PELADA VETERANOS DO ZUMBI: 76 ANOS

Pelada Veteranos do Zumbi – 76 anos – 23 de novembro de 2024

Comemorou-se ontem a magnífica marca de 76 anos de existência ininterrupta da mais longeva e animada Pelada, Veteranos do Zumbi, onde jogaram tantos Craques, inclusive Nilton Santos, o Enciclopédia.

Honrado pelo convite, mais uma vez compareci, já que ano passado lá estive para receber uma inesquecível homenagem junto de Américo Faria, Lazaroni, Dr. Runco e João Carlos. Obrigado, Carlinhos Zarur, Xerife, Fernando, Prof. Velasco e demais participantes.

Cheguei cedo ao Governador Iate Clube, que modificou os campos desde a última vez que lá estive, colocando grama sintética, tudo lindo, apesar do tempo nublado uma bela vista daquele quintal. Assisti a todo o jogo, futebol posicional, técnico, de passes e belas invertidas de frente de jogo. Quase um tempo de jogo (45 minutos sem gols), mais devido às qualidades e atuação dos dois Goleiros, um deles fez uma sequência de defesas na mesma ação que impressionou a todos, talvez inspirados pela presença do Grande Acácio, e notem que em campo, em times contrários os artilheiros natos Cesar (meu Xará que começou no Cocotá e foi parar na Seleção) e Jorge Luiz, entre outros tantos. Dentro de campo a bola rolava macia, quase lenta, fora dele a resenha comia solta com muitas Estórias, História, Fatos, Casos e “Causos”, reminiscências de uma Era de Ouro! Com as substituições que foram sendo muito bem-feitas pelo Presidente e Treinador Carlinhos Zarur, novo gás, mais ações e os gols, 3 x 1 para o time Amarelo. Nenhuma falha dos Arqueiros.

O Churrasco do Serginho já estava pronto quando a Pelada acabou aos 110 minutos.

No conjunto da obra vou dar a nota que dei aos Goleiros conforme prometi ao Carlinhos: Dez, nota 10 mais um (1)!

Seguem algumas das Estorietas que ouvi ou contei, resumidas, pois vou desenvolvê-las, escrever e gravar em vídeo, pois não podem morrer com a gente.

  1. Haroldo (chamado carinhosamente Haroldo Neguinho) Comandante, ótimo jogador: em jogo de Futebol de Salão, como se chamava à época, vindo de trás da posição de Parado, recebeu uma bola rolada para trás, de bico deu uma bomba que o goleiro que saltou para embolsar a bola foi parar com a bola e tudo dentro do gol, estufando a rede: única vez que vi com esses olhos que o calor da cremação há de fazer pó, um jogador afundar o goleiro com a bola e tudo.
  2. Erli, grande jogador, ontem jogou 5 minutos. No Cocotá, o Técnico era o Insulado da Ribeira, Vascaíno Seo Joca, o time era bom e em jogo importante, Súmula já para ser assinada no vestiário e nada do Erli chegar. 4º. Árbitro pressionou, Seo Joga pega a 11 do Erli chama o Zucurra atacante bravo e lutador, goleador e fala: Zucurra, pegue a camisa assine a súmula vai lá e acaba com o jogo. Quando ia assinar, eis que alguém a postos avisa ao Treinador: Erli pintou lá no portão. Seo Joca parou a mão assinando a súmula e elogia o atacante: Você joga muito, tem raça como ninguém, mas o Erli é o dono da 11 e acaba de chegar. Futebol Amador. Mais tarde aconteceu numa Seleção! Maktub! Estava escrito. Agora está!
  3. Cesar, um dos Astros da VZ, irmão da Marcinha, Pai do Junior Cesar apareceu no Juvenil do Cocotá, e por ser um fora de série, começou a ser utilizado no Time Principal. Havia naquele jogo um atacante que fazia muitos gols que o Treinador do Bonsucesso foi assistir. Só que o atacante foi deslocado para a ponta e Cesar que jogou. Foi tão bem que o Treinador do Bonsussa o levou, logo foi ao Vasco, ao Palmeiras, Seleção Brasileira e ao Exterior (não necessariamente nessa ordem). Após o jogo, degustando um sanduiche e um refresco (bicho que o clube dava aos jogadores), Cesar ainda jovem falava ao colega de ataque: quando Vc chegar ali pela direita dá uma olhada para o pênalti que vou estar ali livre. A resposta: vai para o rebote porque dali nada mais vejo e vou chutar no gol. João Carlos Cachorrão escolheu certo!
  4. Nilton Santos, que tinha um Irmão Nilson Santo, idêntico, também Lateral Esquerdo, era muito inteligente e tinha liderança, saiu de um time Amador da Ilha e chegou à Seleção, Bicampeão Mundial. À época não havia segunda divisão, o futebol amador e o Departamento Autônomo eram os celeiros. Quando parou de jogar, isso é de dar show, andava de bicicleta pela Ilha, quando viu uma Pelada Bem Jogada, que não tinha Juiz (ele era meio invocado que eles, especialmente com um). Parou e perguntou se poderia jogar. Claro que sim, foi a resposta! Jogou e imortalizou os Veteranos do Zumbi, elevou a ôto patamar!
  5. Soco no Juiz… ainda vou desenvolver.
  6. Gol do Carlinhos Zarur no rebote do goleirinho do Olaria (1967). A desenvolver
  7. Gol do Gato no Maracanã – Irmão do Rato. A desenvolver
  8. Um dos Primeiros Treinadores-Empresário. A desenvolver
  9. Gol Escorpião – relato do Erli
  10. Córner de Letra da Funabem. A desenvolver

Posso lembrar de outras… agora tenho que dar minha corridinha, queimar os carbos ingeridos ontem e evaporar o álcool. Sued, um zagueiro de classe até hoje, pediu cerveja sem álcool. Alguém respondeu: pega a com álcool, abre, sacode e e esquenta que na Flambagem o álcool evapora.

Bom dia a todos! Abraço, Xará Julinho e Gaúcho ( o Gaúcho mais Insulano do Brasil!)

Se a um ofendi, mil perdões!

Se contém erros, corrija que corrigirei. Sorry!

P.S. – Bem lembrado pelo excelente Jayme no Grupo, homenagem póstuma aos que fundaram a Pelada VZ e aos que deram suor, lágrima e a vida a ela: Texto do Jayme: gostaria apenas de lembrar, craques da Pelada do Zumbi, que hoje não estão mais em campo, mas estão eternamente no meu coração: Neinha, Hugo Gambá, Seu Jorge, Cação, Alfredo, Mário Flexa de Prata, Biguá, Sir Nilton Santos, Danton. Inesquecíveis. Por eles volto sempre a vestir a camisa do VZ, até quando Deus me convocar… abraços que dei ontem, acalantaram minha alma…

Bravo, Jayme!

Xerife acrescentou: José Espezim Neto.

By Jucele

Julio Leal

24 de Novembro de 2024

2 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de Dorinha Dorinha disse:

    Q lega!

    Adoro suas lembranças, pois são tbm um pouco, minhas!

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Que bom, Dorinha! Eternizando nossas lembranças! Boa semana! Beijo!

      Curtir

Deixe um comentário