FUTEBOL
JOGO BONITO
PREÂMBULO:
Daria o pontapé inicial a este meu primeiro escrito, como usual em qualquer obra, definindo o seu objeto: futebol jogo bonito e apaixonante, no qual dois grupos de 11 (onze) pessoas, denominados times ou equipes disputam uma bola de couro …. No entanto, o Insigne Mestre Aurélio, no seu dicionário da língua portuguesa, já definiu o futebol de forma precisa e pormenorizada, desencorajadora de se tentar enunciar qualquer outra definição, sem que se incorra em significativos sinais de imitação. Daí remetermos, com a devida vênia, nossos leitores àquela fonte perene de conhecimentos, em suprimento a esta proposital omissão. Futebol é aquilo que lá está.
Este trabalho, fruto de muitos anos de lida no futebol, versará, está bem claro, sobre a modalidade mais difundida em todo o mundo, o apaixonante, fascinante, lúdico e tantos outros adjetivos que se lhe queiram atribuir, o futebol, o de campo, o futebol das grandes massas populares, dos grandes estádios, do Maracanã, Wembley, de Garrincha e Pelé.
Destinado a um público específico, amante, ligado e interessado na arte de ver, jogar e ensinar futebol, poderá não ter bom trânsito em outras camadas da população ledora, quer por desinteressada, quer pela forma árida do escrito que não soubemos, suavizar, tornando-a mais amena, muito embora tentado; do que nos penitenciamos.
Repetindo Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas): “A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa…”
Julio Leal
Gostei . Valeu. Interessante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Prefácio. Muito bom. Chique.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei tambe’m! Dentro da usual simplicidade genial e disponibilidade de um Mestre! Bj
CurtirCurtir
Os jogadores gostavam quando eu dava um preâmbulo nas preleções, usava o Futuro do Pretérito…. muitos evoluíram!
CurtirCurtir