SÃO JORGE – 23 DE ABRIL DE 2024: HISTÓRIA, PRECE E ORAÇÃO

São Jorge nasceu em 275, na antiga região chamada Capadócia. Hoje, esta região é parte da Turquia. O pai de Jorge era militar e faleceu numa batalha. Após a morte do pai, Jorge e sua mãe, chamada Lida, mudaram-se para a Terra Santa. Lida era originária da Palestina. Era uma mulher que possuía instrução e muitos bens. Ela conseguiu dar ao filho Jorge uma educação esmerada.

Ao atingir a adolescência, Jorge seguiu a carreira de muitos jovens da época e entrou para a carreira das armas, pois tinha um temperamento naturalmente combativo. Tanto que logo ele se tornou capitão do exército romano. Jorge tinha grandes habilidades com as armas e muita dedicação. Por causa dessas qualidades o imperador Diocleciano deu a ele o título nobre de conde da Capadócia. Assim, com apenas 23 anos, Jorge passou a morar na alta corte de Nicomédia. Nesse tempo, ele exerceu o cargo de Tribuno Militar.

Conversão e morte de São Jorge

Quando sua mãe faleceu, Jorge recebeu a herança que lhe cabia e foi enviado para um nível mais alto ainda: a corte do imperador. Lá, porém, quando começou a ver a crueldade com que os cristãos eram tratados pelo império romano que ele servia, mudou seu pensamento. Ele já conhecia o cristianismo por causa da influência de sua mãe e da Igreja de Israel. Então, ele deu um primeiro passo de fé: distribuiu todos os seus bens aos pobres. Mesmo sendo membro do alto escalão do exército, ele quis a verdadeira salvação prometida pelo Evangelho que ele já conhecia.

Porém, o imperador Diocleciano tinha outros planos. Sua intenção era eliminar os cristãos. Assim, no dia em que o senado confirmaria o decreto do imperador que autorizaria a eliminação dos cristãos, Jorge levantou-se na tribuna e se declarou espantado com esta decisão, que julgava absurda. Ele ainda disse diante de todos que os romanos é que deveriam assumir o cristianismo em suas vidas. Todos ficaram muito surpresos quando ouviram palavras como essas vindas da boca de um membro da suprema corte de Roma.

Questionado por um cônsul sobre o porque dessas palavras, Jorge respondeu-lhe que estava dizendo aquilo porque acreditava na verdade e, por ser esta a verdade, a defenderia a todo custo. Mas, “o que é a verdade?”, perguntou o cônsul. Jorge respondeu: ‘A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade’.

O Imperador, furioso ao ver o cristianismo infiltrado no império, tentou obrigá-lo a desistir da fé cristã. Por isso, enviou-o a sessões de torturas violentas e terríveis. Assim, depois de cada tortura, Jorge era levado de volta ao imperador. Este lhe perguntava se, depois da tortura, abandonaria a fé cristã. Jorge, Porém, reafirmava sua fé, cada vez com mais coragem. Muitos romanos ao presenciarem estes fatos, tomaram as dores de Jorge, até mesmo a própria esposa do imperador. Aliás, mais tarde, ela se converteu à fé em Jesus Cristo. Por fim, Diocleciano, vendo que não conseguiria dissuadir Jorge de sua fé, mandou que ele fosse degolado. Era o dia 23 de abril do ano 303. Aconteceu na cidade de Nicomédia, na Ásia Menor.

Devoção a São Jorge

Os cristãos recolheram o corpo de São Jorge e veneraram seus restos mortais como relíquias. Isso porque, todo mártir, ou seja, aquele que é morto por causa da fé em Jesus Cristo, se torna santo. Mais tarde, os cristãos levaram as relíquias de São Jorge para a antiga cidade de Dióspolis, onde ele crescera. Lá, seu corpo foi sepultado. Anos mais tarde o primeiro imperador cristão chamado Constantino, conhecendo a bela história de São Jorge, mandou que fosse construído um oratório. Sua intenção era que a devoção a São Jorge se espalhasse por todo o império.

Por volta do século V, já se contavam cinco igrejas dedicadas a São Jorge na capital do império no Oriente, chamada Constantinopla. Mais tarde, no vizinho país do Egito, foram construídas quatro igrejas e mais quarenta conventos dedicados a São Jorge. São Jorge passou a ser venerado como sendo dos maiores santos da Igreja Católica em várias regiões como na Armênia, em Bizâncio e no Estreito de Bósforo, na Grécia.

São Jorge e o Dragão

De acordo com uma lenda, São Jorge fez acampamento com sua legião romana numa região próxima a Salone, Líbia, no norte da África. Lá, diziam haver um enorme dragão com azas. O animal devorava pessoas da cidade como cordeirinhos. Diziam que o hálito da terrível criatura era tão venenoso que qualquer um que se aproximasse poderia morrer por envenenamento. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, eles ofereciam ovelhas como alimento. Ao acabarem, começaram a oferecer crianças.

