BOLA ERA PENALIZADO COM FALTA E PERDA DA POSSE.

T. 3 – AS CÂMERAS: AS MULHERES DO FUTEBOL E DE OUTROS ESPORTES NÃO SE DÃO CONTAM DA MALÍCIA DAS CÂMERAS OU DOS CÂMERAS E EDITORES DE IMAGENS.

T. 4 – BLOQUEIOS: BLOQUEIOS OFENSIVOS E DEFENSIVOS COMEÇAM A APARECER, MAS NÃO COMO NO BASQUETE. SÃO ÚTEIS E NECESSÁRIOS COM A BOLA PARADA OU NÃO.

T. 5 – IMPORTÂNCIA SEM A BOLA: O HOMEM SEM A BOLA TAMBÉM JOGA, SEJA PARA RECEBER OU, O QUE É MELHOR: ABRIR ESPAÇOS PARA OUTREM. COM A BOLA É APENAS UM SEM ELA 10 NO TIME DA POSSE.

T. 6 – TOCAR E INFILTRAR: DAS AÇÕES MAIS EFICIENTES OFENSIVAMENTE, TOCAR E INFILTRAR, ACELERAR NO ESPAÇO VAZIO, NAS COSTAS DA DEFESA, É DOS MAIS IMPORTANTES. NO TEMPO CERTO. DÁ ENSEJO A TABELAS.

T. 7 – CAMISA DO GOLEIRO: OS GOLEIROS COSTUMAM SER VAIDOSOS, USAR LINDOS EQUIPAMENTOS, MAS NÃO CONCORDO NO USO DE CORES GRITANTES, POIS DÁ AOS BONS JOGADORES NO ATAQUE A VISÃO DE ONDE ELE ESTÁ E COMO SE MOVIMENTA.

T. 8 – SUBSTITUIÇÕES: AS SUBSTITUIÇÕES DEVERIAM SER FEITAS COMO NO HANDEBOL, NO MEIO DE CAMPO, SEM PARAR O JOGO, DESDE QUE NÃO INTERFIRA NUMA AÇÃO. OS JOGOS HOJE TÊM 100 MINUTOS, 110. 10 TROCAS, MAS AS PARALIZAÇÕES. O 4º. ÀRBITRO CONTROLANDO

T. 9 – FALTA MARCADA BOLA NO CHÃO E AFASTA: APROVEITANDO O MOMENTO HANDEBOL – MARCADA UMA INFRAÇÃO SE O JOGADOR TEM A BOLA NAS MÃOS DEVE PÔ-LA DE IMEDIATO NO CHÃO E AFASTAR-SE RAPIDAMENTE PARA NÃO SER ADVERTIDO OU EXPULSO. SE NÃO TEM A BOLA AFASTA RAPIDAMENTE (9M,15CM).

T.10 – APROVEITAR DESCUIDO DE QUEM FEZ A FALTA: APÓS A MARCAÇÃO DE UMA FALTA A FAVOR, O JOGADOR QUE RECEBEU A FALTA DEVE PÔR A BOLA NO CHÃO PARA UM COLEGA BATER E CORRER NUM ESPAÇO VAZIO.

T. 11 – ALTERNÂNCIA DE RITMO: A ALTERNÂNCIA DE RITMO É IMPORTANTE TOCA-TOCA-TÛF-TÛF E ACELERA-ACELERA – TIK-TAK-TOK-TOK. GERALMENTE VEMOS TIMES DE UMA SÓ TOADA.

T. 12 – ALTERNÂNCIA DE ESTRATÉGIA: TAMBÉM A ALTERNÂNCIA DE ESTRATÉGIA SE OBSERVA N’ALGUNS POUCOS TIMES: MARCA CAMPO TODO 15 MINUTOS, INTERMEDIÁRIA 15 E VOLTA AO CAMPO TODO SOB PRESSÃO (OU RECUA AINDA MAIS PARA ATRAIR O ADVERSÁRIO).

T. 13 – UNIFORME: VÁRIOS ÁRBITROS E TREINADORES PERMTINDO JOGADORES DE MEIAS ARRIADAS, DESOBEDECENDO O UNIFORME E A RECOMENDAÇÃO DE CANELEIRAS QUE REALMENTE PROTEGEM.

