PROJETO FÊNIX:AMÉRICA DE SÃ JOSÉ DO RIO PRETO ANO 2000. RELATÓRIO II

RELATÓRIO II

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

06 DE ABRIL DE 2000

          ILMO SR. PRESIDENTE, DR. PEDRO BATISTA

          ILMO SR. VICE-PRESIDENTE, DR. JORDANI

         ILMO SR. VICE-PRESIDENTE DE FUTEBOL, SR.

                         ARIOVALDO REZENDE

         ILMOS SRS. DIRETORES DE FUTEBOL, SR. ARADO

                             E CARLOS BATISTA

INTRODUÇÃO

         A finalidade deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido desde o 1º RELATÓRIO entregue em 28 de fevereiro de 2000 e a presente data, bem como apresentar sugestões que possam melhorar ainda mais as condições de trabalho e, principalmente, alcançar os resultados e a conquista do acesso à Divisão A-I em 2001.

         Manifestamos, outrossim, o imenso orgulho e a grande honra em exercer nosso trabalho à frente dessa grande agremiação brasileira, o América Futebol Clube, de São José do Rio Preto.

DESENVOLVIMENTO

DURAÇÃO: 05 SEMANAS, 33 DIAS.

DIAS DE TREINO DE 1 PERÍODO:

DIAS DE TREINO PERÍODO INTEGRAL:

DIAS LIVRES:

JOGOS TREINOS: AMÉRICA 1X0BARRETOS e AMÉRICA 3X0 MONTE AZUL

JOGOS OFICIAIS: América 4X0 Olímpia, São Carlense 0x1 América, América 3×1 Rio Preto, Bragantino 1×1 América, América 1×0 XV de Novembro.

Jogos Oficiais: 05

Pontuação: 13 pontos

Gols Pró: 10

Gols Contra: 02

Saldo: 08

Classificação: 1º (primeiro junto com o São Caetano que possui melhor saldo de gols).

         Imediatamente após o rebaixamento à A-II foi elaborado um projeto com vistas à disputa desta competição com vistas ao acesso à Divisão A-I em 2001. Denominamos este Projeto de “FÊNIX”, baseado na lenda grega da ave que, uma vez queimada renascia das cinzas, passando a simbolizar a capacidade de recuperação. 

         A primeira etapa do projeto foi a reformulação do elenco anterior que se mostrou incompetente para alcançar elevados objetivos. Assim sendo foram imediatamente liberados os Atletas Profissionais: Mineiro, Junior, Alex Lopes, Valdir Souza, Damasceno, Nem.  Recomendada a contratação de Atletas de bom nível e experientes para as mesmas posições (zagueiro central, volantes, meias), bem como outras posições já carentes (centroavante, meia esquerda, lateral esquerda). O processo de contratação foi muito difícil face muitos jogadores já haverem participado do Campeonato Estadual de São Paulo, e em outros Estados. Vários jogadores de grande valor foram recomendados e tentados, mas acabaram por não virem para o América. Outros acabaram por vir, como João Antonio, Rodrigo Moreira, Eder, Josicler e Juninho; sendo que este participava dos nossos treinos visando ao aperfeiçoamento da forma, estava disponível, possui qualidades técnico-táticas e grande experiência e valor pessoal. Algumas posições, lamentavelmente, não puderam ser preenchidas, limitando, definitivamente nossas chances no campeonato.

ELENCO

         Contamos com 30 Atletas inscritos, sendo 21 Adultos Profissionais, 07 Juniores Profissionais e 02 Juvenis Profissionais:

Goleiros: Sergio, Vanderlei, Adriano – (3);

Laterais direitos: Fernando, Eduardo, Michel (base) – (3);

Laterais esquerdos: Marcelo Augusto, Josicler – (2);

Zagueiros: Zambiasi, Guilherme, Marcio Pereira, Pinga (base) Eder e Thiago (que retornou à base) (5);

Volante: Dione, João Antonio, Cris (base), Beto (base), Reginaldo – (5);

Meia direita: Junior, Glaucio, Luciano, Marcio Costa (4);

Meia esquerda:  Da Silva, Rodrigo Moreira (2);

Atacantes: Roberto Carlos, Dauri, Paulinho Marília, Rodrigo Jau, Ricardinho (base) (5);

         Hoje temos:

GOLEIROS- SERGIO, VANDERLEI, ADRIANO

         Bem servidos na posição titular com Sérgio, muito bom, experiente e de grande profissionalismo;

         O suplente, de ótimo nível de profissionalismo, apresenta regular nível técnico, apenas;

         O terceiro goleiro é jovem, inexperiente, não possui altura elevada, mas é técnico, ágil, e apresenta boas condições gerais, podendo evoluir.

