SUCESSO: BASEADO EM PALESTRA DO MESTRE E CAMPEÃO DO MUNDO CARLOS ALBERTO PARREIRA

SUCESSO

CONSEGUIR BOM RESULTADO, ÊXITO, TRIUNFO.

AQUILO QUE SUCEDE; ACONTECIMENTO, FATO, OCORRÊNCIA.

EFÊMERO.

FAZENDO A DIFERENÇA:

PARA OBTER SUCESSO NO FUTEBOL

  • TRABALHO EM GRUPO – AS CONQUISTAS ESTARÃO MAIS PRÓXIMAS DAS EQUIPES QUE TRABALHAM EM GRUPO, TEAMWORK, EQUIPE, BROTHER. NÃO É SUFICIENTE TER OS MELHORES. COMISSÃO TÉCNICA E ELENCO UNIDOS. É O TRABALHO DE EQUIPE QUE DETERMINA O SUCESSO. JÁ VIMOS TMES DOS SONHOS NÃO ALCANÇAREM ÊXITO.
  • QUALIDADE TÉCNICA – FUNDAMENTAL. SEM OVOS NÃO SE FAZEM OMELETES, NEM SEM OS QUEBRAR. PLANEJAMENTO/PRÁTICA/CONSTÂNCIA/EVOLUÇÃO/DISCIPLINA.
  • OBEDIÊNCIA TÁTICA – NINGUÉM SE ECONOMIZA. COMO NUM RELÓGIO, CADA QUAL FAZENDO O MELHOR SUAS TAREFAS. MAIS DISPOSIÇÃO A CADA TEMPO. A EMOÇÃO E A RAZÃO EVOLUEM JUNTAS. COMO EM UMA MÁQUINA DE ESCREVER, MESMO A TECLA MENOS USADA FAZ FALTA NO DOCUMENTO. BOLA NELES. COMPLEMENTARIDADE.
  • EQUILÍBRIO – ESTAR ATENTO AOS DETALHES. TER CONCENTRAÇÃO TOTAL, QUEM TIVER MAIS E ERRAR MENOS VENCE. QUEM FAZ MAIS GOLS E SOFRE MENOS GANHA. ALEGRIA E PRAZER. TRABALHAR COM AMOR. AJUDA. SUPORTE E COMUNICAÇÃO.
  • SUPERAÇÃO – SURPREENDER AS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA. OUSADIA. PRODUZIR ACIMA DOS PRÓPRIOS LIMITES, BATER RECORDES. SUPERAR QUALQUER EVENTULIDADE ENTRE VOCÊ E SEU SONHO.
  • COMPETÊNCIA TÉCNICA – QUEM APRESENTAR A MELHOR COMPETÊNCIA TÉCNICA NOS MOMENTOS CERTOS É QUEM CONQUISTA E ALCANÇA O SUCESSO. SANGUE DE CAMPEÃO.

O COMBUSTÍVEL

  • SONHOS
  • VISÃO
  • TRABALHO
  • DEDICAÇÃO
  • PRAZER
  • MERECIMENTO
  • ENTUSIASMO
  • DISCIPLINA
  • OUSADIA
  • SANGUE NOS OLHOS
  • PAIXÃO

EQUIPES VENCEDORAS DE ALTO NÍVEL: 3 (TRÊS) PILARES, ALICERCES

  • GRUPO VENCEDOR
  • TRABALHO DE EQUIPE
  • LIDERANÇA

SUCESSO

PARTE II

COMPETÊNCIA COLETIVA

CONQUISTAS

     AQUELE QUE APRESENTAR A MAIOR COMPETÊNCIA COLETIVA ESTÁ MAIS PRÓXIMO DA CONQUISTA. CAPACIDADE DE DEDICAR O ESFORÇO INDIVIDUAL PARA O BENEFÍCIO DO GRUPO, ALCANÇANDO FORÇA SINÉRGICA, MUITO SUPERIOR À SIMPLES SOMA DOS ESFORÇOS INDIVIDUALMENTE.

