12 – A BICICLETA MAIS APLAUDIDA – JULIO CESAR GOLEIRO: ESTÓRIAS, HISTÓRIA, FATOS, CASOS E “CAUSOS”

ESTÓRIAS, HISTÓRIA, FATOS, CASOS E “CAUSOS”

12 – A BICICLETA MAIS APLAUDIDA: JULIO CESAR GOLEIRO

HAVIA UMA ACADEMIA DE FUTEBOL, BFA (BRAZILIAN FOOTBALL ACADEMY, CRIADA PLEO PROF. DR. MANOEL ESPEZIM “BERMUDA” NETO POR RECOMENDAÇÃO DO EXMO. SR. DR. JOÃO HAVELANGE PARA O DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL AFRICANO E DO RESTO DO MUNDO. RECONHECIDA PELA FIFA, À ÉPOCA EM QUE JOÃO HAVELANGE ERA PRESIDENTE, DIRIGIU A ENTIDADE POR 24 ANOS.

TURMAS DE CERCA DE 30 TREINADORES OU PRETENDENTES A TREINADORES DE PAÍSES AFRICANOS ERAM TRAZIDO PELA FIFA PARA CURSOS DE 3 SEMANAS, INTEGRAL MANHÃ, TARDE E NOITE, O MESMO NOS FINS DE SEMANA QUANDO ASSISTIAM JOGOS NO MARACANÃO OU FAZIAM PASSEISOS DIRIGIDOS PELA CIDADE DO RIO. OS GRUPOS ERAM DIVIDIDOS EM TREINADORES DE LÍNGUA INGLESA E FRANCESA, CADA UM VINDO EM DISTINTO PERÍODO DO ANO, JUNHO OU DEZEMBRO.

A TEORIA DO CURSO FOI PREPARADA PELOS MAIS IMPORTANTES TREINADORES, PREPARADORES FÍSICOS E PREPARADORES DE GOLEIROS DA ÉPOCA (PARREIRA, AMÉRICO FARIA, ZAGALLO, PAULO RUI, CARLESSO, LANCETTA…)

A PARTE PRÁTICA ERA PELA MANHÃ, QUANDO CONVIDÁVAMOS A EQUIPE JUVENIL DE ALGUM CLUBE GRANDE PARA REALIZAR A SESSÃO SOB O COMANDO DO TREINADOR RESPONSÁVEL. À TARDE, A SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA PREVISTA, REALIZADA PELOS PRÓPRIOS TREINADORES OU AINDA PRETENDENTES, GERALMENTE EX-JOGADORES DE FUTEBOL. À NOITE AULAS TEÓRICAS COM O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA PARTE TÉCNCA, TÁTICA, PSICOLÓGICA E FÍSICA COM OS PPROFESSORES RESPONSÁVEIS POR CADA CURSO. EM UM OU 2 DIAS NA PARTE NOTURNA CONVIDAVAM-SE “ESTRELAS” PARA FALAREM DA SUA VIDA PROFISSIONAL, CONQUISTAS, VISÃO DO MUNDO E DO FUTEBOL NO MUNDO, COMO O FUTEBOLAFRICANO DEVERIA DESENVOLVER-SE PARA ALCANÇAR O ALMEJADO SONHO DO DR. HAVELANGE DE UM PAÍS AFRICANO SERDIAR A COPA DO MUNDO E UMA VEZ SER CAMPEÃ. DIDI, CARLOS ALBERTO TORRES, JAIRZINHO, ZAGALLO, PARREIRA, MÉDICOS E PSICÓLOGOS. TODAS AS SESSÕES TRADUZIDAS POR UM INTÉRPRETE DA BFA.

OS TIMES DOS CLUBES EXECUTAVAM A AULA COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL E APÓS O TREINAMENTO TINHAM À DISPOSIÇÃO O CAMPO E TODO O MATERIAL PELO RESTO DA MANHÃ, SENDO SERVIDO UM LANCHE AO FINAL. O CURSO TRANSPORTAVA NA IDA E VOLTA OS JOGADORES. OS CLUBES TUINHA DIFICULDADES DE ARRUAMAR CAMPOS BONS PARA A BASE, EM CADA SEMANA IA UM CLUBE DIFERENTE. TODOS SE BENEFICIAVAM.

NUMA DESSAS SESSÕES A EQUIPE CONVIDADA PARA AQUELA SEMANA ERA A DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, QUE POSSUÍA VÁRIOS JOGADORES QUE SE DESTACARAM E CHEGARAM À SELEÇÃO COMO JUAN E JULIO CESAR.

