HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL
PESQUISADRES E ESTUDIOSOS TÊM DÚVIDAS QUANTO À ORIGEM DO FUTEBOL NO BRASIL, MAS SABE-SE QUE COMO “JOGO DA BOLA” FOI PROSCRITO EM 1746, EM SÃO PAULO, POR LEI DA CÂMARA MUNICIPAL COMO CAUSADOR DE DESORDEM E AGRUPAMENTO DE VADIOS.
NOME DE RUA, A RUA DO JOGO DA BOLA, MAIS TARDE RECEBEU O NOME DE BENJAMIM CONSTANT.
COMO FOOT-BALL, A IDÉIA ACEITA É A DO NASCIMENTO A 14 DE ABRIL DE 1895, EM SÃO PAULO, QUANDO ACONTECEU A PRIMEIRA PARTIDA, SOB O PRIMEIRO SIGNO DO ZODÍACO, ÁRIES, QUE SIMBOLIZA AUDÁCIA, AÇÃO, FORÇA E ENERGIA, ALÉM DE EXERCITAR GRANDES LIDERANÇAS E O DOMÍNIO DAS MASSAS.
SEU SURGIMENTO É ATRIBUÍDO A CHARLES MULLER, NASCIDO EM 1874, BRASILEIRO, DESCENDENTE DE INGLESES, EDUCADO NA BANISTER COURT SCHOOL, SOUTHAMPTON, INGLATERRA, ONDE CONHECEU O FOOT-BALL, POR ELE SE APAIXONOU E PRATICOU, JOGANDO NO TIME DO CONDADO DE HAMPSHIRE. DE VOLTA AO BRASIL, EM 1894, TROUXE CONSIGO AS DUAS PRIMEIRAS BOLAS, UMA DELAS LOGO APELIDADA DE “PELUDA” – POR AINDA CONTER PÊLOS NO COURO – UNIFORMES E CHUTEIRAS. ORGANIZOU O PRIMEIRO JOGO, DO QUAL TAMBÉM PARTICIPOU NO SÃO PAULO ATLETIC CLUB, CLUB DE INGLESES, FUNDADO EM 1888, ONDE SE JOGAVA PRINCIPALMENTE, O CRÍQUETE (CRICKET).
EM 1897, UM IMIGRANTE ALEMÃO, DE NOME HANS NOBILING, REFORÇOU A IMPLANTAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, FORMANDO O NOBILING TEAM, QUE AO DESAPARECER LEVOU À FORMAÇÃO DO S. C. GERMÂNIA, DE ALEMÃES, PRIMEIRO PASSO PARA A FUNDAÇÃO DO S.C. INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, EM 1899.
O PRIMEIRO CLUBE DE FUTEBOL FOI A ASSOOCIAÇÃO ATLÉTICA MACKENZIE, CRIADO EM 1898.
A PARTIR DAÍ, O ESPORTE DIFUNDIU-SE RAPIDAMENTE, SENDO JOGADO PELAS CLASSES SOCIAIS MAIS ABASTADAS, EM FACE DO ALTO CUSTO DOS UNIFORMES, BOLAS E EQUIPAMENTOS, TUDO IMPORTADO.
O FOOTBALL ERA JOGADO COM EXCESSIVO VIGOR, O QUE MANTINHA A CARACTERÍSTICA DA ORIGEM, A INGLATERRA, E POR ISTO FICOU CONHECIDO COMO O “VIOLENTO ESPORTE BRETÃO”. NA ÉPOCA, JOGADO APENAS POR BRANCOS, JOGO BONITO ERA O DE PASSES ALTOS E LONGOS, À FRENTE, DISPUTAS VIRIS, OS CHUTES DE BICO E OS BRIBLES.
EM 1900, OS IRMÃOS COX, LIDERADOS POR OSCAR, TORNARAM-SE OS PIONEIROS NO RIO DE JANEIRO E, A SEGUIR CHEGOU À BAHIA. ATÉ QUE EM 1901 FOI FUNDADA A LIGA PAULISTA DE FOOTBALL.
EM 1902, NO RIO DE JANEIRO, COM O NOME DE FLUMINENSE FOOT BALL CLUB, SURGIU O PRIMEIRO CLUBE A UTILIZARO O ESPORTE, A PARTIR DO NOME, DEFININDO DE FORMA NÍTIDA A FINALIDADE.
