MENGO 70: DA FUNDAÇÃO AO FUTEBOL -PARTE 2. HAVIA GENTE CHORANDO…

HAVIA GENTE CHORANDO E BEIJANDO A BANDEIRA DO FLAMENGO

MÁRIO FILHO NEM ERA TORCEDOR RUBRO-NEGRO, MAS A LEGENDA O COMOVEU: “HAVIA GENTE NO BAR DO ESTÁDIO – QUE ERA O DA GÁVEA, – TAMBÉM CHORANDO E BEIJANDO A BANDEIRA DO FLAMENGO. NINGUÉM PERGUNTAVA QUE HORAS ERAM. ERA A VIGÍLIA DA VITÓRIA, O TRICAMPEONATO DO FLAMENGO”.

OUTROS HISTORIADORES NÃO TITUBEARAM EM REPETIR: “NASCIDO DE UM IDEAL SÃO DE UM PUNHADO DE MOÇOS MODESTOS, MAS LUTADORES, O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO SURGIU NO CENÁRIO DESPORTIVO FADADO ÀS GRANDES CONQUISTAS E ÀS GRANDE GLÓRIAS. APARENTEMENTE, A IDÉIA DAQUELES MOÇOS DA PRAIA, DE FUNDAR UM CLUBE DE REMO, DÁ A IMPRESSÃO DE QUE A FINALIDADE ERA SIMPLESMENTE RECREATIVA. PURO ENGANO. ÊLES DESEJAVAM DAR AO BRASIL UMA VERDADEIRA ESCOLA DESPORTIVA E ASSOCIAÇÃO PARA A JUVENTUDE”.

NA MISSÃO A QUE SE PROPÔS, DE ENSINAR A AMAR O BRASIL SÔBRE TÔDAS AS COISAS, PELA ESCOLA SÃ DO ESPORTE, O FLAMENGO TORNOU-SE O CLUBE BRASILEIRO MAIS QUERIDO. NÃO RESTA DÚVIDA DE QUE ESTA SERIA UMA EXPLICAÇÃO SUFICIENTE, MAS, NA VERDADE, ELA NÃO É TUDO.

NASCIDO COMO O GRUPO DE REGATAS DO FLAMENGO, O CLUBE VIVEU A GRANDE FASE DA NÁUTICA GUANABARINA. CADA REGATA ERA UMA FESTA ABERTA, MUITO AO GÔSTO DE UM RIO DE JANEIRO PRAIANO DO FINAL DO SÉCULO PASSADO E INÍCIO DO ATUAL. ENTRETANTO, ENTRE UMA REGATA E OUTRA, O GRUPO DE AFICCIONADOS SE RESTRINGIA AOS PRATICANTE E SEUS AMIGOS. NAS GARAGENS DE BARCOS AS REUNIÕES ERAM UM ENCONTRO DE COMPANHEIROS E AS PRÓPRIAS COMPETIÇÕES DEIXAVAM O PÚBLICO NUM NAMÔRO MUITO DISTANTE, INCAPAZ DE LEVÁ-LO À PAIXÃO PELAS CÔRES PREFERIDAS.

O TENTO DE VALIDO

GOL DE VALIDO TROUXE UM “TRI” EM QUE SÓ O FLAMENGO NÃO PAROU DE ACREDITAR. FOTO PÁGINA 6

ESTÁTUA COM BANDEIRA DO FLA PÁGINA 7 ALTO

O PADRE GÓIS JUNTOU À RELIGIÃO RUBRO-NEGRA, A FÉ NAS VITÓRIAS AJUDADAS POR SÃO JUDAS TADEU.

FOTO PADRE GÓIS PÁGINA 7

UM CLUBE MOSTRA QUE É DIFERENTE

NO FUTEBOL ERA DIFERENTE. O JOGADOR ESTAVA ALI, AO ALCANCE DE UM GRITO. O TORCEDOR CONTRÁRIO VIVIA AO ALCANCE DAS MÃOS DO SEU ADVERSÁRIO. ALÉM DISSO, OS MEIOS DE DIVULGAÇÃO IAM SE AMPLIANDO, À MEDIDA QUE O CARIOCA BUSCAVA INTERNAÇÃO NO SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO E, COLOCANDO-SE UM POUCO DISTANTE DO MAR, ABRAÇAVA O FUTEBOL, COMO O ESPORTE MAIS EM MODA DA ÉPOCA. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE JOGADORES ORIUNDOS DO FLUMINENSE MOTIVAVAM A CRIAÇÃO DE UM SETOR DE FUTEBOL DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, AS NOVAS VITÓRIAS DEIXAVAM DE SER COMEMORADAS APENAS POR ATLETAS E DIRIGENTES, PARA MOTIVAR AS FACÇÕES QUE OS CERCAVAM NAS ARQUIBANCADAS.

