PROJETO DE FUTEBOL: JUCELE F.C.

PROJETO

MODELO DE ORGANOGRAMA E ESTRUTURA

DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

JUCELE FUTEBOL CLUBE

2019

O presente Projeto tem por finalidade apresentar uma nova PROPOSTA de ESTRUTURA para o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DO JUCELE FUTEBOL CLUBE.

Após uma análise da atual estrutura abrangendo, entre outras coisas, Cargos, Funções, Atribuições, Organograma e Fluxograma, colocamos um MODELO a ser adotado pelo Departamento de Futebol.  Vale registrar também o apoio, informações e orientação dos profissionais do Clube,

Para finalizar, gostaríamos de registrar a sensibilidade, coragem, e determinação do Presidente do Clube, depositando sua confiança no trabalho a ser realizado e que, sob vários aspectos, irá trazer benefícios imediatos para o Jucele Futebol Clube.

ORGANOGRAMA DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

PRESIDENTE

VICE-PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO ——– —————ASSESSOR JURÍDICO

DIRETOR DO DEPARTAMENTO

DIRETOR TÉCNICO

DIVISÃO DE SAÚDE              DIVISÃO TÉCNICA            DIVISÃO ADMINISTATIVA

                           SETMED. SETODON. SETPSI.  SETFUTPRO.  SETFUTBAS.   SETADM. SETSGER.       

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

FINALIDADE:

  • Dirigir, orientar, e aperfeiçoar a prática do futebol
    no Clube.

ORGANIZAÇÃO:

A estrutura do Departamento deverá conter as seguintes DIVISÕES:

I – DIVISÃO TÉCNICA

  • FUTEBOL PROFISSIONAL
  • FUTEBOL DE BASE*

II – DIVISÃO ADMINISTRATIVA

  • ADMINISTRAÇÃO
  • SERVIÇOS GERAIS

III – DIVISÃO DE SAÚDE

  • MÉDICA
  • ODONTOLÓGICA
  • PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Antigo
    FUTEBOL AMADOR
    que passará a se chamar FUTEBOL DE BASE

AS DIVISÕES

FUNCIONAMENTO:

As Divisões funcionarão em regime de MÚTUA COOPERAÇÃO, sob a orientação geral do VICE-PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO e um DIRETOR de livre escolha do VICE-PRESIDENTE DO CLUBE e a direção de um DIRETOR TÉCNICO.

  • Cada Divisão terá um CHEFE DE DIVISÃO.
  • Os CHEFES DE DIVISÃO serão contratados pelo Presidente
    do Clube, mediante indicação do vice-presidente, ouvido o Superintendente.
  •  Cada Divisão
    terá várias ATIVIDADES a serem seguidas.
  • Todas as Divisões terão Normas a serem seguidas e
    respeitadas.
  • Cada Divisão terá um Organograma Interno.
  • Cada Divisão terá Seções e Setores.

CARGOS E ATRIBUIÇÕES NO DEPARTAMENTO

VICE- PRESIDENTE

  • Orientar todas
    as atividades
    do Departamento
  • Fazer cumprir o
    Estatuto do Clube, seu regimento interno e as leis das entidades que dirigem as
    modalidades, bem como o Conselho Nacional de Desportos,
  • Apresentar ao
    Presidente do Clube
    os nomes do Diretor, Superintendente, e Chefes das
    divisões Técnica e Administrativa;
  • Orientar e
    fiscalizar as verbas orçamentárias de cada exercício;
  • Orientar no
    planejamento da proposta de orçamento, respeitando aos prazos regulamentares,
    apresentando-a aos poderes competentes do Clube;
  • Representar o
    Clube junto às entidades es
    portivas, de acordo com as normas Estatuárias,
    por designação expressa do Presidente;
  • Elaborar a
    política de intercâmbio com os demais clubes da cidade, do Estado, do Brasil e
    do Exterior;
  • Representar o
    Clube, por designação do Presidente, em quaisquer assuntos específicos da
    modalidade;
  • Apresentar-se como portador das reivindicações e
    postulações do Departamento junto à Presidência e Diretoria do Clube.