LATERAIS DIREITOS- Eduardo, Fernando e Michel.

         Eduardo apresenta bom nível de condicionamento físico-técnico-tático, tem evoluído, mas a produção ainda pode melhorar.

          Fernando tem bom condicionamento físico, razoável nível técnico e fraco desempenho tático, mormente no ataque.

          Michel – jovem, boas qualidades físicas para a posição, razoável nível técnico e limitado taticamente. Mas Pode evoluir, pois possui as principais características da posição, além de ser polivalente.

LATERAL ESQUERDA: Marcelo Augusto e Josicler

         Marcelo é jovem, possui bom potencial físico-técnico-tático, mas ainda é prematuro investir na sua titularidade.

         Recomendamos a contratação de um lateral esquerdo, de bom nível e veloz. Foi contratado Josicler, experiente, especialista, boa técnica geral, mas com características lentas no apoio e volta. Em aperfeiçoamento e avaliação das condições físicas, bom nível de finalização.

ZAGUEIROS CENTRAIS: Zambiasi, Guilherme, Márcio Pereira, Pinga e Eder;

Zambiasi – apresenta quadro de operação no tornozelo, mas seu profissionalismo e amor à profissão e ao Clube o fazem superar-se, e com cuidados especiais poder atuar.

Márcio Pereira – após lamentável atuação na A- I contra o Mogi-Mirim, quando cometeu injustificável penalidade máxima, apresentou contusão na perna, demorando muito a recuperar-se. Somente nesta primeira semana de abril, após tratamento dentário, voltou às atividades normais. Limitado física-técnica e taticamente, precisará demonstrar muitas qualidades para atuar.

Pinga – quando precisamos de um jogador para completar treinamento, ele veio e demonstrou muitas qualidades, permanecendo, então. Só fez evoluir desde então, demonstrando qualidades para atuar como titular. Pode evoluir muito. Foi vendido ao Santos neste mês de abril o que causará problemas no decorrer da competição, pois possuímos apenas 03 zagueiros, um sob desconfiança técnica e comportamental, Marcio Pereira, e Thiago que ora treina entre os juniores, e apresentou limitações.

Guilherme – em processo de adaptação à zaga central esquerda. Baixo, mas com boa impulsão, mostrando qualidades.

Eder – boas qualidades físico-técnico-táticas. Em processo de condicionamento final por Ter permanecido 10 dias  internados antes de vir para o América.

MEIOCAMPISTAS- com características defensivas (proteção e coberturas): Dione, Cris, João Antonio e Beto.

Dione – bom fisicamente, razoável técnica e taticamente, podendo evoluir.

Cris- jovem, bom fisicamente, regular técnica e taticamente. Pode evoluir, mas ainda não possui padrão de titularidade para a importância da competição.

Beto – muito jovem. Bom fisicamente, bom tecnicamente e com qualidades táticas e de posicionamento. Deve ser trabalhado para aproveitamento futuro. Vendido ao Santos no início de abril. Pode evoluir muito.

João Antonio – experiente e bom física-técnica e taticamente. Tornando-se muito útil.

MEIAS ARMADORES – com características ofensivas: Junior, Luciano, Da Silva, Glaucio, Rodrigo Moreira, Marcio Costa e Juninho:

Luciano – limitado fisicamente, razoável tecnicamente, e com bom nível de ofensividadde, exceto a finalização. Personalidade frágil.

Da Silva – bom fisicamente, bom tecnicamente, podendo melhorar a assistência e a finalização, além da pegada na hora de defender. Desligado, frio e com comportamento passível de melhora para tornar-se produtivo e cair no gosto da nossa torcida.

