POESIA

POESIA

poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo comum de falar, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.[1] O sentido da mensagem poética também pode ser, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos e a possibilidade desses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.[2]

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal). É a arte de poetizar que nos permite exprimir aquilo que está dentro de nós. Também pode ser encarado, como o modo de uma pessoa se expressar usando recursos linguísticos e estéticos.

POEMA

Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases – e mais raramente em conversa – em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.

Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanhahaiku, poema-colagemsoneto, poema-dramático, poema-figuradoepopeia, etc.

Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

Um poema também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite fazendo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa).

Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.

VERSO

substantivo masculino

  1. 1.

VERSIFICAÇÃO

cada uma das linhas de um poema, caracterizando-se por possuir certa linha melódica ou efeitos sonoros, além de apresentar unidade de sentido.

  • 2.

POR EXTENSÃO

composição literária em que as frases são versificadas; poema, poesia.

“publicou um livro de versos”

RIMA

substantivo feminino

  1. 1.

VERSIFICAÇÃO

reiteração de sons iguais ou similares, em uma ou mais sílabas, ger. acentuadas, que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis.

    •  
  • 2.

POR EXTENSÃO

uniformidade de sons na terminação de dois ou mais vocábulos.

PROSA

substantivo feminino

  1. 1.

expressão natural da linguagem escrita ou falada, sem metrificação intencional e não sujeita a ritmos regulares.

  • 2.

POR EXTENSÃO

aquilo que é material, cotidiano, sem poesia.

“a p. da realidade”

Autor desconhecido

SÔNIA

SÕNIA NOME BONITO,

NOME DE UMA FLOR,

ROSA NEGRA É SEU NOME

NOME DO MEU AMOR

P.S. – BEIJOS PARA OS CÉUS ONDE ESTÃO ALMA E ESPÍRITO DE DE MEU AMOR DESDE QUE SE TORNOU ESTRELINHA DO CÉU EM 03 DE JULHO DE 2014, PORTANTO HÁ 124 MESES. PARECE QUE FOI ONTEM! VAI SER LINDA ASSIM LÁ NO CÉU, NO UNIVERSO! AMO E AMAREI!

By Jucele

Julio Leal

CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL SUB 20 NA AUSTRÁLIA EM 1993

3 de novembro de 2024

Deixe um comentário