O Dia das Crianças, ou simplesmente Dia da Criança, é comemorado em 12 de outubro no Brasil.
Nessa data, homenageamos as criancinhas e, por isso, diversos eventos infantis e entrega de presentes são realizados. O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também é celebrado nessa data e, por esse motivo, é feriado no país.
Além das festividades, a data alerta para muitos problemas enfrentados pelas crianças de todo o mundo. Merecem destaque a educação, o trabalho, a exploração e o abuso infantil, ou mesmo a fome e a subnutrição.
Origem do Dia das Crianças
No Brasil, o Deputado Federal Galdino do Valle Filho propôs a criação de um dia que homenageasse as crianças. Assim, no governo do Presidente Arthur Bernardes, foi instituído o Dia Nacional da Criança por meio do Decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924.
O dia 12 de outubro foi escolhido para homenagear a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. O próprio colonizador, que descobriu a América em 1492, batizou o continente de “continentes das crianças”, visto que as terras além-mar foram descobertas mais tarde.
No entanto, essa data começou a ser celebrada décadas depois. Em 1960, a famosa fábrica de brinquedos Estrela e a loja dedicada a produtos infantis, Johnson & Johnson, se uniram com o intuito de comercializarem mais produtos.
Assim, eles propuseram a criação de uma semana que ficou conhecida como “Semana do Bebê Robusto”. Foi a partir desse momento que a data (proposta pelo antigo decreto) começou a ser celebrada e atualmente é uma das mais famosas do país.
Dia Mundial das Crianças
Mais de 100 países do mundo comemoram essa data, no dia 20 de novembro. Ela foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Universal da Criança”.
A escolha foi feita uma vez que a “Declaração dos Direitos das Crianças” foi aprovada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesse dia, em 20 de novembro de 1959.
A Declaração instituiu dez princípios e direitos fundamentais às crianças:
I – Direitos garantidos, sem distinção de cor, sexo, língua, religião ou opinião;
II – Proteção e direito ao desenvolvimento físico, menta, moral, espiritual e social;
III – Direito a nome e nacionalidade;
IV – Direito à alimentação, moradia e assistência médica;
V – Direito a tratamento, educação e cuidados especiais para toda criança portadora de necessidades especiais;
VI – Direito ao amor e à compreensão;
VII – Direito à educação elementar gratuita;
VIII – Direito a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
IX – Direito à proteção contra a crueldade e exploração;
X – Direito à proteção contra atos de discriminação.



P.S. – Parabéns `as Amadas sobrinhas suíças Luiza e Maria Clara, lindas crianças!
P.S. 2 – Parabéns ao meu Atleta predileto Marco Antonio e sua Manas Liz e Diana, lindas crianças!
P.S. 3 – Parabéns ao Bento, meu vizinho querido, linda criança!
P.S. 4 – Parabéns ao Kauan, filho da Vania, linda criança!
By Jucele
Julio Leal
12 de Outubro de 2025
YouTube: @5218
parabéns Júlio por nos passar esse ensinamento ! Salve as crianças e a que existe em cada um de Nós ! Feliz Feriado !
CurtirCurtir
Sempre atenta, educadíssima e polida Prima Cláudia, Claudinha Loren! Obrigado, Amada Prima seu comentário aqui me deixou muito feliz! Lembranças ao Esteban que aniversaria amanhã, 14 e em toda sua Linda Família! Beijos
CurtirCurtir
Parabéns primo, você sempre tão competente. Que a inocência da infância esteja eternamente presente em todos os corações. Um beijinho especial aos netos que eles curtam muito esta infância ao lado desse grande avô.
CurtirCurtir
Sempre atenta e cordial, Prima Carla Maria, um Amor de pessoa! Minha criança continua viva enquanto eu viver. depois que morrer não sei o que se passa,mas acho que continuará em mim! Beijo
CurtirCurtir