O sacrifício caiu então sobre a filha do Rei de 14 anos, Sabra. A menina foi em direção à seu cruel destino e deixou a muralha da cidade, ficou ali à espera da criatura. São Jorge, ao ficar sabendo da história, decidiu por fim a tudo isso. Montou seu cavalo branco e partiu para a batalha. Antes, porém, exigiu que o rei desse sua palavra: se trouxesse sua filha de volta, o rei e todo o reino se converteria ao cristianismo.

O rei aceitou e deu sua palavra. Jorge, então, partiu para a luta com tal ‘dragão’. Depois de muita luta e oração, Jorge acertou a cabeça do dragão com sua poderosa espada que era chamada de Ascalon. Depois, São Jorge cravou sua espada debaixo da asa do dragão, num local que tinha escamas. Assim, o dragão foi ferido mortalmente e caiu sem vida. São Jorge amarrou a fera e a levou arrastada até a cidade, levando consigo a princesa. Lá, São Jorge, sendo observado pela multidão, cortou a cabeça do fez com todas as pessoas da cidade se tornassem cristãs.

Simbolismo

O dragão simboliza a idolatria que mata inocentes e causa destruição. A idolatria é destruída pelas armas da Fé. A jovem que São Jorge salvou representaria a região da qual ele combateu heresias e instalou a fé cristã.

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

     Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

     Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

Amém

SALVE JORGE!

PRECE A SÃO JORGE: TEM FORÇA, A FORÇA DE UM GUERREIRO

PRECE A SÃO JORGE: TEM FORÇA, A FORÇA DE UM GUERREIRO

0RAÇÃO AO GLORIOSO SÃO JORGE

GHAGAS ABERTAS, SAGRADO CORAÇÃO TODO AMOR E BONDADE, O SANGUE DE MEU SENHOR JESUS CRISTO, NO CORPO MEU SE DERRAMA, HOJE E SEMPRE.

                EU ANDAREI VESTIDO E ARMADO, COM AS ARMAS DE SÃO JORGE. PARA QUE MEUS INIMIGOS TENDO PÉS NÃO ME ALCANCEM, TENDO MÃOS NÃO PEGUEM, TENDO OLHOSNÃO ME ENCHERGUEM E NEM PENSAMENTOS ELES POSSAM TER, PARA ME FAZEREM MAL. ARMAS DE FOGO O MEU CORPO NÃO ALCANÇARÃO, FACAS E LANÇAS SE QUEBREM SEM AO MEU CORPO CHEGAR, CORDAS E CORRENTES SE ARREBENTEMSEM O MEU CORPO AMARRAR.

                JESUS CRISTO ME PROTEJA E ME DEFENDA COM O PODER DA SUA SANTA E DIVINA GRAÇA, A VIRGEM MARIADE NAZARÉ ME CUBRA COM O SEU SAGRADO E DIVINO MANTO ME PROTEGENDO EM TODAS AS MINHAS DORES E AFLIÇÕES E DEUS COM A SUA DIVINA MISERICÓRDIA E GRANDE PODER SEJA MEU DEFENSOR CONTRA AS MALDADS E PERSEGUIÇÕES DOS MEUS INIMIGOS, E O GLORIOSO SÃO JORGE EM NOME DE DEUS , EM NOME DE MARIA  DE NAZARÉ, EM NOME DA FALANGE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, ESTENDA-ME O SEU ESCUDO E AS PODEROSOAS ARMAS, DEFENDENDO-ME  COM A SUA FORÇA E COM A SUA GRANDEZA, DO PODER DOS MEUS INIMIGOS CARNAIS E ESPIRITUAIS E DE TODAS AS SUAS MÁS INFLUÊNCIAS, E QUE DEBAIXO DAS PATAS DO MEU FIEL GINETE, MEUS INIMIGOS FIQUEM HUMILDES E SUBMISSOS A VÓS, SEM SE ATREVEREM A TER UM OLHAR SEQUER, QUE ME POSSA PREJUDICAR.

                ASSIM SEJA COM O PODER DE DEUS E DE JESUS E DA FALANGE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMÉM.

REZAR 3 PAIS NOSSOS, TRÊS AVE-MARIA, EM LOUVOR AO GLORIOSO SÃO JORGE, DEFENSOR DA FÉ CATÓLICA.

P.S. SÔNIA TINOCO, RAINHA FEIOSA, HOJE ESTRELINHA NO CÉU ERA DEVOTA. SALVE JORGE! SALVE SÔNIA

P.S. 2 – Meus mais profundos sentimentos e condolências à Família Querida Salgueiro, pela passagem do Amigo e Vizinho Zé Luiz. D.E.P. Engenheiro, Amigo, Mano, Vizinho e Síndico. Fará muita falta, mas cumpriu e bem sua Missão!

P.S. 3 – Segundo meu Amigo Izaak começou em 22 de abril a Páscoa Judaica: Chag Sameach! Chag Pessach Sameach a todos os Amigos Judeus! Liberdade!

BY SÔNIA TINOCO

BY JUCELE

Julio Leal

23 de Abril de 2024

Deixe um comentário