QUALIDADE TÉCNICA – IMPORTANTE A CAPACIDADE TÉCNICA INDIVIDUAL E A INTER-COMPLEMENTARIDADE PARA FORMAR EQUIPE COESA E CAPAZ DE OBTER SUCESSO MAIS DO QUE EFÊMERO. A QUALIDADE TÉCNICA DAS POSIÇÕES E FUNÇOES VARIA COM O PASSAR DO TEMPO, DE FORMA QUE O TREINADOR DEVA OBSERVAR, BASEADO NA EVOLUÇÃO DO FUTEBOL AS CARACTERÍSTICAS A PORVIR, IDENTIFICANDO OS MEHORES JOGADORES PARA EXECUTAR AS FUNÇÕES. POR EXEMPLO: VOLANTES E ZAGUEIROS MODERNOS PRECISAM SABER JOGAR, SAIR JOGANDO E MESMO ATACAR, ASSIM COMO OS ATACANTES, QUE ANTIGAMENTE SÓ ATACAVAM (VOLTAVAM DESCANSANDO COM AS MÃO NAS CADEIRAS), PRECISAM DEFENDER, SABENDO FAZÊ-LO. DIFÍCIL, É ANTEVER E IDENTIFICAR O MELHOR PARA CADA POSIÇÃO, UM DETALHE PODE FAZER A DIFERENÇA.

     SEM UMA QUALIDADE TÉCNICA SUPERIOR DE NADA ADIANTAM CONDIÇÃO FÍSICA NEM TÁTICAS MIRABOLANTES.

CONDIÇÃO FÍSICA – O FUTEBOL MODERNO EXIGE VALÊNCIAS FÍSICAS EM ALTÍSSIMO NÍVEL DE TODOS OS JOGADORES, COM PEQUENAS DIFERENÇAS EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA POSIÇÃO OU DA FUNÇÃO. TODOS PRECISAM SER CAPAZES DE TRABALHAR INTENSAMENTE E EM VELOCIDADE POR MAIS DE 90 MINUTOS, DADO QUE HÁ SEMPRE DESCONTOS E ACRÉSCIMOS NO JOGOS DE HOJE, SEM CONTAR COM AS PARTIDAS DEFINIDADES NA PRORROGAÇÃO E PENALIDADES, AS QUAIS DEVEM SER CONSIDERADAS NO PLANEJAMENTO, POIS MUITAS VEZES SÃO OS MOMENTOS DECISIVOS DAS COMPETIÇÕES.

     NO PASSADO MAIS LONGÍNQUO AS CARACTERÍSTICAS DA POSIÇÕES OU FUNÇÕES ERAM BEM PARTICULARES, PODENDO SER FEITA UMA PREPARAÇÃO QUASE INDIVIDUALIZADA, OU EM PEQUENOS GRUPOS, OS GOLEIROS ÁGEIS, COORDENADOS E COM BONS REFLEXOS, OS LATERAIS COM AGILIDADE E POTÊNCIA DE PERNAS PARA MARCAR OS EXTREMAS D´ANTANHO, OS ZAGUEIROS, USUALMENTE MAIS ALTOS E FORTES, COM VELOCIDADE DE REAÇÃO, QUAL CAMINHÃO NA LADEIRA, PARA RECUPERAR POSIÇÃO PERDIDA, E BOA IMPULSÃO; OS MEIAS COM A RESISTÊNCIA PARA O TRABALHO DE ARMAR E DEFENDER INCANSAVELMENTE, IR E VIR, ALÉM DE BOA CO-ORDENAÇÃO MOTORA, PULMÃO, CORAÇÃO E CÉREBRO DA EQUIPE DE FUTEBOL; OS PONTEIROS VELOZES, ÁGEIS, POTÊNCIA MUSCULAR.

     LEMBRO DE TER LIDO NUMA PUBLICAÇÃO IMPORTANTE O RESULTADO DE UM TESTE DE COOPER DA SELEÇÃO DE 70, CAMPEÃ DO MUNDO, QUANDO UM REI FEZ CERCA DE 2800 METROS EM 12 MINUTOS. HOJE OS JOGADORES PERCORREM NUMA PARTIDA ATÉ CERCA DE 14 KILÔMETROS E, 90 MINUTOS. NÃO SE FAZ MAIS O TESTE DE COOPER, PARA TRAÇAR PARALELO, MAS É FAR BEYOND!

     SEM UMA CONDIÇÃO FÍSICA SUPERIOR DE NADA ADIANTAM A QUALIDADE TÉCNICA NEM TÁTICAS MIRABOLANTES (VER-SE—IAM TODOS OS VETERANOS BONS DE BOLA A JOGAR).

OBEDIÊNCIA TÁTICA – ALÉM DA QUALIDADE TÁTICA INDIVIDUAL, IMPORTANTE O PLANEJAMENTO TÁTICO GERAL, COM SISTEMAS BÁSICOS, DERIVATIVOS E ALTERNATIVOS (ALÉM DE EXPERIMENTOS FUTURÍSTICOS), TÁTICAS DIVERSAS OFENSIVAS E DEFENSIVAS, BÁSICAS, DERIVATIVAS E ALTERNATIVAS, ALÉM DE FORMULAÇÕES E EXPERIMENTOS FUTURÍSTICOS E INOVADORES), MAS ACIMA DE TUDO A OBEDIÊNCIA TÁTICA AOS PRECEITOS ELABORADOS, INCLUSIVE QUANTO AOS MOMENTOS EM QUE A CRIATIVIDADE E LIBERDADE DE EXPRESSÃO PODEM SER UTILIZADOS DENTRO DO JOGO E DA COMPETIÇÃO.