VIERAM, ENTÃO, AS PRIMEIRAS PARTIDAS INTENACIONAIS, LOGICAMENTE, COM RESULTADOS ADVERSOS. O PRIMEIRO MATCH DE QUE SE TEM NOTÍCIA FOI PERDIDO PARA OS INGLESES DO NAVIO SOUTH AFRICA POR, 6 X 0. A PRIMEIRA VITÓRIA, EM 1913, OBTIDA PELO SPORT CLUB AMERICANO, EM SÃO PAULO, CONTRA UM COMBINADO URUGUAIO, POR 3 X 0. E CONSIDERADA UM GRANDE FEITO, POIS NOSSOS VIZINHOS URUGUAI E ARGENTINA COSTUMAVAM IMPOR-NOS SÉRIAS DERROTAS.
AS PRIMEIRAS VITÓRIAS INTERNACIONAIS VIERAM EM 1913, EM BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU, TAMBÉM OBTIDAS PELO S. C. AMERICANO, CAMPEÃO PAULISTA DAQUELE ANO.
DESDE OS PASSOS INICIAIS, NOS JOGOS AMISTOSOS E NO CAMPEONATOS PARTICIPAVAM APENAS MEMBROS DA ELITE. ORIUNDOS DAS MAIS RICAS E NOBRES FAMÍLIAS, JOVENS COM MUITOS PROJETOS DE ESTUDOS, INCLUSIVE NO EXTERIOR E, COM A RESPONSABILIDADE DE AJUDAR PAIS E FAMÍLIAS NO COMANDO DOS NEGÓCIOS, COM POUCO TEMPO PARA SE DEDICAREM ÀS PRÁTICAS E AOS TREINOS.
ENQUANTO ISSO, NAS RUAS, NOS QUINTAIS E EM TODAS AS ÁREAS LIVRES DOS SUBÚRBIOS DAS GRANDES CIDADES, EM VÁRZEAS PRÓXIMAS ÀS ESTRADAS QUE LEVAVAM ÀS PEQUENAS CIDADES, OS MENOS FAVORECIDOS, SOCIALMENTE, JOVENS DE FAMÍLIAS DE CLASSE MÉDIA E BAIXA, BRANCOS OU NÃO, TAMBÉM PRATICAVAM O FUTEBOL, MOVIDOS PELOS MESMOS SENTIMENTOS DOS PRECURSORES: PROFUNDA PAIXÃO E AMOR DEFINITIVOS.
OS PIONEIROS DO FUTEBOL, ALÉM DE POUCO TEMPO PARA O ESPORTE, PELAS RESPONSABILIDADES NOS NEGÓCIOS E NOS ESTUDOS, JOGAVAM À EUROPÉIA, UM JOGO DISPUTADO, VIRIL, DE LONGOS PASSES E CHUTÕES PARA O ATAQUE, CRUZAMENTOS PELOS WINGS (PONTEIROS) E FINALIZAÇÕES NO MEIO DA ÁREA PELOS CENTER FORWARDS (CENTRO AVANTES), A QUEM CABIA CONSIGNAR OS GOALS, SENDO PERMITIDO, PARA CONSEGUI-LO, EMPURRAR OS GOAL KEEPERS (GOLEIROS), COM BOLA E TUDO, PARA DENTRO DA BALIZA.
OS NOVOS AFICCIONADOS, PELA ORIGEM, DISPUNHAM DE MAIS TEMPO PARA O JOGO. POR JOGAREM EM ESPAÇOS REDUZIDOS (ÁREAS, QUINTAIS E RUAS) E CAMPOS IRREGULARES, OS JOGADORES ERAM FORÇADOS AO JOGO DE PASSES E DOMÍNIO MAIS CURTOS E PRECISOS, DE POSSE DE BOLA PELO TIME, DE FINTAS E DRIBLES. ALÉM DESSES FATORES, OUTROS CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DOS NOVOS JOGADORES BRASILEIROS, COMO IRREGULARIDADE DAS BOLAS QUE, GERALMENTE, NÃO SENDO AS OFICIAIS DE COURO E FORMA QUASE PERFEITA, TINHAM PESOS E TAMANHOS OS MAIS DIVERSOS. JOGAVA-SE COM QUALQUER COISA REDONDA OU ARREDONDADA: BOLAS-DE-MEIA, BEXIGAS, FRUTAS E ETC. TAMBÉM A CONSTITUIÇÃO BIOTIPOLÓGICA DO NOSSO POVO, QUE POR NATUREZA É DOTADO DE QUALIDADES PROPÍCIAS À PRÁTICA DO FUTEBOL, TAIS COMO VELOCIDADE, AGILIDADE, ELASTICIDADE, RITMO, GINGA, DENTRE OUTRAS, EM RAZÃO DA MISCIGENAÇÃO QUE CARACTERIZA A FORMAÇÃO DO BRASILEIRO EM GERAL, E PARTICULARMENTE O CALDEAAMENTO DA RAÇA BRANCA DOS COLONIZADORES COM A NEGRA DOS ESCRAVOS QUE ERAM TRAZIDOS, DAÍ RESULTANDO O MULATO, O NOSSO BOM CRIOULO, O CARINHOSAMENTE CHAMADO “NEGÃO”. DECANTADO EM PROSA E VERSO, POR SUAS EXCEPCIONAIS QUALIDADES FUTEBOLÍSTICAS, EM TODO O MUNDO.