ASSESSOR JURÍDICO

  • Assessorar juridicamente o Vice-Presidente;
  • Assessorar juridicamente às Divisões, Seções, e Setores
    do departamento
  • Redação, fiscalização e rescisão dos contratos dos
    Atletas Profissionais e Amadores, em conjunto com a Seção Administrativa;
  • Acompanhar os processos regulares de Inquérito
    Administrativo;
  • Despachar expediente, especialmente ao que se refere à
    indicação de Atletas nos Tribunais;
  • Supervisionar os expedientes do Departamento, no que se
    refere aos aspectos legais e estatutários;
  • Elaborar e entregar relatório anual de seu setor ao
    Vice (Presidente);
  • Representar o Departamento quando solicitado
    previamente pelo Vice-Presidente.

DIRETOR DE DEPARTAMENTO

Substituir o Vice-Presidente em seus eventuais impedimentos;

– Coordenar as assessorias da Vice-Presidência;

– Chefiar ou designar chefe para
as delegações em viagens e eventos esportivos, supervisionando os atos Financeiros da Delegação;

– Participar na orientação em ações concernentes à contratação e dispensa de profissionais;

– Participar na orientação quanto à política salarial do clube;

– Acompanhar pessoalmente a participação das equipes nas competições, torneios, viagens e excursões;

  • Expedir e despachar documentos a ele encaminhados;
  • Apresentar relatórios verbais ou escritos ao Vice-Presidente
    e ao Presidente;
  • Aprovar multas e outras punições aos Atletas ou
    profissionais a ele subordinados;
  • Criar normas para utilização das instalações e
    equipamentos técnicos;
  • Aprovar, com a devida homologação do Vice-Presidente, o
    cronograma das atividades internas do Departamento.

DIRETOR TÉCNICO

  • Comandar, coordenar e controlar as atividades e
    trabalhos das Divisões Técnica, Administrativa e de Saúde;
  • Assessorar o Vice-Presidente e o Diretor sobre todas as
    atividades do Departamento;
  • Em caso de eventual impedimento, será substituído pelo
    Chefe da Divisão Técnica e, no deste, pelo Chefe da Divisão Administrativa;
  • Manter um bom relacionamento com a Imprensa;
  • Adotar normas de política com a Imprensa:
  1. Manter no Clube um local para os jornalistas;
  2. Manter um quadro de avisos para a Imprensa;
  3. Emitir boletins e/ou comunicados para a Imprensa;
  4. Promover reuniões regulares com a Imprensa;
  5. Elaborar Press-Releases junto aos setores do
    Departamento;
  6. Orientar todas as Divisões para os pronunciamentos
    junto à Imprensa;
  7. Cadastrar a Imprensa esportiva (credenciais);
  8. Manter o serviço de CLIPPING em dia, colocando nos
    quadros;
  9. Planejar e coordenar as reuniões com a Imprensa

 Assessor de Imprensa

  • Em viagens, orientar as delegações quanto ao melhor
    relacionamento com Autoridades, Imprensa e torcedores locais;
  • Analisar a notícia publicada e orientar quanto à sua
    repercussão;
  • Prover os recursos audiovisuais, necessários dentro do
    Clube ou fora dele para melhor realização de palestras, reuniões, conferências,
    dentro das rubricas orçamentárias;
  • Manter o Serviço de correspondência, em especial o
    referente aos torcedores;
  • Preparar, quando necessário, a apresentação de
    dirigentes, jogadores, e funcionários junto às emissoras de rádio e TV;
  • Apresentar o Plano Anual de Relações Públicas e seu
    respectivo custo;
  • Elaborar e expedir, com o consentimento do
    Vice-presidente, comunicados educativos;
  • Coletar, regularmente, Informações das divisões para
    expedir noticiário à Imprensa.