    SEM UMA BOA E BEM ASSIMILADA PREPARAÇÃO TÁTICA E, A HUMILDADE PARA OBEDECER À ORIENTAÇÃO TÁTICA, JOGANDO CADA UM POR SI, DE NADA ADIANTAM A CONDIÇÃO TÉCNICA SOBERBA, SEQUER CONDIÇÃO ATLÉTICA SUPERIOR. JÁ ASSISTIMOS TIME DOS SONHOS, EM NÍVEL DE CLUBE E DE SELEÇÃO NÃO OBTER SUCESSO, PERDER NOS DETALHES POR DESCUMPRIMENTO DE UM OU DE MUITOS DO ESTABELECIDO.

EQUILÍBRIO – EM QUASE TUDO NA VIDA O EQUILÍBRIO É IMPORTANTE, FUNDAMENTAL MESMO, ASSSIM TAMBÉM O É NO FUTEBOL, QUANDO AS ATIVIDADES OFENSIVAS E DEFENSIVAS DEVEM SE EQUILIBRAR, SENDO BOA UMA EQUIPE OFENSIVA QUE DEFENDE BEM (ATÉ PELA VONTADE DE TER A POSSE E A BOLA), QUANTO UMA DEFENSIVA QUE ATACA BEM, NESSE CASO, MAIS CONTRA-ATACA.

     TENDO UMA EQUIPE 11 JOGADORES, SENDO 1 O GOLEIRO, RESTAM 10 NA LINHA, DONDE DESDE OS PRIMEIROS SISTEMAS, COMO O G – 2 – 3 – 5 A CINCO (5) MAIS CABIA DEFENDER, E OS OUTROS CINCO (5) MAIS ATACAR. SIMILARMENTE NO 4 – 2 – 4, 4 – 3 – 3, 4 – 4 – 2, 3 – 5 – 2. CADA VEZ COM MAIOR MOBILIDADE E TROCAS, ENTRETANTO. UMA EQUIPE PODE SER CONSIDERADA DE CARACTERÍSTICA MAIS OFENSIVA QUANDO ARRISCA MAIS, COLOCANDO MAIS JOGADORES NO TERÇO FINAL DO CAMPO, O DE ATAQUE, AINDA QUE COM MENOR NÚMERO NO MEIO DE CAMPO E ENTRE OS ZAGUEIROS. NESTE CASO, IMPORTANTE O COMBATE AOS DEFENSORES AO PERDER A POSSE PARA RETARDAR O CONTRA-ATAQUE, POIS PODE ESTAR EM INFERIORIDADE NÚMÉRICA NA DEFESA, ALÉM DE OFERECER ESPAÇOS NA COSTAS. AO CONTRÁRIO, MAIS DEFENSIVA, QUANDO COLOCA NA DEFESA, MESMO QUANDO ATACA NÚMERO SUPERIOR A CINCO (5) PARA JAMAIS SER SURPREENDIDA. ALGUMAS EQUIPES SÃO CAMPEÃS CONCEDENDO MENOS GOLS, OUTRAS MARCANDO MAIS GOLOS, DEPENDE DO ELENCO E DOS ADVERSÁRIOS.

     LIÇÕES PRÁTICAS DE OFENSIVIDADE SEM PERDER EQUILÍBRIO E A QUALIDADE DEFENSIVA AS EQUIPES DO PEPE GUARDIOLA (BARCELONA, BAYERN E CITY) E DO KLOPP (LIVERPOOL).

     SEM EQUILÍBRIO AS CHANCES DE OBTER SUCESSO SÃO REMOTAS, SENDO O FUTEBOL TAL QUAL COBERTOR CURTO: COBRINDO-SE OS PÉS DESCOBRE-SE A CABEÇA, E VICE-VERSA). IMPOR-SE NO MODUS OPERANDI ESCOLHIDO, E SURPREENDER, OCASIONALMENTE.

