O Dia de Finados é celebrado anualmente em 2 de novembro. Oficialmente um feriado nacional no Brasil desde 2002, essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos e rezar pelas almas deles. A celebração teve origens pagãs e remonta a mais de 2 mil anos, quando era realizada pelos povos celtas na Europa.
O feriado de Finados é celebrado neste sábado (2) no Brasil e em alguns países. A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos. A data também traz variados aspectos religiosos e culturais aplicados em diversas partes do mundo.
A data comemorativa é muito antiga no calendário católico, conforme explica a antropóloga e bacharel em Direito Mirella Braga, professora de Direito e Serviço Social do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
“Em artigo publicado em 2010 pela antropóloga Misia Reesink, ela nos endereça o dia de Finados ao início no século XI, sendo o dia designado pela Igreja Católica como data em que a Igreja Militante, ou seja, os vivos católicos, se lembra e se apieda da Igreja Penitente, que são as almas ainda não completamente salvas”, explica a professora.
Quanto à origem das comemorações, a antropóloga diz que a festa foi instaurada pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030, expandindo-se, em pouco tempo, por todo o mundo católico como celebração de seus mortos.
“O dia de Finados tornou-se especial, dedicado à memória das pessoas que faleceram, cabendo aos vivos a iniciativa de ressignificar, ano após ano, os laços para com seus parentes e amigos na ida aos cemitérios, ao visitar os túmulos (tradição forte católica) e frequentar uma missa para ‘entregar’ a alma da pessoa falecida”, comenta Mirella Braga.
Crédito Itatiaia


P.S. – Ontem realizou-se a 124a. Missa em Intenção da Açama de Minha Estrelinha do Céu, Sônia Tinoco e, pela Cura e Saúde da Mana Ju! Linda Missa, casa cheia, muitas Intenções e Pedidos. Um novo Padre rezou a Missa e mandou muito bem, com uma voz poderosa e cheia de Amor, Carinho e Respeito. Disse na Homilia que os dois pilares do Cristianismo são a FÉ e a CARIDADE, que fora delas não há salvação, como no caso de um avião bimotor com um deles sem funcionar… D.E.P. a todos aqueles que vivem na Terra e hoje ocupam um lugar nos Céus, em especial meus Pais, Avós, Bisavós até Adão e Eva!
P.S. – Orando por Mundinho, Valdeci e Roni, internados e sob cuidados médicos!
By Jucele
JulioLeal
02 de Novembro de 2024