Glaucio – bom nível de condicionamento físico, bom nível de técnico, exceto a finalização, e características muito ofensivas de atuação, com pequeno poder de armação e organização no meio campo.

Marcio Costa – bom fisicamente, razoável tecnicamente e boa capacidade de trabalho. Pode evoluir psicologicamente, tornando-se mais confiante. É jovem e deve ir sendo preparado.

         Recomendamos a contratação de um meia direita ofensivo, experiente, rápido e com bom currículo de finalização. Na ausência de contratáveis de bom nível recomendamos a contratação do Atleta Juninho que fez um período de 1 mês de recondicionamento geral para voltar à profissão, evoluiu, tem boa técnica, inteligente taticamente, experiente e com boa liderança.

          Rodrigo Moreira – atua como meia e atacante, possui boas condições físicas e técnicas, além de boa participação. Taticamente ainda não demonstrou o algo mais.

ATACANTES- DAURI, ROBERTO CARLOS, RODRIGO JAU, RICARDINHO, PAULINHO MARÍLIA.

Dauri – atleta experiente, em quem confiávamos melhor condição. Vem demonstrando relativa fragilidade técnica, alguns dribles e chute forte, mas de pouca precisão, mormente em jogos. Prende demasiado a bola, arma contra-ataques, e possui baixo percentual de gols consignados.

Roberto Carlos – atleta experiente, passado de goleador, ficou todo o segundo semestre sem jogar, o que ocasionou prejuízo físico-técnico. Possui qualidades, é profissional exemplar e na A II pode ser útil. Apresentava elevado percentual de gordura o que, destarte o grande esforço acarretava baixa produção como a apresentada na A – I. Em processo final de recondicionamento físico-técnico tático.

Rodrigo Jau – bom jogador, características de artilheiro. Ainda não se firmou, mas possui qualidades e pode evoluir.

Ricardinho – jovem, veloz e ofensivo. É ainda uma promessa, que deve, em breve tornar-se realidade. Ainda precisa melhorar o posicionamento e a parte tática, além de evoluir psicologicamente.

Paulinho Marília – boas condições físico-técnico-táticas, em evolução, qualidades de artilheiro.

 

COMISSÃO TÉCNICA

         Beneficiada pelo entrosamento anterior, a Comissão Técnica tem apresentado cada vez melhor nível de coordenação, possibilitando grande produção e resultados.

         Desde a primeira semana de trabalho se realiza às sextas feiras uma reunião ordinária, já tendo se realizado 09 (nove), com pauta de assuntos e grande objetividade, onde todos os profissionais podem manifestar-se quanto ao seu setor, bem como opinar na organização geral, inclusive na elaboração do PROGRAMA GERAL DE TRABALHO, NO PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO (a ser entregue em breve à Direção), à RELAÇÃO DE NORMAS E CONDUTAS DA C. T., e a de NORMAS E CONDUTAS DOS ATLETAS PROFISSIONAIS.

         Qualitativamente, todos os profissionais têm demonstrado competência e profissionalismo, além de grande espírito de trabalho e superação.

         Face ao número de Atletas com que se trabalha, da diversidade de atividades paralelas, da quantidade de trabalho e de informações a serem processadas, com jogos fora de casa que impõem o afastamento do Clube por dois dias ou mais do Treinador principal, a presença do Adjunto se faz mais do que necessária, por isso foi recomendada e concretizada a contratação do Prof. Deto, com quem já trabalháramos anteriormente, com boa afinidade e entrosamento, além de ser da própria cidade. Além dessas, modernamente se utiliza o Adjunto para ver os jogos em casa, da parte superior do estádio e, mantendo-se em contato via telefone ou “walk talkie” com o Principal, passar preciosas informações. Pode, ainda, esse profissional ser o observador (espião) dos próximos adversários e de jogadores ao clube recomendados. Todos os nossos adversários da primeira fase foram espionados, valiosas informações obtidas, o que, infelizmente não foi o suficiente para alcançarmos o objetivo.

         Consideramos oportuno criar a função de Psicólogo(a) na categoria principal, dando um salto de qualidade no futuro, podendo de tal acessória advirem grandes vantagens. Modernamente temos na Seleção Nacional uma Psicóloga na Comissão Técnica e, nos principais clubes, também.