OUSADIA – A VIDA TAMBÉM ENSINA QUE QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA! PORTANTO, INDEPENDENTE DE CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DA EQUIPE, ASSIM COMO DO JOGADOR, HÁ QUE TENTAR ALGO NOVO, A MAIS, NOS MOMENTOS CERTOS. DENTRE OS PRINCÍPIOS DE ATAQUE, AQUELE QUE É FATOR DE DESEQUILÍBRIO QUANDO ABERTURA, MOBILIDADE E PENETRAÇÃO NÃO OBTÊM SUCESSO, NÃO CONSEGUINDO SUPERAR A DEFESA ADVERSÁRIA, A CRIATIVIDADE, A OUSADIA E A IMPREVISIBILIDADE INDIVIDUAL E COLETIVA SÃO A ÚNICA SAÍDA.

SEM UM DIRETO, CRUZADO OU UPPER CUT DE QUANDO EM VEZ, MESMO QUE ENCURRALADO E DOMINADO, O LUTADOR SÓ PODE PERDER. HOJE, O EMPATE CONTABILIZA UM SÓ PONTO (33%), ANTIGAMENTE A PREMIAÇÃO ERA MAIOR (50%) UM PONTO DE DOIS.

FOSSE DA FIFA E COLOCARIA OS CAMPOS DE FUTEBOL COM 112 M X 76 M, QUANDO AS EQUIPES OFENSIVAS TERIAM AINDA MAIS CHANCES DE ÊXITO DE JOGAR O “JOGO BONITO”. E ATACANTE NA MESMA LINHA NÃO É IMPEDIMENTO.

COMPETÊNCIA COLETIVA – JÁ VISTA PARCIALMENTE EM TÓPICOS ANTERIORES, MAS AINDA MAIS ESPECÍFICA A CAPACIDADE DE UNIR-SE NAÓ SÓ UM SETOR, MAS O TIME, MAIS DO QUE ISSO, O ELENCO, DEIXANDO DE LADO A VAIDADE, E DEDICANDO-SE AO RESULTADO FINAL, AINDA QUE RECONHECENDO QUE AS BOAS EQUIPES CONTUMAR TER UM OU DOIS JOGADORES DECISIVOS, PARA QUEM A MAIORIA DAS JOGADAS É PREPARADA, QUE POR ISSO, QUASE SEMPRE GANHAM MAIS E APARECEM MAIS TAMBÉM, GANHAM OS TROFÉUS INDIVIDUAIS (MAIORIA DOS QUE PREMIAM NÃO ENCHERGAM O TRABALHO BRILHANTE DE UM VOLANTE ANJO-DA-GUARDA, DE UM ZAGUEIRO-CHAVE), OU DE UM MEIA QUE RECUA E FECHA O MEIO OU ACABA COM A REFERÊNCIA DO ADVERSÁRIO).

     PRECISA HAVER JOGADORES COM CAPACIDADE PARA HARMONIZAR COM OS DEMAIS, DE MUITO TRABALHO DO TREINADOR-PSICÓLOGO, OU DO PSICÓLOGO NAS EQUIPES QUE DISPÔES DE UM OU DE EQUIPE – TODAS DEVERIAM TER), E DE TODA A C.T. POIS SÓ O TREINADOR NÃO CONSEGUE PERCEBER TODAS AS NECESSIDADES, NEM É CAPAZ DE ATUAR SOBRE TODOS OS JOGADORES, SENDO ASSIM TODA A C.T. PODE AJUDAR NA HARMONIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE COMPETÊNCIA COLETIVA.

     SEM ESSA UNIÃO EM TORNO DE UM IDEAL NÃO SE CHEGA AO SANGUE NOS OLHOS, OU NO MOMENTO MÁGICO EM QUE TODAS AS COISAS A CONTECEM A FAVOR, O VENTO SOPRA PRÓ, BOLAS IMPOSSÍVEIS ENTRAM, DEFESAS ÚNICAS SÃO PRATICADAS PELO GOLEIROS. EQUIPE BROTHER, DIZIA O ALEXANDRE REVOREDO, ENCAIXOU: PHODEO!

SUPERAÇÃO – PARA SUPERAR AO ADVERSÁRIO, OBJETIVO MAIOR DO FUTEBOL, MARCANDO MAIS GOLOS DO QUE O ADVERSÁRIO, UM MONTE DE TRABALHO É NECESSÁRIO, ÀS VEZES DE ANOS EM SEQUENCIA, COMO NAS PREPARAÇÕES PARA BATER UM RECORDE (4 ANOS, 8). O LIVERPOOL MUITAS VEZES CAMPEÃO INGLÊS ESTAVA HÁ 30 ANOS SEM VENCER O CAMPEONATO, E O TREINADOR KLOPP JÁ ESTÁ LÁ A UM BOM PAR DE ANOS.