E FOI NESSE CLIMA, QUE O FLAMENGO COMEÇOU A MOSTRAR A SUA DIFERENÇA. O FUTEBOL AINDA NÃO ERA MUITO POPULAR. MUITOS CLUBES AINDA O FECHAVAM NOS QUATRO MUROS DE SEUS CAMPOS, QUERENDO PERPETUÁ-LO COMO UMA PRÁTICA ARISTOCRÁTICA. POUCO IMPORTAVA AOS PRIMEIROS JOGADORES, REPRESENTANTES DE FAMÍLIAS ILUSTRES E AMADORES DE UMA DISPUTA SECUNDÁRIA NAS SUAS VIDAS DE ESTUDANTES E ACADÊMICOS, QUE NAS VÁRZEAS E NAS RUAS OS DEMAIS PRETENDESSEM AS MESMAS EMOÇÕES.

COM O FLAMENGO, NO FUTEBOL, FOI DIFERENTE. NÃO HÁ PREPARAÇÃO DE UM CLUBE PARA A PRÁTICA DÊSSE ESPORTE. O RUBRO-NEGRO CALÇOU REPENTINAMENTE AS CHUTEIRAS, MESMO TENDO DE SUPERAR UMA NORMAL RIVALIDADE COM OS QUE PREFERIAM AS REGATAS, MESMO TENDO QUE ENFRENTAR DIFICULDADES DE QUEM NÃO TINHA SEQUER UM CAMPO PARA TREINOS E JOGOS, SABENDO QUE AS POSSES DOS SEUS COMPANHEIROS NÃO LHE PERMITISSEM SONHOS MUITO LARGOS. O FLAMENGO COMEÇOU SE SUPERANDO.

CONSEGUIU COM JÚLIO FURTADO, HOMEM DO GOVÊRNO, A COLOCAÇÃO DE BALIZAS E A MARCAÇÃO DE UM CAMPO NO RUSSEL. QUANDO NÃO IA JOGAR NAS LARANJEIRAS, NO CAMPO DO FLUMINENSE, AS SUAS PARTIDAS OFICIAIS, DEIXANDO QUE OS TRICOLORES FICASSEM COM 50% DAS SUAS ENTRADAS, O FLAMENGO IA TREINAR PRÀTICAMENTE NA RUA. ESSE FATO COMEÇOU A DIFERENÇA.

FOTO DO HENFIL POW PÁGINA 8

NO FLAMENGO SE APRENDE A AMAR O BRASIL

FOTO DA BANDEIRA DO FLA E DO BRASIL PÁGINA 9

– ONTEM COMO HOJE O FLAMENGO FOI A GRANDE EXPRESSÃO DO SENTIMENTO BRASILEIRO. SUA TORCIDA, COMO DEMONSTRA A ALEGORIA ESTAMPADA NUMA REVISTA COMEMORATIVA DO SEU ANIVERSÁRIO, EM 15 DE NOVEMBRO DE 1939, SEMPRE ACOMPANHOU O CLUBE COM A MESMA DEVOÇÃO QUE DEDICA À SELEÇÃO BRASILEIRA. NOS DIAS ATUAIS, QUANDO AS BANDEIRAS RUBRO-NEGRAS UNEM-SE AO LONGO DAS ARQUIBANCADAS DOS ESTÁDIOS ONDE O CLUBE MAIS QUERIDO ESTIVER JOGANDO, ELAS REPRESENTANDO, TAMBÉM, O AMOR DE TODOS PELA PÁTRIA, DENTRO DA VERDADE QUE A MESMA REVISTA NOS MOSTRA: “O FLAMENGO ENSINA A AMAR O BRASIL SÔBRE TÔDAS AS COISAS”.

PÁGINA 10 FOTO REGATA PLATÉIA

A PLATÉIA DE UMA REGATA DISPUTADA A 9 DE JUNHO DE 1913 ERA BEM DIFERENTE DAS ATUAIS.

A POPULARIDADE VEIO DOS TREINOS DO RUSSEL

PARA ALBERTO BORGERTH, PERSONAGEM QUE TODOS CONHECERÃO MELHOR NO DECORRER DÊSSES FASCÍCULOS E QUE FOI A FIGURA CENTRAL NA CRIAÇÃO DO FUTEBOL NO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, “A POPULARIDADE DO FLAMENGO VEIO DOS TREINOS NO CAMPO DO RUSSEL” PRODUTO DO INTERÊSSE QUE O NÔVO ESPORTE JÁ PASSARA A DESPERTAR.