          Sabidamente necessária a criação da função de Nutricionista, ou pelo menos a assessoria de um profissional desta área.

          Mais uma vez achamos por bem sugerir a criação da função de Assessor de Imprensa do Futebol para ajudar na organização de tão importante relação, Clube – Imprensa – Torcedor.

COMISSÃO TÉCNICA

SUPERVISOR: JAIRO JUSTINO

TREINADOR: JULIO CESAR LEAL

TREINADOR ADJUNTO: PROF. DETO

PREPARADOR FÍSICO: PROF. FLAVIO TREVISAN

PREPARADOR FÏSICO ADJUNTO: PROF. EDSON

PREPARADOR DE GOLEIROS: MINEIRO

PREPARADOR DE GOLEIROS ADJUNTO: AMBROSIO

MÉDICO: DR. FREDERICO

MÉDICO: DR. JOSÉ RONALDO

FISIOTERAPEUTAS: PEDRINHO e KLAUS

MASSAGISTA: ALEX

MORDOMOS: ÍNDIO e CARLOS

MATERIAL/APARELHOS

         A parte de material de campo tem sido suficiente (cones, estacas, barreiras, etc.).

         Quanto ao Laboratório de Fisiologia do esforço, achamos de fundamental importância seja criado imediatamente, para facilidade do trabalho de avaliação e preparação dos Atletas de todas as categorias, em alto nível, à semelhança do que sabemos todos os Clubes de Primeiro Nível já possuem, além de muitos de menor investimento.

         São pouquíssimos os frequencímetros funcionando, aparelhos de grande utilidade na individualização e controle do treinamento.

         Recomendamos a seguinte relação e as características dos aparelhos para o laboratório de fisiologia: analisador de gases, esteira especial, sistema de células fotoelétricas para mensuração de testes e treinos, e o Cybex para avaliação e treinamento da força e da potência, além de um computador potente que otimize o processamento e o trabalho.

         Pedimos máxima urgência para a aquisição de tais aparelhos.

         Solicitamos, ainda, injunção com vistas à aquisição da aparelhagem do Departamento Médico, conforme solicitação.

        Ainda a construção de uma banheira de hidromassagem.

PREMIAÇÃO E BICHOS

Recomendamos nova metodologia para estipulação dos bichos e dos prêmios por conquistas estabelecidas.

Os bichos devem ter o caráter progressivo, aumentando a cada resultado positivo, mantido em caso de empate e voltar ao inicial em caso de derrota. Deve, outrossim, ser pago no primeiro ou segundo dia útil após a obtenção do resultado, e jamais atrasar.

O prêmio a ser rateado pelos Atletas deve ser estipulado antes do início da competição, bem como a premiação para a Comissão Técnica e seus membros definidos.

CAMPOS de FUTEBOL

         Pensamos que os campos de futebol, seja o de jogo ou os de treinamento, devem ser perfeitos como uma mesa de bilhar, apresentar superfície plana, ser gramado homogeneamente e, ter as máximas dimensões possíveis (sugerível 112m x 76m). As dimensões do Teixeirão são de cerca de 101,5m x 75,5m

         CAMPO 1 – o campo de jogo já não apresenta boas condições gerais, por falta de cuidados regulares pelos mantenedores, ficando às vezes dias sem merecer qualquer tipo de tratamento, principalmente após jogos e treinos pós chuva, com o campo molhado. Mas pode tornar-se melhor se o Departamento e o Responsável pelo mesmo tiverem mais condições e facilidades para desenvolver o seu trabalho. O corte deve ser de acordo com a solicitação da Comissão Técnica, baseado nas características do time e experiência dos jogadores. Costuma encharcar com chuvas medianamente fortes, inviabilizando sessões importantes de treino.

         Por exemplo: as máquinas utilizadas ainda hoje, na Toca estão superadas, gastam muito tempo para o serviço, e têm o corte irregular, além de deixarem restos cortados.

        Já está sendo providenciado um campo para aquecimento e treinamento de goleiros entre o campo 1 e o 2 da Toca, além de uma caixa de areia para exercícios especiais, mas o procedimento está muito moroso. Pedimos urgência.