     MAS IMPORTANTE É A SUPERAÇÃO INDIVIDUAL, A QUEBRA DE RECORDES PRÓPRIOS, UNINDO OS ESFORÇOS NAS DIVERSAS ÁREAS, A TÉCNCIA, A FÍSICA, A TÁTICA E A PSICOLÓGICA, SEM CONTAR A ESPIRITUAL. QUANDO O PLANEJAMENTO É BEM FEITO, CONSIDERANDO-SE TODOS OS FATORES A SUPERAÇÃO APARECE, COM JOGADORES ANTES POUCO NOTADOS DESTACANDO-SE, REALIZANDO PRODÍGIOS, COMO PRODUTO DE TODO O SEU ESFORÇO E DO MOMENTO MÁGICO DA EQUIPE. CONSISTENTEMENTE!

    SEM O APOIO DA EQUIPE, UM SÓ NÃO CONSEGUE SUPERAR-SE E AO ADVERSÁRIO, UMA A UMA AS FOLHAS DE UM CATÁLOGO SÃO FACILMENTE RASGÁVEIS, NÃO O CATÁLGO TODO DE UMA VEZ.

CONCENTRAÇÃO TOTAL – MESTRE PARREIRA, QUE É O MENTOR DOS TÓPICOS DESTA PALESTRA, COSTUMA DIZER QUE O GOL É UMA QUESTÃO DE DETALHE, E COM TODA A RAZÃO. O MESMO DÁ-SE COM JOGO COMO UM TODO, E COM A COMPETIÇÃO. A CONCENTRAÇÃO DE TODOS PRECISA SER TOTAL, COMPLETA, DE CORPO E ALMA, POIS A FORÇA DE UMA CORRENTE É A DO SEU ELO MAIS FRACO, A DE UMA EQUIPE, A DE SEU JOGADOR, MAIS DESCONCENTRADO. 90 MINUTOS DE DOMÍNIO, UMA BOBEIRA, O ADVERSÁRIO FOCADO PERCEBE E PIMBA: 1 X 0 E VOLTA PARA CASA MAIS CEDO, COM CARA DE TACHO RACHADO. MUITAS VEZES UM JOGADOR COM CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO PASSA POR PROBLEMAS, E DEVE SER IDENTIFICADO E TRABALHADO, OU CANSA NUM JOGO OU EM SEQUÊNCIA DE JOGOS, DONDE A SUBSTITUIÇÃO, VINDO UM BANCO EM DETERMINADO JOGO EVITAM A PERDA.

SEM CONCENTRAÇÃO TOTAL NÃO SE VAI LONGE. MUITAS EQUIPES VI COM GRANDE CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO E CONQUISTAS, MAS EM DETERMINADO TEMPO ATRASAM-SE OS BICHOS, DEPOIS OS SALÁRIOS…. JÁ ERA… FFF. JÁ VI CADA UMA!

JOGAR COM ALEGRIA POR PRAZER– EM TUDO O AMOR SUPERA O ÓDIO, POIS ESTE NADA MAIS É DO QUE A FALTA DAQUELE. PORTANTO, QUEM JOGA POR AMOR, POR UMA BOA CAUSA, COM ALEGRIA E SATISTAÇÃO TEM MUITO MAIS CHANCES DE CRIAR OBRAS BONITAS, QUE AGRADAM AO ESPECTADOR, AO TORCEDOR. PREFIRO VER UMA TELA COM BELAS CORES COMBINANDO, CONTRASTANDO AFAGANDO MEU EGO, DO QUE UMA DE CORES SEM NEXO, OFENSIVAS E AGRESSIVAS DAQUELE QUE APENAS TRANSFERE O QUE SENTE PARA A BOLA E PARA O JOGO.

SEM ALEGRIA E PRAZER MESMO O PROFISSIONAL NÃO CHEGA AO SEU MELHOR.

DISCIPLINA – OBEDIÊNCIA ÀS REGRAS, AOS SUPERIORES, A REGULAMENTOS.

     DISCIPLINA É A OBEDIÊNCIA AO CONJUNTO DE REGRAS E NORMAS QUE SÃO ESTABELECIDOS POR DETERMINADO GRUPO. TAMBÉM PODE SE REFERIR AO CUMPRIMENTO DE RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DE CADA PESSOA.

     A DISCIPLINA É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO, PARA AS CONQUISTAS, CAMINHAM PAR E PASSO.

     EM NOSSA BANDEIRA BRASILEIRA RESUME-SE A DUAS PALAVRAS, SENDO UMA A CAUSA, A OUTRA O EFEITO: ORDEM E PROGRESSO. AMAIS BONITA!