OS CLUBES DE COLÔNIAS FORAM OS PRIMEIROS A USAR JOGADORES DE CLASSES MENOS FAVORECIDAS. FOI EM 1913 QUE O FUTEBOL BRASILEIRO COMEÇOU A TER IDENTIDADE PRÓPRIA, QUANDO O S. C. CORINTHIANS PAULISTA, FORMADO POR FILHOS DE IMIGRANTES E OPERÁRIOS, DISPUTOU O CAMPEONATO DA LIGA PAULISTA, DERRUBANDO O ELITIZADO ATÉ ENTÃO VIGENTE, APORTUGUESANDO A TERMINOLOGIA INGLESA, PPROVOCANDO, ASSIM, AUTÊNTICA REVOLUÇÃO, DANDO AO FUTEBOL A MAGIA E O ENCANTO QUE O FUTURO CONFIRMARIA: O JOGO PLÁSTICO DE PASSES PRECISOS, TOQUES MAGISTRAIS, FINTAS E DRIBLES DESCONCERTANTES, QUE TORNARAM O FUTEBOL BRASILEIRO DISTINTO DOS DEMAIS, APLAUDIDO NO MUNDO INTEIRO.
DESENVOLVEU-SE AQUI, NOS TERRENOS BALDIOS E CAMPOS DE VÁRZEA, UMA FORMA PECULIAR DE JOGAR E UMA INTELIGÊNCIA DE ATUAR QUE LOGO PROPORCIONARAM AO BRASIL PARTICIPAR DA EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE JOGO, DAS ESTRATÉGIAS E DAS TÁTICAS.
VÁLIDO NOTAR, POR FIM, QUE FOI TENTADA A INTRODUÇÃO DO TERMO BALÍPODO, EM SUBSTITUIÇÃO AO CONHECIDÍSSIMO FUTEBOL, SOB A ALEGAÇÃO DE QUE A PALAVRA FUTEBOL TINHA ORIGEM ALIENÍGENA, CONSTITUINDO ESTRANGEIRISMO, DE FEIÇÃO MORFOLÓGICA INGLESA, AO PASSO QUE BALÍPODO, DE ORIGEM GREGA, MAIS PRÓPRIA À FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, SIGNIFICANDO LANÇAR COM O PÉ. TODAVIA, COMO SE VÊ, A TENTATIVA NÃO SURTIU EFEITO, NÃO VINGOU, POR NÃO CAIR NO GOSTO POPULAR, ESTANDO ATÉ HOJE EM COMPLETO DESUSO.
HOUVE, AINDA, CRIADA POR UM FILÓLOGO, A PALAVRA LULOPÉDIO (DO LATIM LUDUS = JOGO E PEDIUM = COM OS PÉS), NEOLOGISMO QUE, POR IGUAL, MORREU NO NASCEDOURO.PODÓSFERO (ORIGINAL PODOSJAIRO) É COMO OS GREGOS CHAMAM HOJE AO FUTEBOL (DE PODOS = PÉ + SJAIRA = BOLA, ESFERA).
PREVALECEU DEFINITIVAMENTE O NOME FUTEBOL, “FUTCHIBÓU”. “FUTEBOR”.

P.S. #ForçaBolão
By Jucele
Julio Leal
Treinador Campeão Mundial Under 20, na Austrália em 1993
7 de Março de 2025