        Recomendável urgente construção de vestiários, sala de almoxarifado, sala dos treinadores, Sala de Imprensa, e Salão de reuniões na Toca para facilitação dos trabalhos, maior conforto e higiene. Vestiários simples, mas funcionais.

HOTÉIS

Apesar do excelente atendimento dentro do ponto de vista humano, achamos que o Green Park Hotel não se adequa aos propósitos de concentrar, descansar e preparar o time para jogos de 1ª ou 2ª divisão de um campeonato tão importante quanto o Paulista. As acomodações são simples e de pouco conforto para Atletas. Há um clima ligeiramente hostil de alguns cidadãos locais. Finalmente, a distância é prejudicial a todo o trabalho desenvolvido.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação no Clube, para Atletas, é apenas razoável, inadequada e insuficiente, principalmente para os jovens que precisam muito de proteínas para seu desenvolvimento, podendo em muito ser melhorada.

Temos usado uma suplementação de vitaminas, carboidratos e aminoácidos que tem propiciado melhor desempenho e raríssimos casos de contusão.

ÔNIBUS

Em praticamente todas as viagens tivemos problemas com o ônibus, principalmente com o ar condicionado, o que ocasionou grande desconforto, seja na ida para o estádio ou na viagem propriamente dita, algumas longas.

Nosso ônibus também não apresenta condições boas, com bancos quebrados, e poltronas rasgadas, sendo utilizado para treinos e no dia dos jogos. O número de assentos é menor do que o de membros do Departamento o que ocasiona a viagem em pé ou sentados no chão do ônibus. A viagem para o Estádio já está sendo feita num ônibus bom, com ar condicionado e boas poltronas.

Louve-se a qualidade dos nossos Motoristas Mariano e Cidão.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE

         Extraoficialmente já estamos entrosando e uniformizando os Departamentos, com uma reunião realizada.

         Na prática, esperamos a aprovação do nosso Programa de Trabalho para darmos início a um ciclo de reuniões visando assumir os compromissos de uniformização e organização que levem o América a preparar cada vez mais seus jovens Atletas para serem efetivamente aproveitados na equipe principal e nas seleções estaduais e nacionais, além de conquistarem títulos em todos os níveis.

SUGESTÕES

Criação do Conselho de Notáveis do Futebol do América de São José do Rio Preto.

Nomeação dos Notáveis.

Reunião mensal com os Notáveis, homenagem e troca de idéias.

Dar nome de Treinador importante na história do Clube à Sala dos Treinadores. Sugerível Prof. Rubens Minelli, Capão e João Avelino.

Mudança do local de concentração.

Alteração na estratégia de premiação e pagamento de bichos.

Aquisição dos equipamentos e aparelhos da sala de trabalhos especiais e do Laboratório de Fisiologia.

Maiores cuidados com todos os campos, além da conclusão do 3º da Toca para revezamento em momentos que um apresente desgaste.

Criação do Cargo de Assessor de Imprensa.

Criação do Setor de Psicologia para todas as categorias.

Maior trabalho junto à comissão de Arbitragem para evitar novos erros contra o América F. C. que já ocorreram nesta temporada.

Filmagem de todos os jogos do Clube, o que não foi feito em 2000, mesmo sendo recomendado

Reunião semanal com a Direção. Já não foi realizada por 03 semanas, sendo que havia importantes assuntos a serem tratados.

Mais agilidade na resolução dos problemas apresentados.

Aquisição de máquina grande, tipo tratorzinho para o corte dos campos (4).

Aquisição de ônibus novo para o Clube.

 

 

CONCLUSÃO

         Aqui estão contidos os trabalhos realizados até a presente data, bem como sugestões e recomendações que consideramos importantes para o trabalho do “PROJETO FÊNIX, o retorno à A I – PAULISTÃO 2001”

         Parece-nos que todos os esforços virão a ser recompensados.

         União, raça, Vitória!!!

         Atenciosa e respeitosamente,

 

JULIO LEAL

By Jucele

Revisado em 7 de outubro de 2023

You Tube: julioleal5218

2 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de jlcleal jlcleal disse:

    Valeu!!

    Curtir

    1. Avatar de Julio Cesar Leal Julio Cesar Leal disse:

      Escrevia bonito o menino… beijo!

      Curtir

Deixe um comentário