3 – Seo Luiz Borracha – A maior ponte de todos os tempos!

Estórias, História, Fatos, Casos e “Causos”

3 – Seo Luiz Borracha – A maior ponte de todos os tempos!

         Em 1976 eu trabalhava no Clube de Regatas do Flamengo, como Treinador do Infanto-Juvenil, Preparador Físico do Junior e Auxiliar no Profissional do Seo Froner. Uma baita experiência conviver com tantos Profissionais bons nas 3 (três) categorias e Atletas com Sangue de Campeões. Uma Especialização, um Mestrado em Futebol!

         Um desses Profissionais, Seo Luiz Borracha, ensinava e liderava pelo exemplo. Ex-jogador, Goleiro, campeoníssimo no Fla em tempos mais antigos, atuava como Massagista nessa época. Tinha por hábito chegar muito cedo, antes de o primeiro jogador chegar. Ia para o campo com Seo Bria ao lado, depois quando cheguei, eu ia também. Andava pelo campo todo para limpá-lo, recolhendo todo tipo de sujeira, algodão, esparadrapo, folhas e etc. Deixava o campo limpinho, lisinho como uma mesa de sinuca. No trajeto, contava estórias, lembrava de sua História, ríamos. Depois, ia dar massagens e tratar dos atletas que precisassem, de acordo com as orientações do Médicos – Dr. Paulo De São Thiago, Celio Cotechia e Giuseppe Taranto.

         Um dia, mandou uma de que jamais me esqueci… Era um Fla-Flu dos grandes, ali na Gávea, casa cheia, como sempre, ele, Seo Borracha a defender a baliza do Jóquei. Lá pelas tantas o atacante do Tricolor manda um petardo de fora da área, no ângulo; ele que estava a saltitar nas pontas dos pés, atento, dá um passo para o lado e salta alto, longe, e com a ponta dos dedos sem luvas, braços esticados ao máximo, corpo paralelo ao travessão quadrado, faz a defesa, aterrissa deitado de lado e puxa a bola para próximo de si, do peito, protegendo-a sem dar rebote. Já se preparava para levantar quando ouviu atrás de si um estrondoso e demorado CLAP CLAP CLAP. Curioso, olhou para trás e viu o Cristo Redentor do alto da sua montanha, com os braços esticados à frente e um sorriso nos lábios aplaudindo a defesa salvadora, uma ponte jamais vista! Nunca esquecida! Agora está escrita e perpetuada, Maktub!

         Contava a estória, na sua simplicidade característica e sorria…

         Seu Filho, Borrachinha, também foi bom Goleiro e Treinador. Paulo Paixão, o Rei da Gratidão, trabalhou com ele e afirmou que era excepcional como o Pai. Ademais enviou-me gentilmente fotos de Seo Luiz Borracha para ilustrar este humilde post em homenagem a um Cara Bom que conheci.

P.S. – PONTE é a defesa que o Goleiro faz em bolas altas, saltando e chegando na bola com as duas mãos, agarrando-a forme, chegando o corpo a estar paralelo ao travessão quase na sua altura (2,44 m.).

P.S.2 – Uma das maiores e mais importantes que vi foi a gos Goleiro do Vasco da Gama Carlos Alberto, numa Final de Juniores, preliminar com mais de 110.000 torcedores, num chute de Maciel (do Fla), aos 45 do segundo tempo, evitando o Tricampeonato flamenguista. Só que desviou a bola a corner com a pontinha da luva.

         Cristo, abençoe o Rio!

         Deus o Brasil e o Mundo!

         Amo meu País, Sônia Tinoco e meus Netos infinitamente!

By Jucele

Julio Leal

Maio de 2022 – atualizado em 08 de outubro de 2023

Site: www.julioleal.com.br

Email: julioleal@gmail.com

You Tube: @julioleal5218

Fiquem com Deus!

1 comentário Adicione o seu

  1. Avatar de jlcleal jlcleal disse:

    Legal!!

    Curtir

Deixe um comentário