NAS TARDES DE TREINO, OS JOGADORES RUBRO-NEGROS TROCAVAM A ROUPA NA ANTIGA GARAGEM DE BARCOS, LOCALIZADA NA PRAIA DO FLAMENGO, 22, E CAMINHAVAM, COM SUAS CHUTEIRAS, ATÉ O GRAMADO DO RUSSEL. A GAROTADA, QUE ANTES DA SUA CHEGADA APROVETAVA O CAMPINHO PARA AS DEVIDAS PELADAS, ACOMPANHAVA BORGERTH, CUMULAVA PÍNDARO DE CARVALHO COM SUAS PERGUNTAS, FAZIA DE “GALLO” UM ÍDOLO. AS JOGADAS ERAM APLAUDIDAS E IMITADAS. O FLAMENGO CONQUISTAVA SEU PÚBLICO E PERMANECIA NO SEU LUGAR, QUE ERA JUNTO DÊLE.

PÁGINA 11 FOTOS 4

NO MARACANÃ, NOS DESFILES, VARIAM OS TIPOS, MAS O MENGO É O MESMO.

ALÉM DISSO, O FLAMENGO DO FUTEBOL ERA HÓSPEDE DO FLAMENGO DO REMO, NUMA SEDE COMUM. OS SEUS PRIMEIROS JOGADORES, QUE VINHAM DO FLUMINENSE, ONDE AS FESTAS SOCIAIS SE SUCEDIAM COM DANÇAS E A CONSTANTE PRESENÇA FEMININA, FORAM LOGO SE ACOSTUMANDO COM A IDÉIA DE QUE UMA ESTREITA GARAGEM DE BARCOS DO REMO NÃO ERA LUGAR PARA MÔÇAS, PRINCIPALMENTE AS MÔÇAS DAQUELA ÉPOCA.

MUITO MAIS DO QUE ISSO, ESSAS MÔÇAS GUARDAVAM UMA CERTA DISTÂNCIA DAQUELA GARAGEM, ONDE AS VITÓRIAS DO REMO ERAM FESTEJADAS COM MUITO CHOPE, BATUCADAS E ATÉ DANÇA DE “PARES” FORMADOS APENAS POR HOMENS. DE FATO, A SEDE ERA PEQUENA E NÃO PODIA CONTER A GRANDEZA DE UM CLUBE DE POPULARIDADE CADA VEZ MAIOR. TANTO QUE AS FESTAS PASSARAM DO PORTÃO E VIERAM PARA A RUA. O RECO-RECO TINHA SEU LUGAR NA BATUCADA E, QUANDO ELA SE ESTENDIA PELA PRAIA E DEPOIS PELA CIDADE, A ARISTOCRACIA DO FUTEBOL ERA APENAS UMA PALAVRA, RESISTINDO AO CALOR DA TORCIDA.

FIM DA PARTE 2

VEM AÍ PARTE 3: DA RIVALIDADE DO FLA-FLU NASCEU A FORÇA.

ESCRITO COMO NO PORTUGUÊS DA ÉPOCA.

BY JUCELE

JULIO LEAL

Treinador Campeão do Mundo Under 20 e vários Títulos com a Base do Flamengo (76 a 82)

01o. DE FEVEREIRO DE 2024

YouTube: @julioleal5218

P.S. – Parabéns aos Céus, na direção da Alma de Minha Avó Materna, Nair! Estaria a completar 120 anos. Adorável criatura, Amorosa, paciência sem limites, desembaraçava as linhas de soltar pipa, sentada num banquinho, quando não havia dinheiro para comprar. Amo e sempre Amarei. Obrigado. Beijo e bênção. Tinha o sobrenome de um dos fundadores do Flamengo e remador: Spínola. Mario Spínola.

P.S. 2 – Parabéns à Prima Querida e Linda Andréa, Sophia Leal. Seja alegre e festivo o dia de hoje, e com saúde e conquistas todos os da nova idade! Te amo!

6 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de jlcleal jlcleal disse:

    Show!!!

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Bom dia! Beijo. Aprendi a enviar direto o ling da página!

      Curtir

  2. Avatar de Affonso Affonso disse:

    Muito bom. Eu como Flamengo adoro conhecer as história…

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Quem sabe da História não repete os erros (alguns Países, sim…)! Além da História há as lições para Treinadores, Jogadores e Torcedores! Abraço

      Curtir

  3. Avatar de David David disse:

    Acredito que os torcedores da Nação Rubro-Negra de todas as gerações, mediante esses registros históricos detalhados e bem descritos, estão tendo a oportunidade ímpar de conhecer o pioneirismo e a persistência daqueles que superaram dificuldades e conseguiram plantar e implementar o sentimento e a paixão que vibra dentro de todo torcedor do Clube de Regatas do Flamengo-CRF. Mui grato.

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Nada a agradecer, Cunhado Predileto David. Recebi o conjunto de 6 Revistas Mengo 70 quando lá cheguei em 1976. Muito útil saber da História e das Lições ali plantadas. Compartilhando, ainda que tardiamente. no final da última página os Flamenguistas que conheço e de quem gosto estarão lá, Você indeed!! Bom dia, abraço e beijo

      Curtir

Deixe um comentário