MEUS TÉCNICOS, MEUS TREINADORES
Tarcísio – Técnico de time amador infantil de Futebol de Salão, em Madureira, Jogávamos e treinávamos em quadras de Conjuntos Habitacionais. Ele via os meninos jogando e convidava para jogar no time dele. O primeiro Treinador! Aos 10 anos
Seo Altamiro – Técnico do Imperial Basquete Clube, que ‘a época era um dos grandes do Rio. Clube que mais tarde juntando-se com Madureira E.C. e Madureira Tênis Clube transformou-se no atual Madureira A. C. Pai do Apinho, um dos bons do Futsal ‘a época. Aos 11 anos.
Galhardo – Técnico do Juvenil do Esporte Clube Cocota’! Aos 15 anos.
Seo Nanau – Técnico da Escolinha e do Infanto-Juvenil do Olaria Atlético Clube. Campeões em 1967, com direito a jogo de entrega das faixas numa Preliminar do Maracanã em 1968.
Ênio Farias – Primeiro Treinador Formado em Educação Física e Treinador Desportivo, um Educador, Juvenil do E. C. Cocota’! Muito a agradecer!!
Murilo Bianchini – Técnico na Equipe Principal do Esporte Clube Cocota’!
Paulo Gestal – Técnico na Equipe Principal do Esporte Clube Cocota’. Anteriormente era Diretor.
Seo Joca – Técnico na Equipe Principal do Esporte Clube Cocota’. Anteriormente, era Diretor
Paulistinha – Técnico do Time da E.E.F.D (Escola de Educação Física e Desportos) da U.F.R.J (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que disputava os Campeonatos Universitários do Rio.
Prof. Antônio Clemente – Técnico da FEURJ (Federação dos Esportes Universitários do Rio de Janeiro), Seleção Universitária do Rio de Janeiro que disputaria os Jogos Universitário em 1971, que Ivo Worthman e Felipão Scolari disputaram pelo Rio Grande do Sul. Saiu antes da viagem para os Jogos de 71 em Porto Alegre por assumir o comando do América F.C.
Comandante – Técnico da FEURJ (Federação dos Esportes Universitários do Rio de Janeiro), Seleção Universitária do Rio de Janeiro em substituição ao Prof. Antônio Clemente. Era, anteriormente, o Supervisor da Equipe. Capitão de Fragata na Marinha.
Amaro – Treinador e Jogador do Amaro Futebol Clube, das lojas de material esportivo Amaro Esportes.
A todos o meu muito obrigado, e desculpas por quaisquer erros!
Julio Leal
Observação: Técnicos eram os que dirigiam as Equipes desde os primórdios do Futebol, ate’ que em 1940, foi promulgada a Lei que criou as faculdades de Educação Física nas Universidades Federais e do Exército, em 1940, denominando-os Técnicos Desportivos, com Especialização em Futebol.
Em 1993, 22 de Março, finalmente a Profissão de Treinador Profissional foi reconhecida e regulamentada e promulgada pelo Presidente Itamar Franco com a Lei 8650.
Posteriormente, em 1998m criou-se, por Lei o Sistema Confef-Crefs, incluindo entre outros profissionais os Treinadores Profissionais como Profissionais de Educação Física.
Jamais as Leis foram seguidas!
Parabéns!
CurtirCurtir
Inspiração e influência que pouquíssimos obtiveram a oportunidade de receber… Parabéns Mister!
CurtirCurtir
MUITO OBRIGADO!Sou muito grato a todos, que humildemente transmitiram algo importante para um grãozinho de areai… abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa