PARTES PRINCIPAIS DO LIVRO FUTEBOL ARTE E OFÍCIO: PARTE 7

PÁGINA 81

PRINCÍPIOS DE DEFESA E DE ATAQUE

PRINCÍPIOS DE DEFESA    DEFENDER É A ARTE DE FECHAR ESPAÇOS.

A DEFESA COMEÇA QUANDO TERMINA O ATAQUE. E VICE-VERSA.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DEFESA :

1- RETARDAMENTO –    É O ATRASO DELIBERADO DO CONTRA-ATAQUE ADVERSÁRIO, EVITANDO-SE O PASSE À   FRENTE, PROPICIANDO TEMPO SUFICIENTE PARA RECOMPOR, REORGANIZAR E COMPACTAR A DEFESA, TIRANDO ESPAÇOS. AQUELE QUE ATACA O HOMEM DA BOLA DEVE FAZÊ-LO RÁPIDA E EFICIENTEMENTE, SEM A PREOCUPAÇÃO DE TOMAR A BOLA, POIS ISTO PODE ACARRETAR EM DRIBLE, RESULTANDO EM VANTAGEM AINDA MAIOR PARA O ADVERSÁRIO. A FINALIDADE DEVE SER, EM PRINCÍPIO, IMPEDIR QUE O OPONENTE JOGUE LIVREMENTE, ANTES DE COMPLETADA ARECOMPOSIÇÃO DO TIME.

2-EQUILÍBRIO NUMÉRICO –  O PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DEFENSIVA E DO EQUILÍBRIO NUMÉRICO PRECISA SER CADA VEZ MAIS VELOZ, ENTRE A PERDA DE BOLA NO ATAQUE E UMA SEGURA COLOCAÇÃO PARA DEFENDER. DEVE-SE INICIAR A BUSCA DO EQUILÍBRIO NUMÉRICO A PARTIR DAS POSIÇÕES MAIS VULNERÁVEIS E MAIS PERIGOSAS PARA A DEFESA; NA FAIXA CENTRAL DO CAMPO, LATERAIS E, POR FIM, AS DE PROTEÇÃO AOS ZAGUEIROS.

DIANTE DA CRESCENTE TÉCNICA DOS ATACANTES E DA VISÍVEL EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OFENSIVOS, É RECOMENDÁVEL, MAIS DO QUE O EQUILÍBRIO NUMÉRICO PARA DEFENDER, DEVE-SE OBJETIVAR A SUPERIORIDADE NUMÉRICA, PROPICIANDO UM JOGADOR A MAIS, LIVRE, PARA EVENTUAIS COBERTURAS.

INTELIGÊNCIA PARA ASSIMILAR TODOS OS PRINCÍPIOS, OS DE DEFESA E OS DE ATAQUE, TREINAMENTO DE TODOS OS PRINCÍPIOS NA PRÁTICA, BOM PREPARO FÍSICO E DETERMINAÇÃO, E MAIS DO QUE ISSO, A OBSTINAÇÃO DE VENCEDOR, PARA JAMAIS DAR AO ADVERSÁRIO UMA ÚNICA VANTAGEM QUE SEJA. SUPERAÇÃO.

3- COMPACTAÇÃO –  É A REDUÇÃO DOS ESPAÇOS, DOS VAZIOS PARA O ADVERSÁRIO JOGAR, MEDIANTE POSICIONAMENTO, O MAIS JUNTO POSSÍVEL, DOS JOGADORES. REALIZA-SE PELA MÁXIMA APROXIMAÇÃO ENTRE TODOS OS JOGADORES DA EQUIPE, CONSIDERANDO OS ADVERSÁRIOS, OS SETORES DO CAMPO E A BOLA, MARCANDO DE PERTO QUEM TENHA A BOLA E AQUELES QUE LHE DÃO SUPORTE, ALÉM DE COLOCAR-SE EM CONDIÇÃO DE IMEDIATA COBERTURA. DEVE PASSAR AO ADVERSÁRIO A IDÉIA E A SENSAÇÃO DE QUE UM ENORME BLOCO, SÓLIDO, MACIÇO E INTRANSPONÍVEL SE ENCONTRA À SUA FRENTE.

 4– CONTROLE – MANTER A VIGILÂNCIA CERRADA SOBRE AQUELE A QUEM CABE MARCAR, BEM COMO DO SETOR SOB SUA RESPONSABILIDADE, DE MODO QUE, A QUALQUER MOMENTO, POSSA TENTAR O DESARME. QUANTO MAIS PERTO DA PRÓPRIA BALIZA, TANTO MAIOR O CONTROLE A SER EXERCIDO.

O ADVERSÁRIO, COM A BOLA, NÃO DEVE TER CONDIÇÕES PARA JOGAR À VONTADE, À SOLTA.   

PRINCÍPIOS DE ATAQUE –      ATACAR É A ARTE DE OCUPAR ESPAÇOS, OU DE CRIÁ-LOS, QUANDO INEXISTENTES.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATAQUE

1 –POSSE DE BOLA – CONDIÇÃO PRIMEIRA PARA O ATAQUE. COMEÇA QUANDO TERMINA A DEFESA. ÀS VEZES UM POUCO ANTES.