     NOSSO MAIOR PROBLEMA COMO PAÍS. NOSSOS TIMES. EQUIPES NACIONAIS E SELEÇOES DEIXARAM DE GANHAR, POSSUINDO CONDIÇÕES TÉCNICAS, MAS CASOS DE FALTA DE DISCIPLINA LEVARAM-NOS AO FRACASSO.

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE! DIÁLOGO! PUNIÇÕES JUSTAS! SUCESSO!!

O SUCESSO É EFÊMERO, PASSAGEIRO!

BOM MESMO É O PRESTÍGIO!!

O COMBUSTÍVEL

SONHOS

ATO OU EFEITO DE SONHAR. CONJUNTO DE IMAGENS, DE PENSAMENTOS OU DE FANTASIAS QUE SE APRESENTAM À MENTE DURANTE O SONO.

EM FUTEBOL, SONHO É QUASE MATERIALIZAR UM PENSAMENTO BOM, INÍCIO DE TUDO, ANTES DA AÇÃO.

VISÃO

A VISÃO (A VISTA) É UM DOS CINCO SENTIDOS QUE PERMITE AOS SERES VIVOS DOTADOS DE ÓRGÃOS ADEQUADOS, APRIMORAREM A PERCEPÇÃO DO MUNDO.
NO ENTANTO, OS NEUROANATOMISTAS CONSIDERAM QUE A VISÃO ENGLOBA DOIS SENTIDOS, JÁ QUE SÃO DIFERENTES OS RECEPTORES RESPONSÁVEIS PELA PERCEPÇÃO DA COR (I.E. PELA ESTIMATIVA DA FREQUÊNCIA DOS FOTÕES DE LUZ) OS CONES, E PELA PERCEPÇÃO DA LUMINOSIDADE (I.E. PELA ESTIMATIVA DO NÚMERO DE FOTÕES DE LUZ INCIDENTE).

EM FUTEBOL, VISÃO É COMO UM SONHO ACORDADO, PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DE UMA IMAGEM DAQUILO QUE SE QUER ALCANÇAR.

TRABALHO

CONJUNTO DE ATIVIDADES, PRODUTIVAS OU CRIATIVAS, QUE O HOMEM EXERCE PARA ATINGIR DETERMINADO FIM. ATIVIDADE PROFISSIONAL REGULAR, REMUNERADA OU ASSALARIADA.

EXERCÍCIO EFETIVO DE UMA ATIVIDADE.

EM FUTEBOL, TRABALHO É O CONJUNTO DE ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO, DE AVALIAÇÃO E CORREÇÃO DE TRAJETÓRIA, PARA ALCANÇAR O SONHO E A VISÃO, O QUE PRECISA SER FEITO PARA ATINGIR O OBJETIVO FINAL. TEÓRICO E PRÁTICO.

DEDICAÇÃO

QUALIDADE OU CONDIÇÃO DE QUEM SE DEDICA A ALGUÉM OU ALGO; DEVOTAMENTO, ENTREGA, SACRIFÍCIO.

MANIFESTAÇÃO DE AMOR, APREÇO, CONSIDERAÇÃO

ATO OU EFEITO DE DEDICAR; DEVOTAÇÃO.

EM FUTEBOL, DEDICAÇÃO É A CONDIÇÃO DE DOAR-SE À CAUSA INDIVIDUAL E/OU COLETIVA, PELA DURAÇÃO DO TRABALHO, NOS BONS E NOS MAUS MOMENTOS, FAÇA CHUVA OU SOL, PERDENDO OU GANHANDO, APRENDENDO A JOGAR.

PRAZER

SENSAÇÃO OU EMOÇÃO AGRADÁVEL, LIGADA À SATISFAÇÃO DE UMA VONTADE, UMA NECESSIDADE, DO EXERCÍCIO HARMONIOSO DAS ATIVIDADES VITAIS ETC.; ALEGRIA, CONTENTAMENTO, JÚBILO, SATISFAÇÃO.

BOA VONTADE, AGRADO.

DIVERSÃO, DISTRAÇÃO, DIVERTIMENTO.

EM FUTEBOL, PRAZER É A MÁXIMA SATISFAÇÃO DE FAZER O QUE GOSTA COM ALEGRIA E AMOR, AINDA QUE, EVENTUALMENTE, EM CONDIÇÕES ADVERSAS. DESSA FORMA PODENDO PINTAR AS OBRAS FUTEBOLÍSTICAS MAIS BONITAS E ADMIRÁVEIS.

