A Academia Brasileira de Futebol foi criada por recomendação do Doutor João Havelange, então Presidente da FIFA, para o desenvolvimento do Futebol na África, principalmente, e em todo o Mundo!
Seu fundador foi o Professor, Doutor Manoel Espezim Neto, conhecido no futebol como Doutor Neto e por Bermuda, para os íntimos, com a ajuda do Dirigente de Futebol que auxiliava ao Dr Havelange, Dr Carlos Alberto de Carvalho, parceiros inseparáveis.
Dr. Havelange sonhava ver um País Africano Sediar uma Copa e ganhar um Mundial. Já sediou (África do Sul), já ganhou títulos na Base, falta na Categoria Principal. A semente foi plantada!
Sua criação deu-se a 9 de Novembro de 1975 no Rio de Janeiro, tendo como co-fundadores, o Professor Américo Faria, Professor Carlos Alberto Lancetta, Professor e Campeão do Mundo Carlos Alberto Parreira, Mestre Zagallo e outros importantes nomes do Futebol.
Portanto, hoje celebram-se os 48 anos desde sua fundação, nos quais foram formados milhares de Treinadores, reconhecidos pela FIFA, principalmente na África, e depois em diversos Continentes e Países.
Inicialmente eram 2 (dois) Cursos no Rio, com cerca de 28 (vinte e oito participantes cada) um em Julho e outro em Dezembro, com a duração de 3 (três semanas) com aulas práticas pela manhã (quando um time juvenil do Rio executava a aula prevista), outra prática à tarde (executada pelos próprios participantes) e aulas teóricas à noite com a participação dos melhores Treinadores, Preparadores Físicos, Médicos, Preparadores de Goleiros e outras atividades correlatas como Psicologia, Fisiologia e etc…
Nos fins de semana acompanhavam jogos dos Principais times do Rio em Julho e do Brasil em Dezembro, quando faziam Relatórios e recebiam avaliação.
Depois que o Doutor João Havelange deixou a FIFA as Federações começaram a ter dificuldade de enviar os Ex-jogadores, jogadores, Treinadores e pretendentes para os Cursos, e Professor Neto criou, então, o Curso Itinerante, indo aos locais interessados, principalmente África, Oriente Médio e América Central.
Lamentavelmente o Espezim veio a falecer de COVID em 2020 e com isso as atividades da Academia se encerraram, pois era ele que tinha todo o funcionamento de memória, um QI altíssimo, dos maiores que conheci, um ser humano fora de série, Jogador, Juiz de Futebol, Radialista, Jornalista, Advogado, Professor de Educação Física (formou-se em minha Turma, Pioneiros do Fundão, em 1972), Instrutor da FIFA e Treinador de Futebol, além de fazer parte dos altos escalões da FIFA.
Ficam as memórias, as lembranças e o legado.
A África do Sul tem Treinadores de grande sucesso que participaram de mais de um curso: Zippo, Mandla, ManQloba, há muitos espalhados pelo mundo
Parabéns, Academia Brasileira de Futebol (Brazilian Football Academy): faria 48 anos hoje, 46 de atividade!
Fundador da BFA, Prof. Dr, Espezim Neto e Co-Fundador Julio Leal são Pioneiros do Fundão
Pioneiros do Fundão: Bodas de Ouro em 2023, 1972 – 2022. Este ano 51 – uma boa ideia, ruma à Platina.



By Jucele
Julio Leal
Treinador Campeão do Mundo de Futebol U.20 na Austrália em 1993. Há 30 anos .
9 de novembro de 2023
You Tube: julioleal5218
Twitter: @Julio Cesar Leal
Valeu!!
CurtirCurtir
LIIGAVA PARA A CASA E PERGUNTAVA SE SEU BALAGANDÃ ESTAVA! EU ESTAVA NO BALLET… KKK
CurtirCurtir
Memórias com tantas datas !
Parabéns !
CurtirCurtir
Agenda, Vc também tem! E manda parabéns para todos! Eu lembro dos que já se foram, também vivem: em nossas memórias! Beijo
CurtirCurtir