3. CONDUÇÃO:
a. AÇÃO QUE O JOGADOR REALIZA MOVIMENTANDO-SE COM A BOLA NO CHÃO, EM QUALQUER DIREÇÃO, COM O OBJETIVO DE CHEGAR A DETERMINADA ZONA DO CAMPO MANTENDO A POSSE DA BOLA.
b. O JOGADOR DEVE PROCURAR CONDUZIR A BOLA O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO PÉ, COM TOQUES CURTOS, OU ESTANDO LIVRE, MAIS RÁPIDO COM TOQUES LONGOS.
c. RECOMENDÁVEL APERFEIÇOAR A CONDUÇÃO DA BOLA COM A CABEÇA ERGUIDA E OLHANDO PARA A FRENTE, ORA PARA OS LADOS E MESMO PARA TRÁS, VENDO E CONTROLANDO TODO O CAMPO, PRINCIPALMENTE A COLOCAÇÃO DOS COMPANHEIROS, A MÁ COLOCAÇÃO DO GOLEIRO ADVERSÁRIO, E SE TEM LADRÃO (ADVERSÁRIO QUE VEM SORRATEIRAMENTE POR TRÁS PARA ROUBAR A BOLA), EM ALGUNS LUGARES NO BRASIL DIZEM: OLHA O RABO.
d. A BOLA DEVE SER TOCADA COM O PEITO DO PÉ, PARA A FRENTE, USANDO A PARTE INTERNA OU A EXTERNA PARA CORRIGIR A DIREÇÃO OU FAZER ZIG-ZAG.
e. SAIBA QUE É UM FUNDAMENTO TÉCNICO MUITO ÚTIL, MAS É IMPORTANTE SABER QUE JOGADOR E BOLA SOZINHOS SÁO MAIS RÁPIDOS. CO A BOLA É ALVO FÁCIL AO ADVERSÁRIO, QUE NÃO SE DEVE CORRER COM A BOLA, DESNECESSARIAMENTE, NA DEFESA E NO MEIO DE CAMPO, ZONAS PREFERENCIAIS PARA O JOGO DE PASSES.
f. APERFEIÇOE A VELOCIDADE NA CONDUÇÃO DA BOLA SEM PERDER A QUALIDADE (MAS, SEMPRE COM A CABEÇA ERGUIDA) COMEÇANDO COM PEQUENAS DISTÂNCIAS E MENOR VELOCIDADE, AUMENTANDO O GRAU DE DIFICULDADE À MEDIDA EM QUE HAJA PROGRESSO. DIDATICAMENTE, DIZIA MESTRE CÉLIO CIDADE: DO MAIS SIMPLES AO MAIS COMPLEXO, DO MAIS FÁCIL AO DIFÍCIL.
PONTOS ESSENCIAIS
- MANTER A CABEÇA SEMPRE ERGUIDA. DIFERENCIA OS MELHORES DOS FRACOS TECNICAMENTE, OS HOMENS DOS GAROTOS.
- NÃO DEIXAR A BOLA ESCAPAR AO CONTROLE, DISTANCIANDO-SE DO PE, POIS MAIS FÁCIL SE TORNA PARA O ADEVERSÁRIO A TOMADA DA BOLA.
- SEMPRE QUE POSSÍVEL, MANTER O CORPO ENTRE O ADVERSÁRIO EM PERSEGUIÇÃO E A BOLA.
- APRENDA A USAR OS BRAÇOS PARA PROTEGER DURANTE A CONDUÇÃO DA BOLA, MANTENDO-OS LIGEIRAMENTE AFASTADOS DO CORPO, PRINCIPALMENTE QUANDO O ADVERSÁRIO ESTIVER POR PERTO, MANTER O ESPAÇO, SEM EMPURRAR (O QUE É FALTA).
- TRABALHAR A CONDUÇÃO COM AMBOS OS PÉS (UM DE CADA VEZ, POR ÓBVIO), INCLUSIVE INTERCALANDO EM ALGUNS EXERCÍCIOS.
– OBSERVAÇÃO: EM INGLÊS A CONDUÇÃO DA BOLA É CHAMADA DE DRIBLE, NOS MAIS DIVERSOS ESPORTES, INCLUSIVE O FUTEBOL.
– PARA NÓS, DRIBLE É A ULTRAPASSAGEM DO ADVERSÁRIO ESTANDO COM A POSSE DA BOLA (JOGO BONITO), POIS SEM ELA, É APENAS, UM DRIBLE DE CORPO (JOGO BONITO, TAMBÉM).
– TAMBÉM CHAMADA VIAJAR COM A BOLA, CORRER COM A BOLA.
CONDUÇÃO
END
JULIO LEAL
BY JUCELE
JUCELE FOOTBALL CLUB
2020
Muito bom, principalmente para os jovens praticarem desde cedo e aprimorarem. Valeu.
CurtirCurtir
E os Treinadores darem os toques certos, para os jovens não reforçarem os erros…. depois de velho, só se condiciona… Bj
CurtirCurtir