2- ABERTURA (SENTIDO DE AMPLITUDE) – É A FACULDADE DE UMA EQUIPE USAR TODA A LARGURA DO CAMPO NOS TRÊS SETORES, ESPALHANDO-SE NA HORA DE JOGAR, PARA DIFICULTAR A MARCAÇÃO.

      OBJETIVA FORÇAR A DEFESA ADVERSÁRIA A CONTRARIAR UM DOS PRINCÍPIOS DE DEFESA, A COMPACTAÇÃO, QUE CONSISTE NA APROXIMAÇÃO DOS DEFENSORES ENTRE SI.

     A ABERTURA DESCOMPACTA A DEFESA ADVERSÁRIA, CRIANDO ESPAÇOS E DIFICULTANDO COBERTURAS IMEDIATAS.   

3- MOBILIDADE (SENTIDO DE MOVIMENTAÇÃO) – DIZ RESPEITO À CAPACIDADE DE UMA EQUIPE IMPRIMIR DESLOCAMENTOS DE SEUS JOGADORES, NÃO SE FIXANDO EM DETERMINADOS SETORES DO CAMPO, DIFICULTANDO A MARCAÇÃO E COBERTURA. É UMA DAS MAIORES EVOLUÇÕES DESDE OS TEMPOS DO FUTEBOL ROMÂNTICO, QUANDO A MAIORIA DOS JOGADORES ATUAVA APENAS NO SEU SETOR, COM RARAS INCURSÕES EM OUTROS SETORES.

        O JOGADOR ESTÁTICO É PRESA FÁCIL. A MOVIMENTAÇÃO, COM TROCAS CONSTANTES DE LUGAR, DIREÇÃO, LADO, SETOR, E RITMO, DIFICULTA A MARCAÇÃO E AS COBERTURAS OPONENTES.

        RECOMENDÁVEL QUE OS ATACANTES ESTEJAM SEMPRE COLOCADOS DE FRENTE PARA A BALIZA ADVERSÁRIA, OU NO MÁXIMO DE LADO, QUANDO OS ATAQUES SE TORNAM MAIS PERIGOSOS E A FINALIZAÇÃO MAIS CORRETA.

 4- PENETRAÇÃO (SENTIDO DE PROFUNDIDADE) – SIGNIFICA ENTRAR, INVADIR, TRANSPOR, ENFIM, INTRODUZIR-SE.    

VULNERÁVEL A DEFESA, FURADO O SISTEMA DEFENSIVO ADVERSÁRIO PELA ABERTURA E MOBILIDADE DOS ATACANTES, SEGUE-SE A CRIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE MARCAR O GOL, POR MEIO DESTE PRINCÍPIO FUNDAMENTAL, PELO QUAL SE PROCRURA ALCANÇAR AS PROXIMIDADES DA BALIZA OPOSTA, OU POSIÇÕES PARA ASSISTÊNCIA E FINALIZAÇÃO.

A PENETRAÇÃO DÁ-SE PELOS JOGADORES QUE PERCEBEM ESPAÇOS CRIADOS PELA MOVIMENTAÇÃO DOS DIANTEIROS, OU MESMO PELA INVASÃO NOS ESPAÇOS CRIADOS PELO PRÓPRIO JOGADOR. PODE SER COM BOLA OU SEM ELA.                                                                                        

5– IMPROVISAÇÃO (SENTIDO DE CRIAÇÃO) – PRINCÍPIO DE LIBERDADE DE AÇÃO E INVENTIVIDADE.

PERMITE SUPERAR UMA PEÇA DA ENGRENAGEM DEFENSIVA DO OPONENTE, DESMONTA O SISTEMA DE COBERTURAS E POSSIBILITA UMA VANTAGEM MOMENTÂNEA, QUE DEVE SER LOGO APROVEITADA.

SEJA UMA FINTA, ABRINDO NOVOS CAMINHOS, UM DRIBLE DESCONCERTANTE, ACABANDO COM A SOBRA, OU UM PASSE MÁGICO QUE, ENCONTRANDO UM CAMINHO QUE ANTES PARECIA INEXISTENTE, DEIXA UM COMPANHEIRO EM CONDIÇÕES DE MARCAR GOLS. 

        FINTA, GINGA, BALANÇO, DRIBLE, TABELINHAS, ULTRAPASSAGENS E PASSES CHEIOS DE EFEITO, QUE ENCONTRAM PASSAGEM ONDE ELA PARECE NÃO EXISTIR, SÃO IMPROVISOS.

        A MAGIA DA IMPROVISAÇÃO VENCE OS CADA VEZ MAIS RÍGIDOS E SEGUROS SISTEMAS DEFENSIVOS.

QUANDO VÃ A OBEDIÊNCIA AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATAQUE E DEFESA, MANTENDO-SE A EQUIPE ADVERSÁRIA INEXPUGNÁVEL, ORGANIZADA E EM VANTAGEM NA PARTIDA, RESTA APELAR PARA A INSPIRAÇÃO E PARA A INTUIÇÃO, FONTES DO ENTUSIASMO E ARREBATAMENTO QUE DEVEM MOTIVAR PERMANENTEMENTE O ATLETA E QUE AGEM COMO ESTÍMULO AO PENSAMENTO E À ATIVIDADE CRIADORA.

By Jucele

Julio Leal

30 de março de 2025

Deixe um comentário