Pioneiros do Fundão: 49 anos de Formados (2021)
Em 1969 iniciou-se um Cursinho Preparatório para o Vestibular de Educação Física da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Apesar da possível concorrência entre todos para alcançar uma das 50 vagas masculinas e 50 femininas, sendo 100 começando no primeiro semestre e 100 no segundo, de pronto formou-se um grupo que se relacionava bem, e se estimulava à superação, de certa forma porque quase todos vinha da prática de esporte, inclusive competitivos de alto rendimento.
Uma vez vencida a etapa do Vestibular os aprovados para iniciar em Fevereiro de 1970 forma cursar as aulas práticas no Fundão, ainda com parcos recursos, por determinação da Diretora, Campeoníssima Maria Lenk, com o objetivo de convencer o Governo a Construir a planejada nova Escola de Educação Física e Desportos. Essa primeira turma, que se uniu cada vez mais, superou grandes obstáculos pela falta de estrutura completa, e fazia as aulas teóricas na Urca, Filosofia, Psicologia, e outras, além de na Urca, mas na Faculdade de Medicina as da área médica como Anatomia.
O curso era definido em 3 anos, em condições normais de aprovação, com Formatura em 1972, Dezembro, com mais um ano para a Especialização Técnica como Futebol, Basquetebol, Voleibol Natação, Dança e Outras.
No segundo ano o objetivo da Magnífica Mestra Maria Lenk e demais Professores foi alcançado, sendo iniciada a construção do Complexo que hoje se encontra no Fundão, à época moderníssimo, e a Turma Pioneiros do Fundão, como ficou conhecida, após desbravar a Ilha, retornou às aulas práticas e teóricas na Urca, onde era originariamente, ali atrás do Pinel.
Cada um foi cuidar de sua vida Profissional, lutar por seus sonhos e objetivos, educar os jovens, conquistar títulos, subdividindo-se em pequenos grupos de Amizade feitas durante os anos de formação.
Mas o carinho era tanto, e o elo de Amor que nos unia tão grande que planejamos uma grande Festa para comemorar os 25 anos de formados, o que foi feito em Dezembro de 1997, quando decidimos que voltaríamos a nos encontrar todos os anos dali para a frente, na primeira sexta-feira do mês de dezembro, o que fizemos com muita emoção, respeitados os 2 últimos durante a Pandemia, que por precaução decidimos não realizar.
Nesse período sem nos vermos, nos reunirmos, durante a Covid perdemos dois caros, queridíssimos Amigos, a Pioneira Celinha e o Pioneiro Espezim.
Este ano, hoje, voltaremos a nos emocionar, chorar e rir, lembrar das histórias e agradecer a vida, aos nossos Professores que em pequeno, mas importante número, se fazem presentes.
Quantas histórias… daria um maravilhoso livro! Educadores, sim um Grupo de Educadores que lideram pelo exemplo, coisa de Pioneiro, desbravador!
Nem dormi direito… já sei que alguns não poderão ir, sempre vão, outros que Amamos, mas nunca vão e hoje, por surpresa o Casal de Pioneiros Zélia e Dionísio devem nos proporcionar uma grande surpresa e emoção, caso consigam levar o Luiz Carlos Bresciane pela primeira vez ao Encontro, que volta ao local de origem o Barril 1800, no Arpoador, agora com o nome de Boteco Boa Praça.
Importante quem vai, desculpados os que não podem ir, inclusive a nossa líder Lea Laborinha.
Ano que vem terá Festão, Bodas de Ouro, 50 anos, se Deus quiser!
Valeu Nequinha, Submarino, Carcacildo, Dançarino – Carlos Alberto Marinho – pelas tratativas para esse Magnífico Encontro de 2021.
Abraços a todos!
Amo Vocês incondicionalmente!



By Jucele
Julio Leal ( São Pedro)
2021 e 2022

O mais Velho (Deus o tenha, Espezim) e o mais Jovem





Legal!!!
Enviado do meu iPhone
>
CurtirCurtir
Caso queria ir nos 50 anos, está convidado! Lugar lindo! Bj
CurtirCurtir
Valeu. Obrigado.
Enviado do meu iPhone
>
CurtirCurtir
Caso queira ir…. vai ser show! Beijo
CurtirCurtir
Show!
Não sabia que vc era mineiro.
Parabéns.
CurtirCurtir
Mineiroca, pois nasci em MInas (Itajubá) assim como Pelé (Três Corações). Vim para o Rio com 2 anos. perdi o sotaque bão! Mas gosto das coisas de Minas! Abração.
CurtirCurtir
Casa foto ! Td devem ter algumas relíquias dessas não ? Podiam na próxima reunião cada um levar algum “ recuerdo “ interessante.
O Jairo aparece mas ele não era da mesma turma que a sua não eh ?
Parabéns pelos posts
CurtirCurtir
Não era Pioneiro,mas era muito querido! Formou-se no ano seguinte, em 73! Quem guarda, tem! Bj
CurtirCurtir