MERECIMENTO

QUALIDADE EM FUNÇÃO DA QUAL SE MERECE PRÊMIO, APREÇO, ESTIMA ETC.

VALOR, MÉRITO, IMPORTÂNCIA.

SINÔNIMOS DE MERECIMENTO: VALIMENTO, SUPERIORIDADE, MÉRITO, VALOR, APREÇO, VALIA, BENEMERÊNCIA.

NINGUÉM AVALIA TÃO CARO O NOSSO MERECIMENTO, COMO O NOSSO AMOR-PRÓPRIO.
– MARQUÊS DE MARICÁ

A INVEJA DE MUITOS ANUNCIA O MERECIMENTO DE ALGUNS.
– MARQUÊS DE MARICÁ

O INTER VENCEU O CLÁSSICO POR MERECIMENTO.

– VANDERLEI LUXEMBURGO

EM FUTEBOL, MERECIMENTO É TER RECONHECIDO TODO O ESFORÇO COM UMA CONQUISTA JUSTA INDIVIDUAL OU COLETIVA. FAZ TRANQUILA A CONSCIÊNCIA.

ENTUSIASMO

NAS RELIGIÕES NÃO CRISTÃS DA ANTIGUIDADE, ESTADO DE EXALTAÇÃO DO ESPÍRITO DE QUEM RECEBE, POR INSPIRAÇÃO DIVINA, O DOM DA PROFECIA OU DA ADIVINHAÇÃO

ESTADO DE FERVOR, DE EMOÇÃO RELIGIOSA INTENSA

ESTADO DE EXALTAÇÃO DA ALMA QUE VIVENCIA O POETA, O ARTISTA, OU O JOGADOR ARREBATADO PELA INSPIRAÇÃO

FORÇA NATURAL OU MÍSTICA QUE IMPELE A CRIAR OU A AGIR COM ARDOR E SATISFAÇÃO

EM FUTEBOL. ENTUSIASMO É UM ESTADO DE EUFORIA QUE LEVA, COM SANGUE NOS OLHOS, À CRIAÇÃO DE UM MOMENTO MÁGICO, ONDE GRANDES OBRAS SÃO EXECUTADAS E CONQUISTAS OBTIDAS.

DISCIPLINA

OBEDIÊNCIA ÀS REGRAS, AOS SUPERIORES, A REGULAMENTOS· 

ORDEM, REGULAMENTO, CONDUTA QUE ASSEGURA O BEM-ESTAR DOS INDIVÍDUOS OU O BOM FUNCIONAMENTO (P.EX., DE UMA ORGANIZAÇÃO)

ORDEM, BOM COMPORTAMENTO

COMPORTAMENTO METÓDICO, DETERMINADO; CONSTÂNCIA.

EM FUTEBOL, DISCIPLINA É OBEDIÊNCIA ÀS REGRAS, REGULAMENTOS, LEIS, CONSTITUIÇÃO E AOS SUPERIORES. DE LIVRE ARBÍTRIO, POR EDUCAÇÃO E ENTENDIMENTO QUE SEM ELA NÃO SE ALCANÇA O SUCESSO, QUE A FALTA DE DISCIPLINA JÁ FEZ BONS TIMES PERDEREM OPORTUNIDADE DE FAZER HISTÓRIA.

OUSADIA

QUALIDADE OU CARACTERÍSTICA DE OUSADO; ARROJO, CORAGEM.

QUASE FALTA DE REFLEXÃO; IMPRUDÊNCIA; TEMERIDADE

CORAGEM INJUSTIFICADA; PETULÂNCIA, AUDÁCIA, ATREVIMENTO

FALTA DE CERIMÔNIA; INTIMIDADE, OPORTUNIDADE

EM FUTEBOL, OUSADIA É A QUALIDADE DE ARRISCAR TUDO NUM MOMENTO APROPRIADO, QUE NINGUÉM ESPERAVA, POIS QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA.

PAIXÃO

O MARTÍRIO DE JESUS CRISTO.

SEGMENTO DO EVANGELHO QUE TRATA DO MARTÍRIO DE CRISTO; ESSE MARTÍRIO, E O DOS SANTOS.

PEÇA TEATRAL CANTADA, OU ORATÓRIO SOBRE O TEMA DA PAIXÃO.

GRANDE SOFRIMENTO; MARTÍRIO.

EM FUTEBOL, MARTÍRIO É O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, SUCESSIVOS 90 MINUTOS SOB PRESSÃO DA VITÓRIA, SOL, CHUVA, INTEMPÉRIES, AS VIAGENS E AS CONCENTRAÇÕES, VIDRAÇA DA TORCIDA E DA IMPRENSA, LEÃO NA ARENA DOS TEMPOS ANTIGOS NOS DIAS DE HOJE, MAS, CAMINHO QUE LEVA AO SUCESSO!