T. 14 – POSIÇÃO DO ÁRBITRO: UM ÁRBITRO AO MARCAR O PÊNALTI DEVE SE COLOCAR FORA DO CAMPO, POIS NENHUM JOGADOR PODE SAIR DO CAMPO SEM SUA AUTORIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE SEM SUA PERMISSÃO E NÃO SENDO O CAPITÃO. AO ACABAR O JOGO O ÁRBITRO VAI PARA O CÍRCULO CENTRAL E ALI NINGUÉM PODE ENTRAR. NA COBRANOBRANÇA DO PÊNALTI, ATRÁS DA BALIZA.

T. 15 – POSIÇÃO DO AUXILIAR: O BANDEIRINHA DEVE ESTAR SEMPRE EXATAMENTE NA LINHA DO ÚLTIMO HOMEM DA DEFESA PARA TER MAIS CHANCE DE ACERTAR A MARCAÇÃO DO IMPEDIMENTO. SIRI SERIA BOM BANDEIRA, UM OLHO NA BOLA, OUTRO NA RELAÇÃO ATACANTE X DEFENSOR.

T.16 – TEMPO NO FUTEBOL: O PEDIDO DE TEMPO É MUITO IMPORTANTE EM TODO ESPORTE, INCLUSIVE O FUTEBOL, MAS DEVIDO AO MAIOR ESPAÇO, PERDE-SE MUITO TEMPO. HOUVE EXPERIMENTO NÃO APROVADO EM QUE UM SORTEIO DETERMINAVA QUEM TINHA DIREITO A PEDIR O TEMPO NA PRIMEIRA ETAPA, E OPCIONAL PEDI-LO ATÉ CERTO TEMPO DAQUELA ETAPA OU NÃO. NÃO SEI POR QUE NÃO APROVARAM. APROVARAM CADA BESTEIRA COMO A BOLA AO CHÃO.

T. 17 – CORRENTE EM CÍRCULO: NO FUTEBOL EQUIPES ORGANIZADAS FAZEM CORRENTE DE COMPROMETIMENTO ANTES DO JOGO E NO INTERVALO. NO CÍRCULO, AS MÃOS DEVEM SER DADAS DE FORMA QUE PERMITA A ENERGIA CIRCULAR, TODOS COM A PALMA DA MÃO DIREITA VOLTADA PARA CIMA, RECEBENDO DO COLEGA AO LADO A ENERGIA E, COM A PALMA DA MÃO ESQUERDA VOLTADA PARA BAIXO, LEBERANDO A ENERGIA AO COMPANHEIRO DO DEU LADO ESQUERDO. QUANDO O GRUPO É BOM, FORTE E ESTÁ UNIDO A ENERGIA CIRCULA NA CORRENTE COMO UM FURACÃO. BOND. SHINE.

T. 18 – CORRENTE COM TODOS JUNTOS: E NAQUELA REUNIÃO QUE SE FAZ COLOCANDO MÃO SOBRE MÃO, NUNCA PODE SER COM AS MÃOS PARA BAIXO, MAS PARA CIMA COMO UMA TORRE: UM POR TODOS E TODOS POR UM!

T. 19 – FUTEBOL ARTE: ASSISTINDO AO FUTEBOL E AO BOXE PERCEBE-SE QUE ACABOU A PREOCUPAÇÃO COM A ARTE, COM O ROMANTISMO.

T. 20 – GOLEIRO NO PÊNALTI: NO PÊNALTI O GOLEIRO NUNCA DEVE SAIR ANTES, E DEVE CORTAR O ÂNGULO PULANDO PARA O LADO E PARA A FRENTE.

T. 21 – BOLA PARADA: MUITOS GOLS SAEM EM JOGADAS DE BOLA PARADA (PÊNALTI, FALTA, CÓRNER E ARREMESSO LATERAL). JOGADORES E TIMES DEVEM SER ORIENTADOS E CONDICIONADOS A EVITAR FALTAS TÔLAS (PRINCIPALMENTE DENTRO OU PERTO DA ÁREA), CÓRNERES E MESMO LATERAIS. OS ARREMESSOS LATERAIS ESTÃO HORRÍVEIS!