O OBJETIVO NA SEÇÃO ERA O TRABALHO DEFENSIVO, O DE ARMAÇÃO E O OFENSIVO DE CADA FUNÇÃO (OU POSIÇÃO) INCLUSIVE O GOLEIRO. O PROFESSOR RESPONSÁVEL EXPLANAVA O QUE PRETENDIA, AQUECIA O TIME E IA À PRÁTICA PROPOSTA. PRIMEIRO A PARTE DEFENSIVA DE CADA POSÍÇÃO, DESDE O GOLEIRO AO PONTA-ESQUERDA. DEPOIS COMO PODERIAM OS JOGADORES DE CADA POSIÇÃO OU FUNÇÃO ATUAR COMO ARMADORES, PREPARADORES DE JOGADAS PARA O ATAQUE. OS TREINADORES ESTRANGEIROS ASSISTIAM A PRELEÇÃO E SE DISTRIBUIAM À VONTADE EM TORNO DO CAMPO PARA ANOTAR, FOTOGRAFAR OU FILMAR. O CURSO ERA QUASE TODO FILMADADO PELA ABFTAMBÉM.

NA SEQUÊNCIA DO PROPOSTO VINHA O TRABALHO OFENSIVO DO GOLEIRO, SITUAÇÕES DE BOLAS PARADAS E EM MOVIMENTO. NESTE CRIOU-SE PARA EXEMPLO: UMA JOGADA EM QUE O GOLEIRO INICIAVA A JOGADA COM UM PASSE AO LATERAL AO LADO DIREITO DA ÁREA, ESTE AO CENTRAL DIREITO, ENTÃO AO QUARTO ZAGUEIRO (JUAN) E DALI AO LATERAL ESQUERDO (CÁSSIO) SEMPRE AVANÇANDO COM A BOLA CONTRA O CAMPO ADVERSÁRIO QUE FAZIA APENAS SOMBRA, CONFORME O COMBINADO.  DO LATERAL AO PONTA ESQUERDA RECUADO, DESTE AO MEIA ESQUERDA, ENTÃO AO VOLANTE E DALI AO MEIA DIREITA, LADO EM QUE COMEÇOU E TERMINARIA A AÇÃO. O LATERAL DA DIREITA JÁ SE ADIANTARA, E QUANDO O MEIA PASSOU AO PONTA DIREITA O LATERAL O ULTRAPASSA (OVERLAPPING) E RECEBE NO FUNDO DE ONDE CRUZARIA PARA O SEGUNDO PAU, DENTRO DA ÁREA.  AO TEMPO EM QUE O LATERAL SE ADIANTAVA, ADIANTAVA-SE TAMBÉM O GOLEIRO (JULIO CESAR) PASSANDO DO MEIO DO CAMPO, PARA ESTAR PRÓXIMO DA ÁREA NO CRUZAMNTO. O CENTRO AVANTE E O MEIA ESQUERDA FAZIAM UM “XIS” LONGO NO QUE ERAM ACOMPANHADOS PELOS CENTRAIS, CRIANDO O ESPAÇO PARA A PENETRAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO GOLEIRO JULIO CESAR. SÓ QUE O CRUZAMENTO NÃO SAIU CONFORME O COMBINADO, AO CONTRÁRIO DE TODA A JOGADA, E A BOLA FOI ALTA NO LADO ESQUERDO DO ARCO DA GRANDE ÁREA, TENDO O GOLEIRO ATACANTE JÁ ENTRADO NA ÁREA. NUM LAMPEJO GENIAL, INSTINTIVO E INTUITIVO O HABILIDOSO GOLEIRO VIROU-SE DE CONSTAS PARA O GOL E METEU UMA BICICLETA ARO 28, ALTA, DE PERNA ESQUERDA, NO ÂNGULO ESQUERDO DO GOLEIRO. GOLAÇO! DE IMEDIATO TODOS OS TREINADORES AFRICANOS EM VOLTA DO CAMPO FICARAM DE PÉ E APLAUDIRAM EFUSIVAMENTE POR UNS 10 MINUTOS (SE NÃO FORAM 10, BEM QUE PARECEU)!

SEMPRE CONTEI AOS AMIGOS ESSE LANCE INACREDITÁVEL!