CHEFE DE DIVISÃO

Chefe da Divisão Técnica

  • Estudar, planejar e submeter ao Superintendente todas
    as atividades da Divisão Técnica;
  • Estudar, planejar e submeter ao Superintendente, todo
    ano, proposta para dispensa e aquisição de atletas, Técnicos, Preparadores Físicos,
    auxiliares e assistentes;
  • Submeter ao Superintendente tabela de vencimentos dos
    Atletas, Técnicos, e auxiliares técnicos, em colaboração com a Divisão
    Administrativa;
  • Elaborar o Programa (planejamento) Básico e o
    Definitivo a serem seguidos pelos Setores do Futebol Profissional e o de Base,
    submetendo-os ao Superintendente;
  • Reajustar mensalmente o planejamento em função das
    necessidades, notificando a Superintendência;
  • Apresentar ao Superintendente relatórios mensais das
    atividades desenvolvidas pela Divisão Técnica, bem como o relatório geral de
    cada temporada esportiva;
  • Elaborar o QTM (quadro de trabalho mensal) e o QTS
    (quadro de trabalho semanal) da Divisão;
  • Apresentar ao Superintendente uma ficha técnica após
    cada jogo;
  • Orientar a divisão Técnica quanto à disciplina;
  • Encaminhar ao Superintendente propostas de punição para
    as faltas e os atrasos não divulgados;
  • Manter um intercâmbio e permanente contato com a
    Divisão de Saúde;
  • Manter permanente contato com a Divisão Administrativa;
  • Coordenar o trabalho dos Coordenadores Técnicos das
    Seções de Futebol Profissional e de Base, bem como o trabalho dos respectivos
    Técnicos (Treinadores) Profissionais de Futebol, visando a adoção de um padrão
    comum às equipes do Clube;
  • Estabelecer normas para a Divisão;
  • Elaborar um cronograma para a Divisão;
  • Coordenar e fiscalizar o trabalho dos Preparadores Físicos;
  • Encaminhar ao Superintendente todas as dispensas e
    rescisões de contratos propostas pelo Técnico;
  • Estudar e planejar junto ao Superintendente todas as
    atividades do Setor;
  • Respeitar e fazer respeitar as Leis Esportivas, os
    Estatutos e os Regulamentos do Clube;
  • Arquivar Currículos e Releases de todos os
    profissionais da Divisão,

CHEFE DE DIVISÃO ADMINISTRATIVA

  • Planejar todas as atividades da Divisão, submetendo-as
    ao Superintendente;
  • Coordenar e submeter ao Superintendente toda movimentação
    (dispensa e requisição) de pessoal, da Divisão e para ela;
  • Manter-se a par da tabela de vencimentos dos Atletas,
    Técnicos, Funcionários do Departamento, planejando critérios para o pagamento
    de luvas;
  • Estabelecer normas para a Divisão;
  • Elaborar um organograma para a Divisão;
  • Elaborar relatórios mensais e semestrais para a
    Divisão;
  • Manter permanente contato com as Divisões Técnica e a
    de Saúde;
  • Manter o fichário atualizado;
  • Elaborar os processos de contratação;
  • Elaborar expediente no que se refere às licenças de
    jogos amistosos, transferências, inscrições, registro de contratos, remessa de
    exames médicos, extração de carteira nas entidades esportivas;
  • Fiscalizar a data do término dos contratos;
  • Providenciar, com a devida antecedência, traslados, estadia,
    material, etc; para qualquer atividade do Departamento fora da sede;
  • Fornecer dados para a confecção da folha de pagamentos;
  • Sugerir estabelecimento de convênios com instituições,
    laboratórios clínicos, etc., sempre que necessário.
  • Registro de Atletas.

CHEFE DA DIVISÃO DE SAÚDE

  • Trabalho preventivo, profilático quanto à saúde física
    e mental;
  • Assistência diária aos treinamentos, concentração e
    jogos;
  • Orientação dietética;
  • Orientação e supervisão clínica nos treinamentos;
  • Estudo em conjunto com as Divisões Técnica e
    Administrativa dos métodos de treinamento e avaliações de resultados obtidos;
  • Assistência odontológica;
  • Assistência psicológica;
  • Assistência social;
  • Assistência familiar;
  • Pareceres médicos visando contratações;
  • Fichário clínico;
  • Preparar relatórios às demais Divisões sobre as
    atividades de seu setor;
  • Exames clínicos, laboratoriais, cardiológicos,
    oftalmológicos, dentários, etc., semestrais e anuais.

AS DIVISÕES, SUAS ATIVIDADES, SEU FUNCIONAMENTO

Divisão Técnica

  • Será composta de Dois Setores:
  1. Setor de Futebol Profissional:

Comissão Técnica

  • Treinador Profissional de Futebol
  • Assistente do Treinador Profissional de Futebol;
  • Assistentes do Treinador Profissional de Futebol (sendo
    necessário e possível);
  • Treinador Profissional de Educação Física;
  • Auxiliar do Treinador Profissional de Educação Física;
  • Treinador de Posições específicas (goleiros, desfesa,
    ataque, falta e pênalti, etc.);
  • Roupeiro/ Mordomo
  • 2. Setor de Futebol de Base

Comissão Técnica da Divisão de Base;

  • Treinador Profissional de futebol
  • Assistente do Treinador Profissional de Futebol;
  • Assistentes do Treinador Profissional de Futebol;
  • Treinador Profissional de Educação Física;
  • Treinador de Posições específicas;
  • Roupeiro Mordomo.