T. 22 – CONTRAATAQUE: A MAIORIA DOS GOLS SAI EM CONTRA-ATAQUES, COM ATÉ SETE TOQUES ATÉ A FNALIZAÇÃO. PORTANTO PREPARE SUA EQUIPE PARA CONTRAATACAR SEMPRE NA ROUBADA DA BOLA, HÁ EXERCÍCIOS PARA ISSO, COM 1 TOQUE, 3 TOQUES, 5 TOQUES, NO MÁXIMO 7, QUANDO PASSA A ATAQUE ORGANIZADO. E TRABALHAR TATICAMENTE A EQUIPE PARA EVITAR SOFRER CONTRAATAQUES, COM AQUELE QUE PERDEU A POSSE E OS QUE ESTÃO POR PERTO PRESSIONANDO O ADVERSÁRIO QUE GANHOU A POSSE E OS DEFENSORES DEIXANDO OS ADVERSÁRIOS IMPEDIDOS (SEMPRE ARRISCADO, ÀS VEZES A ÚNICA SOLUÇÃO) OU RECUANDO ALGUNS PASSOS QUANDO NA IMINÊNCIA DA PERDA DA BOLA NO MEIO OU NO ATAQUE.

T. 23 – DEFESA FORA DA ÁREA: A DEFESA DEVE EVITAR AO MÁXIMO ENTRAR EM SUA ÁREA PENAL E OS ZAGUEIROS JAMAIS VIRAREM DE FRENTE PARA SUA BALIZA, QUANDO SE TORNAM ATACANTES E MAIORES CHANCES DE MARCAR GOLS CONTRA. DETALHES…

T. 24– PREPARAÇÃO: HOJE AS EQUIPES DEVEM SER PREPARADAS PARA JOGAR 120 MINUTOS E A DISPUTAR PENALIDADES MÁXIMAS. AS SUBSTITUIÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES.

T. 25 – POTE DE OURO: O POTE DE OURO DO FUTEBOL, A LINHA DE FUNDO ENTRE A LINHA LATERAL DA GRANDE ÁREA E A LINHA LATERAL DA PEQUENA ÁREA!

T. 26 – SOPA DE NÚMEROS: OS COMENTARISTAS NO FUTEBOL E ALGUNS TREINADORES CRIARAM SISTEMAS COM SOPA DE NÚMEROS, 4 – 2 – 1 – 3, 3 – 2 – 2 – 3, 4 – 1 – 4 – 1, POR EXEMPLO. QUE SERIAM TÃO SOMENTE FOTOGRAFIAS DE MOMENTOS DO JOGO. ALGUNS EXAGERAM: 4 – 2 – 1 – 2 – DEFENDENDO E 3 – 1 – 2 – 4 ATACANDO! KKK. SISTEMA TEM A HAVER COM A DISTRIBUIÇÃO BÁSICA DOS JOGADORES EM CAMPO DE ACORDO COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, E FUNÇÕES INTERDENPENDENTES, A SABER: GOLEIRO (G) – ZAGUEIROS CENTRAIS E LATERAIS (3 OU 4), MEIAS ARMADORES, MEIAS PONTAS-DE-LANÇA E VOLANTES (2, OU 3, OU 4 OU ATÉ 5) E ATACANTES (1, OU 2, OU 3, OU 4, OU 5). POR EXEMPLO: G – 2 – 3 – 5, G – 5 – 3- 2, G – 4 – 2 – 4, G – 4 – 3 – 3, G – 4 – 4 – 2, G – 3 – 5 – 2, G – 4 – 5 – 1, G – 4 – 6 – ZERO (SANTOS DE CABRALZINHO E AMÉRICA DE NATAL (JULIO LEAL), NUNCA VI G – ZERO – 4 – 6).

FIM

P.S. – D.E.P Dona Tatiana, Mãe da Fernanda e da Cristina! Uma Grande Mulher! Abraços confortadores a Familiares e Amigos

P.S. 2 – Parabéns, Teresinha, pelo seu aniversário ontem! Saúde e alegrais na nova idade. Beijo

By Jucele

Julio Leal

17 de Outubro de 2024

2 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de jlcleal jlcleal disse:

    Muito legal!!!

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Pode criticar ou dar outras. Essa tiro ao assistir a jogos. Vou anotando. Bj

      Curtir

Deixar mensagem para jlcleal Cancelar resposta