TRABALHOS TÉCNICO-TÁTICOS FAVORITOS
12 – RODÍZIO COMPLETO:
Local: Campo todo.
Equipes: Duas com 11 jogadores cada.
Dinâmica: As equipes começam cada jogador na sua posição. A cada 5 minutos é realizado um rodízio envolvendo todo o time, inclusive o goleiro. O goleiro vai à lateral direita, este à zaga central, este à central esquerda, este à lateral esquerda, este à médio-volante, este à meia-direita, este à meia-esquerda, este à ponta direita, este à centro-avante, este à ponta esquerda, e este, finalmente, à do goleiro. A cada 5 minutos novo rodízio até que cada um volte à posição original. Tempo de trabalho: aproximadamente 60 minutos.
Material: 2 jogos de camisas diferentes e uma bola.
Fatores condicionantes: Bola Rasteira, bola não pára, jogador não pára, só vale gol quando toda a equipe no campo adversário. 2 toques, 3 toques, livre.
Dicas: (na foto o time azul usa o G-4-3-3 e o amarelo o G-4-4-2, por uns 5 minutos, a partir daí uma breve parada para o 1º. Rodízio conforme descrito acima, com 5 minutos nessa formação. A cada 5 minutos nova rotação até que todos os jogadores tenham passado por todas as posições ou funções, voltando cada um à posição original, quando se deve jogar mais de 5 a 15 minutos para sedimentar a posição original com novos conhecimentos e experiências.
A equipe como um todo fica mais cultura futebolística e o treinador conhecendo novos potenciais para as diversas posições quando eventualmente necessário, como jogador de linha que pode, se necessário atuar no gol, zagueiros goleadores que podem atuar em momentos finais de jogos como atacante e vice-versa.
Tendência mais acentuada ao Futebol Total.

P.S. – Esse é o último exercício preferido em Português. Vou pesquisar outros. Obrigado!
P.S. 2 – Parabéns, Primo Amado Henrique Ludgero! Seja alegre e festivo o dia de hoje e, com saúde e conquistas todos os da nova idade! Abraço e beijo.

By Jucele
Julio Leal
Treinador Campeão Mundial de Futebol Under 20, Na Austrália em 1993

30 de Novembro de 2024