UNIÃO

EM FUTEBOL, A UNIÃO É A SOMA DE TODOS ESSES FATORES E DE TODOS OS ENVOLVIDOS, CHAVE PARA O SUCESSO. A UNIÃOFAZ A FORÇA!

GRUPO VENCEDOR

CAMPEÕES RARAMENTE FALAM DE TROFÉUS, MEDALHAS, TÍTULOS OU HONRAS.

FALAM COM ORGULHO SOBRE O PROCESSO, O CAMINHO.

ENQUANTO MUITOS SONHAM COM AS CONQUISTAS, ALGUNS DEIXAM OS SONHOS, ACORDAM E TRABALHAM DURO PARA CONSEGUI-LAS.

EQUIPES VENCEDORAS DE ALTO DESEMPENHO

BASEIAM-SE EM 3 PILARES:

1 – GRUPO VENCEDOR         2 – TRABALHO DE EQUIPE   3 – LIDERANÇA

GRUPO VENCEDOR – PESSOAS COMUNS QUE SE TORNAM ESPECIAIS (DIAMANTE – BRILHANTE, UVA – VINHO, LIMÃO – CAIPIRINHA)

1 – PREPARAM-SE;

2 – DECIDEM PAGAR O PREÇO;

3 – TÊM, MUITA DISCIPLINA.

PESSOAS QUE TÊM SONHOS – SÃO MOVIDAS POR ELES

1 – CONQUISTAS SÃO CONSEGUIDAS COM RENÚNCIAS, SACRIFÍCIOS E DESAFIOS;

2 – ENTRAM EM AÇÃO, PORQUE INTENÇÃO SEM AÇÃO = NADA;

3 – SÃO PERSEVERANTES, OBSTINADAS, RESILIENTES.

PESSOAS QUE SABEM O QUE QUEREM – METAS BEM DEFINIDAS

1 – O ESTABELECIMENTO DE SUAS METAS DETERMINARÁ ATÉ ONDE VOCÊ SUBIRÁ NA VIDA;

2 – AS METAS TÊM QUE SER REALISTAS E DESAFIADORAS;

3 –NA DÚVIDA METAS ACIMA, MELHOR DO QUE ABAIXO (MELHOR QUERER JOGAR PEDRAS À LUA, NÃO CHEGA, MAS VAI LONGE).

PESSOAS COM SENSO DE COMPANHEIRISMO (EM ZULU: UMOJA) – UM POR TODOS E TODOS POR UM

1 – CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL DE TRABALHO;

2 – RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE ALHEIA;

3 – UM GRUPO NÃO É FORMADO DE IGUAIS, SENÃO DE COMPLEMENTARES.

PESSOAS QUE SE SENTEM MERECEDORAS DA CONQUISTA.

O CAMPEÃO NÃO É AQUELE QUE VENCE SEMPRE, MAS AQUELE QUE TEM ATITUDES VENCEDORAS, PODENDO SEMPRE VENCER.

CAMPEÃO É AQUELE QUE NÃO SE PRENDE ÀS CONQUISTAS ANTERIORES (COMO DIZIA O LENDA NELSON MADIBA MANDELA: REALIZEI, APÓS ESCALAR ALTA MONTANHA, QUE MUITAS OUTRAS HÁ A ESCALAR).

É OBSTINADO NA SUPERAÇÃO DOS PRÓPRIOS LIMITES.

ACREDITA NO TRABALHO DURO, QUE NO FIM PODE DAR O GOL DECISIVO.

USAR A PRESSÃO, A FAVOR, ELA É A MAIOR AMIGA DO ATLETA.

SUCESSO PROFISSIONAL –

FAZER O QUE GOSTA E GOSTAR DO QUE FAZ.

ADMINISTRAR A PRESSÃO EXCESSIVA COM REPOUSO, LAZER E HOBBIES

GRUPO VENCEDOR

COMPARTILHA OBJETIVOS COMUNS;

TEAM WORK;

JAMAIS DESISTE;

NUNCA ABAIXA A CABEÇA;

DEIXA O EGO FORA DO VESTIÁRIO, DO ESTÁDIO;

RESPEITA A HIERARQUIA.

CONFIA EM SI, NOS COMPANHEIROS E EM DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS!

BY JUCELE

BASEADO EM PALESTRA DO MESTRE PARREIRA

JULIO LEAL

2020

ATUALIZADO EM 2 DE JUNHO DE 2024

Deixe um comentário