MUITOS ANOS DEPOIS, NA COPA DE 2006, SENDO EU OBSERVADOR TÉCNICO DA SELEÇÇAO BRASILEIRA PRINCIPAL, FUI À CONCENTRAÇÃO NA ALEMANHA PARA ENTREGAR O RELATÓRIO DO JOGO QUE OBSERVARA, FUTURO ADVERSÁRIO DO BRASIL. QUANDO PASSAVA POR UM GRUPO DE JOGADORES OUVI: PROFESSOR, PROFESSOR… VIREI-ME E ERA O JULIO CESAR COM ALGUNS OUTROS JOGADORES, FUI ATÉ LÁ E OS CUMPRIMENTEI. JULIO CESAR ENTÃO MANDOU: PROFESSOR. CONTA PARA ELES O MEU GOL DE BICICLETA QUE ELES NÃO ACREDITAM ATÉ HOJE, E SEM HAVERMOS COMBINADO, RELATEI COMO AQUI O QUE ACONTECEU, E MEU XARÁ SE DELICIOU VENDO A CARA DOS COMPANHEIROS VENDO CONFIRMADA SUA JOGADA IXXXPETACULAR, INESQUECÍVEL PARA QUEM PRESENCIOU.

NÃO É SÓ FUTEBOL: MUITO MAIS!

FAZ-ME LEMBRAR DO JORGE CAMPOS, ROGÉRIO CENI E DO HIGUITA, GOLEIROS QUE JOGAVAM BEM NA LINHA E COM A BOLA TAMBÉM IN´´ICIO DE UMA REVOLUÇÃO QUE QUASE EXIGE QUE O GOLEIRO TAMBÉM SAIBA JOGAR COM OS PÉS.

PARABÉNS ETERNOS, JULIO CESAR QUE CONQUISTOU O BRASIL E O MUNDO COM SEU TALENTO!

P.S. – BICICLETA NO FUTEBOL É O CHUTE OU PASSE COM O PEITO DO PÉ COM O JOGADOR REALIZANDO A AÇÃO DE COSTAS PARA O GOL ADVERSÁRIO E DE CABEÇA PARA BAIXO, EXECUTANDO O MOVIMENTO COMO SE FOSSE UM GOLPE DE PEDAL.

Certa vez, como Observado Técnico da Seleção Brasileira, na Alemanha, em 2006, fui à Concentração entregar o Relatório e um Grupo de Ases da Canarinho conversava. De repente ouvi: Professor, por favor conte par eles aquela bicicleta que dei no campo da BFA, eles não acreditam. Contei, todos ficaram estupefatos, acho que alguns não acreditaram dizendo: VCs combinaram. Contam da mesma forma! kkk

P.S. 2 – O CRIADOR DO PASSEIO FOI O DIAMANTE NEGRO.

P.S. 3 – AS BICICLETAS MAIS BONITAS QUE VI FORAM AS DO PELÉ. PERGUNTARAM-LHE: COMO É QUE SE METE A BICICLETA CERTA NA BALIZA ADVERSÁRIA, AO QUE ELE RESPONDEU QUE ESTANDO NA FRENTE DA MINHA BALIZA SEI ONDE ESTÁ A BALIZA DO ADVERSÁRIO PARA MARCAR O GOLO.

P.S. 4 – EM UM JOGO NO COCOTÁ DOIS IRMÃOS JOGANDO CONTRA JAIRO E JULIO, CADA UM MARCOU UM GOL DE BICICLETA PARA SUAS EQUIPES. UM DELES CHEGOU A DAR UMA BICICLETA NO CIMENTO (DISSE UM AMIGO, DA LUZ (D.E.P.)

P.S. 5 – Parabéns à Sobrinha Rafa e Tia Helena que estão no Céu, e aos Queridos Amigos Foca e Dr Izaac! Felicidades!

P.S. 6 – Ontem fui à Praia de Ipanema com meus Netos Eduardo e Bruno, e ao Pão de Açúcar com eles e meu Filho Vitor! Que lindas vistas, mais belo Pôr do Sol. Linda a Cidade ao anoitecer! Todos deveriam ir aos dois locais!

BY JUCELE

JULIO LEAL

TREINADOR CAMPEÃO MUNDIAL DE JUNIORES NA AUSTRÁLIA EM 1993

YOUTUBE: @julioleal5218

2 comentários Adicione o seu

  1. CARLOS AUGUSTO disse:

    aSSISTI UM JOGO BENEFICIENTE DE FINAL DE ANO NO IATE CLUBE…Julio Ceszr jogou na linha e fiquei espantado com sua habilidade com a perna esquerda…não sabia que e

    Curtir

    1. Julio Cesar Leal disse:

      Realmente diferenciado na linha! Habilidoso, treinado por especialista que desenvolveram todos os fundamentos de goleiro e de futebol! Essa bicicleta jamais esqueci. Eu tb gostava de dar bicicletas! Grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário