9 – Roberto Carlos: quando chuta a bola de futebol ela se transforma numa de futebol americano, aquela bicuda  (palavras de um observador técnico). Estórias, História, Fatos, Casos e “Causos”

9 – Roberto Carlos: quando chuta a bola de futebol ela se transforma numa de futebol americano, aquela bicuda  (palavras de um observador técnico)

Era o ano de 1991, ano da Copa do Mundo de Juniores (Under 20) e Juvenil (Under 17), o Brasil, Tri Mundial na Categoria Principal (58, 62 e70) tentava seu Tri no Junior (83 e 85) e o primeiro Título no Juvenil.

Indicado ao trabalho na categoria Juvenil já bem próximo do Campeonato Sul-americano que classificava para o Mundial na Itália, começamos pelo Campeonato Brasileiro Juvenil no Rio de Janeiro, com 64 Clubes. Em seguida, uma geral nos Clubes do Rio, depois São Paulo e outros Estados que geralmente cediam Jogadores às diversas Seleções de Base, por impossível ver todas as agremiações, dada a premência de tempo e as distâncias Continentais do Brasil. Já possuíamos experiência no trabalho, pois em 1984 dirigimos todas as Categorias da Base (à época ainda chamadas Inferiores), tendo inclusive criado a primeira Seleção Infantil que num Torneio de Montaigu, na França, não só venceu como revelou Veloso, André Cruz, Ivan, Marco Aurélio e William. E a preparação inicial da de Juniores, campeã Sul-americana com o Professor Jair Pereira e Bi mundial  com o Mestre Gilson Nunes.

Na Federação Paulista tínhamos um antigo Amigo, Sr. Dr. João Atalla (O Mago das Tabelas) que nos ajudava muito na organização de Torneios curtos na Capital e no Interior, grandes celeiros. Solicitávamos que os Clubes só levassem jogadores na idade pedida para o Sul-americano e o Mundial, nascidos a partir de 1º de Agosto de 1974, para facilitar a avaliação. Em uma dessas oportunidades convidamos 4 (quatro) Clubes de grande investimento na Base à época, revelando muitos Atletas: Guarani (que sediaria o Torneio), XV de Piracicaba, Ponte Preta (que lamentavelmente declinou do convite justificando que o time daquela idade estava parado para férias) e o União São João de Araras (primeiro Clube-Empresa Profissional do Brasil, salvo engano).

Realizamos a competição amistosa com 2 (dois) jogos para cada time, A X B, Perdedor contra C e Vencedor x C, recomendando usar todos os jogadores inscritos nos 2 jogos. No primeiro jogo, Guarani x União São João, os Clubes apresentaram suas relações com nome completo, apelido e data de nascimento. O Guarani sempre primou pela boa apresentação de suas listas, mas o U.S.J de Araras foi além, entregando num belo envelope grande folheto com a História do Clube, Revista, Posters e a lista de todos os jogadores e treinadores de todo o Clube, com currículos. Na relação para o primeiro jogo, lista com 11 titulares e 11 reservas, no final um espaço e mais um jogador, Roberto Carlos da Silva Rocha, apelido Roberto Carlos, nascido a 10 de Abril de 1973. Não tinha idade para aquele Torneio, nem para o Mundial de 1993 (1º. de agosto de 1973), mas tinha idade para o Mundial de Junior daquele ano. O atencioso Supervisor justificou dizendo ele não iria jogar, que queriam dar a saber à CBF daquele jovem jogador da equipe profissional, considerado internamente, excepcional.

Agradecemos a gentileza dizendo que daria a conhecer ao excelente Treinador dos Juniores, Prof. Ernesto Paulo. Fomos à disputa de onde surgiram alguns bons valores para a conquista do sul-americano no Paraguai em 1991 (Adriano, Carlinhos, Ceará) e outros que não chegaram àquela disputa (Amoroso e Luizão).

Em seguida, ainda em Campinas, perguntei à C.T. do Guarani sobre o tal jogador, lateral do USJ, todos já o conheciam e confirmaram as informações, o mesmo com o Técnico do XV, liguei para Amigos que nos ajudavam na busca de novos talentos em São Paulo, unanimidade. Quando se fala de jogadores de seleção e mais de dois aprovam, ele tem nível. Um desses Informantes me disse: “joga muito na defesa e no ataque, baixo, mas muito forte e rápido, quando arremessa o lateral a bola vai além da marca do pênalti, quando chuta a bola ela sai bicuda como a bola de futebol americano”. Pena não lembrar quem foi!

Liguei para o Professor Ernesto Paulo, Treinador da Seleção Under 20, classificada para o Mundial em Portugal ao vencer o Sul-americano numa decisão épica, e passei todas as informações de que dispunha e o contacto com o União São João. Soube que ele ligou para o Treinador Principal Palhinha (aquele famoso ex-jogador) que confirmou as informações, marcando um jogo-amistoso para apresentar o jovem Roberto Carlos ao Treinador Ernesto. Lembro que em seguida o jovem jogador foi convocado para a próxima etapa de preparação junto com os 2 (dois) laterais esquerdos campeões sul-americanos. Iniciados os treinos, Roberto era o 3º, mas ao entrar no lugar do segundo lateral já mostrou ao que viera e dali para assumir a titularidade foi um passo. Nunca mais saiu, chegou à Seleção Principal e lá confirmou tudo o que dele se disse naquele início, e o que dele esperavam no Clube.

Num gol de falta antológico soltou um petardo cheio de curvas que transformou a bola num míssil saindo no formato que um bom olheiro dissera: o de uma bola de futebol americano!

Assim que me lembro, 30 anos após o ocorrido…

Roberto Carlos – União São João de Araras _ SP

Roberto Carlos – S.E. Palmeiras

BRAZIL – JUNE 01: Brazil player Roberto Carlos pictured in June 1993. (Photo by Shaun Botterill/Allsport/Getty Images)
ROBERTO CARLOS NO REAL MADRI

Roberto Carlos – Seleção Brasileira ainda Tri.

Roberto Carlos – O Chute que fazia a bola sair como a de futebol americano

Fez de falta, um dos mais lindos gols, com efeito pouco provável, como uma Folha Seca Invertida, mais potente!

P.S. Quando iniciei o trabalho na Categoria Juvenil em 91, na Granja, em Teresópolis, o campeoníssimo Treinador Professor Ernesto Paulo, exímio jogador de Futebol e Futebol de Salão, foi de grande importância dizendo que em Janeiro chovia todas as manhãs, que passasse os treinos com bola para a parte da tarde. Dito e feito!

Em 1992 fui seu Auxiliar no Torneio Pré-Olímpico no Paraguai, quando o Jovem jogador do São Paulo, Elivelton, levou uma pedrada de pedaço da arquibancada (acho que ficou em coma), mas isso pode ser uma próxima Estória.

P.S.1 – Hoje é aniversário do Roberto Carlos! Parabéns!!! Cara bom!!! Representa bem os Arianos. Exemplo

P.S. 2 – Hoje aniversariam também a Educadora Zelia Peruci e Gil. Parabéns! Saúde e felicidade!

By Jucele

Julio Leal

YouTube: @julioleal5218

www.julioleal.com.br

juliocesarlealjr@gmail.com

Futebol Arte e Ofício – Editora Sprint – 2000

Julho de 2022 Repost em 10 de Abril de 2024

Deixe um comentário