TRABALHOS TÉCNICO-TÁTICOS PREFERIDOS
2 – POSSE DE BOLA COM 3 TIMES:
Local: Metade do campo.
Equipes: 3 times – A, B, C – com 7 jogadores cada (mínimo de 5, máximo de 8).
Dinâmica: Duas equipes “A” e “B“ jogam juntas, como se fossem uma, apenas para manter a posse de bola, contra equipe “C” que tenta tomar a bola. Caso 1 jogador da equipe “C” tome a bola, toda a sua equipe passa a jogar no lugar da equipe de “7” que perdeu a bola, indo esta para o papel de recuperar a bola.
Material: 3 jogos de camisas (bibs”) de cores diferentes e 1 bola. se possível várias bolas.
Fatores condicionantes: Bola não pára, bola rasteira, 2 ou 3 toques, jogador não pára. Em qualquer dessas infrações, falta contra. Quem passa acelera fazendo ultrapassagem ou indo velozmentem espaço

Dicas:
Pode ser jogado também com o jogador que perdeu a bola trocando de “bib” com o que tomou a posse. mas aí perde o conjunto. geralmente se usa nesse exercício, por exemplo quatro defensores mais 2 volantes num time, meias-atacantes e um ou dois defensores reservas, os demais no terceiro time. Varie-se.
Útil por que usa praticamente todo o elenco. se alguém de fora, pode a cada 5 minutos trocar mantendo as características do grupo. ou quem perdeu a bola sai, quem ganhou vai para o time que joga e quem entra no time que tenta tomar a bola.
Usar os Auxiliares em torno do campo de jogo com bolas para imediato recomeço quando a bola sai.
P.S. Hoje aniversaria a BFA (Brazilian Football Academy) fundada em 1975 pelo Dr. Prof. Pioneiro do Fundão Manoel Espezim Neto, o Bermuda, a pedido do Dr. João Havelange, então Presidente da FIFA, para o desenvolvimento do Futebol na África e em todo o Mundo. Havelange sonhava ver um País Africano sediando a Copa do Mundo e sendo Campeão Mundial.
P.S. 2 – Hoje aniversaria meu Vizinho e Amigo Junior Salgueiro, atualmente residindo em Portugal! Parabéns, Junior! Paz e bem! Saúde e realização de sonhos! Abraços nossos!