TRABALHOS TÉCNICO-TÁTICOS FAVORITOS
6 – CONTRAATAQUE:
Local: Campo todo.
Equipes: Titulares (11)” A” x Reservas (11) “B”.
Dinâmica: Equipe “B” ataca “A” com o objetivo de fazer o gol. Quando a equipe “A” toma a bola tem até 7 passes para em contra-ataque fazer a finalização e o gol na baliza adversária. Quem é contra-atacado defende segundo orientação prévia do treinador: somente o goleiro; o goleiro e os 2 (dois) centrais; o goleiro, os 2 (dois) centrais e o volante; até no máximo 5 jogadores, quando passa de contra-ataque para ataque organizado (defesa parcialmente composta). Para treinar os titulares a trabalhar com segurança quando contra-atacados, e os reservas também desenvolverem o contra-ataque, “A” ataca “B”, este contra-ataca ao tomar a bola.
Material: Dois jogos de camisas diferentes e uma bola.
Fatores condicionantes: Bola rasteira, bola não pára, 2 ou 3 toques, todos no campo adversário no momento da finalização, evitar cruzamento.
Dicas:
Inicie com contra-ataque em 1passe após a retomada da bola, isto é: o jogador que toma a bola (inclusive o goleiro) não recebe mais combate e deve executar um passe longo para um dos atacantes e toda a equipe sai junto. Depois de os reservas contra-atacarem, os titulares contra golpeiam em no máximo 3 passe, 5 e depois 7, quando termina uma ação de contragolpe e torna-se um ataque organizado.
Primeiro com a bola no chão, depois livre.
Conceitua-se contra-ataque a ação em até 7 passes e em torno de 20segundos.
Deve ser treinado à exaustão, pois a maioria dos gols ocorrem em contra-golpes.
Após bem absorvido o exercício inclui-se o combate do jogador que perdeu a bola combatendo, assim como aos poucos os defensores que combate, primeiro como sobra, depois na intensidade real ou maior.

P.S. – Uso contra-ataque, mas o corretor diz contra ataque. E uso pára do verbo parar.
P.S.2 – Parabéns, Luciana, sobrinha predileta! Seja alegre e festivo o dia de hoje e com saúde e realização de sonhos todos os da nova idade! Beijos, aproveite!
