TERCEIRA PARTE: BATERIA DE TESTES

VERIFICAÇÃO DA APTIDÃO NEURO-MUSCULAR

Tratando-se de verificar essa aptidão, podemos de início, usar a mensuração, pois é conhecido o fato de um aumento de potência muscular ser acompanhado por um aumento do volume dos músculos.

Assim sendo, a tomada dos diferentes perímetros (braço, tórax, coxas, pernas, etc.) fornece dados iniciais sôbre a condição muscular de atleta, facilitando igualmente o acompanhamento do processo obtido com o treinamento no qual corresponderá um aumento nos citados perímetros.

BATERIA DE TESTES

Dentre os inúmeros testes conhecidos e aplicados, decidimos escolher aqueles que melhor avaliem as qualidades físicas mais importantes exigidas pela prática do futebol. Entre êsses, preferimos optar pelos seguintes testes que foram divididos em:

1 POTÊNCIA MUSCULAR (FÔRCA) – TESTE DO CIRCUIT

2 – RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA – TESTE DO CIRCUIT

3 – VELOCIDADE

4 – APTIDÃO ORGÂNICA – ENDURANCE

5 – FLEXIBILIDADE MUSCULAR E HABILIDADE ARTICULAR

O QUE SÃO?

1 – POTÊNCIA MUSCULAR – sendo traduzida pela expressão “Fôrça Velocidade”, as provas destinadas a testá-las devem, obrigatòriamente, exigir a execução de um movimento de caráter explosivo. Será interessante que esse movimento exija relativamente pouca técnica por parte do executante, para que este não interfira no resultado.

A – BRAÇOS – arremesso do medicine-ball, com os dois braços, parados, sem impulsão.

B – PERNAS – salto em distância sem impulso.

2 – RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA –  sendo definida como a capacidade de executar sob cargas leves, um número de repetições, as provas destinadas a avaliá-las deverão incluir movimentos simples que possam ser repetidos muitas vêzes.

3 – VELOCIDADE – caracterizada pela execução de um ou mais movimentos num mínimo de tempo,a velocidade deverá ser testada por uma prova de intensidade máxima e duração curta. Interessa, em especial, a avaliação da velocidade de deslocamento, sendo recomendável a utilização de “tiros curtos”, saída de pé ou “em movimento”, compreendidos entre 40 e 60 metros, para provas terrestres, pois, como sabemos, a velocidade máxima só pode ser mantida por curtos períodos. A distância de 50 metros foi a preferida.

4 – APTIDÃO ORGÂNICA – os testes físicos destinados a avaliar a aptidão orgânica, de um modo geral, objetivam apurar o comportamento do aparelho cardiocirculatório perante um esfôrço, através do contrôle das pulsações. Foi escolhido o teste de Cooper.

TESTE DOS 12 MINUTOS (COOPER)

É uma prova destinada a avaliar a “ENDURANCE” (qualidade física que permite manter, por longo prazo, esforços de intensidade média) tendo sido criada no Laboratório Aeroespacial do Texas para servir como teste seletivo no programa de treinamento da Fôrça Aérea dos Estados Unidos. Sua execução é simples: o atleta deverá percorrer, em 12 minutos, a maior distância possível. Caso perca o fôlego, poderá diminuir a passada e até mesmo andar, para após recuperar-se reiniciar a corrida.  A distância alcançada fornecerá o índice de aptidão física do indivíduo, correlacionando-a com o seu máximo consumo de oxigênio, o que será determinado, segundo uma tabela elaborada pela comparação dos resultados obtidos , na pista, com os alcançados em laboratórios usando a esteira rolante, quando conclui-se que 12 minutos seria o tempo ideal para a duração da prova. Trata-se de uma prova montada em bases científicas, de validade já devidamente comprovada, e que, por sua simplicidade de execução, torna-se acessível a qualquer treinador, sendo especialmente indicada no caso do futebol.

TABELA (VERIFICAÇÃO DA FORMA ATRAVÉS AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS)

                                                       GRAU DE APIDÃO

Distância percorrida           Atletas           Não Atletas

(em metros)

        Até 1600                        Fraco              Muito fraco

1600 a    2000                        Fraco              Fraco

2000 a    2400                        Fraco              Aceitável

2400 a    2800                        Aceitável        Bom

2800 a    3000                        Bom                        Excelente

3000 a    3200                        Muito bom    Excelente

acima de 3200                       …………………..     Excelente

P.S. Como está na Revista!

4 – VERIFICAÇÃO DA MOBILIDADE

ARTICULAR E FLEXIBILIDADE – Associados que são como componentes básicos da mecânica corporal, poderão ser testados através das provas em que se possa medir os ângulos dos segmentos articulados, o que pode ser feito com aparelhos (gonômetros) por exame estimativo.

A – MOBILIDRADE DOS QUADROS – (coxo-femural)

1 – ÂNTERO-POSTERIOR – o indivíduo deitado, com a coluna plana, traciona com as mãos, fortemente, a perna superior e abaixa a inferior.

Flexível (Ângulo de 155* a 165*)

B – MOBILIDADE DA COLUNA E DOS MÚSCULOS LOMBARES –

  1. Flexão do tronco sôbre as pernas – pés juntos – tocar a testa nos joelhos.

fotoooo

C – FLEXIBILIDADE DOS MÚSCULOS DAS PERNAS – AFASTAMENTO LATERAL ADUTORES – Sentado, procurar afastar o mais possível os pés, conservando as pernas esticadas

P.S. – Baseado na Tabela de Cooper, quanto Você acha que o Rei percorreu em 12 minutos ?

By Jucele

Julio Leal

2021

2 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de jlcleal jlcleal disse:

    Valeu

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Bom dia sem Sol, mas sem chuva! Beijo

      Curtir

Deixe um comentário