ATIVIDADES DA DIVISÃO TÉCNICA

Treinador Profissional de Futebol

– Elaborar um PLANO BÁSICO DE TRABALHO ANUAL com a contribuição dos auxiliares e assistentes, submetendo-o à Divisão Técnica.

Propor ajustes no Plano de acordo com as necessidades.

  • Treinar atletas e equipes sob sua responsabilidade,
    assistido pelo Auxiliar Técnico, buscando entrosamento com o Setor de
    Preparação Física e com a Divisão de Saúde.
  • Acompanhar e dirigir as equipes sob sua responsabilidade
    em jogos, excursões, etc.
  • Elaborar e encaminhar à Divisão Técnica relatórios
    sucintos, mensais, sobre atividades do seu setor e incluir detalhado relatório
    semestral, com sugestões.
  • Apresentar à Divisão Técnica, após cada jogo, a ficha
    do jogo, devidamente preenchida.
  • Apresentar à Divisão Técnica, após cada treino, a ficha
    técnica do treino, devidamente preenchida.
  • Respeitar e fazer respeitar as Leis Esportivas.
  • Cumprir e fazer cumprir os deveres da disciplina dentro
    e fora do campo.
  • Encaminhar à Divisão Técnica proposta de punição de
    atletas faltosos e atrasados.
  • Manter permanente contato com as Divisões
    Administrativa e de saúde.
  • Determinar os trabalhos a serem executados pelos
    auxiliares técnicos.
  • Propor ao Clube a contratação, aquisição, dispensa,
    rescisão de contrato que julgue benéficos para o Clube.
  • Assessorar a Divisão Técnica.
  • Procurar, junto com os demais técnicos, estabelecer
    padrões táticos que facilitem o aproveitamento de jovens da base na equipe
    principal.
  • Observar e fazer cumprir os horários que forem determinados para as atividades, competições, jogos, treinos, viagens e, quando em excursão, subordinar-se às determinações administrativas do responsável ou chefe da delegação.
  • Encaminhar mensalmente à Divisão Técnica, boletim individual, esclarecendo a atenção e condição de cada atleta em exercício.
  • Representar o Clube em reuniões técnico-científicas,
    Simpósios e Congressos, quando, para tal fim, vier a ser designado.

Assistente do Treinador Profissional de Futebol

  • Substituir, eventualmente, o Treinador.
  • Estar sempre junto do Treinador, auxiliando-o no desempenho de todas as suas funções, dentro da máxima lealdade.
  • Assessorar o Treinador em todas as atividades para que
    for solicitado.
  • Acompanhar e dirigir a equipe em jogos, concentrações e
    excursões quando designado pelo Superintendente.
  • Respeitar e fazer respeitar as Leis Esportivas,
    Regulamentos e Estatutos do Clube.
  • Cumprir as demais prescrições devidas ao Treinador
    quando nesta função.

Treinador Profissional em Preparação Física

  • Elaborar e submeter à Divisão Técnica, Plano Básico de
    Preparação Física que atenda aos objetivos das equipes, constituindo-se no
    principal apoio do trabalho desenvolvido no setor técnico tático.
  • Ajustar, mensalmente, o Plano de Trabalho e Treinamento,
    em função das necessidades surgidas.
  • Em cooperação com a Divisão de Saúde, elaborar um Plano
    específico de treinamento, para que atenda as necessidades individuais como
    complementação do Plano Básico.
  • Preparar, fisicamente, os atletas, levando os a atingir
    o ponto ideal preestabelecido.
  • Manter em perfeito entrosamento com a Divisão de Saúde.
  • Apresentar, após cada treino, a ficha técnica do
    treinamento físico.
  • Promover a recuperação física dos jogadores, juntamente
    com a Divisão de Saúde.
  • Elaborar relatórios mensais sucintos sobre as
    atividades do seu Setor, bem como as condições físicas de cada atleta.
  • Elaborar e manter atualizado um fichário com os dados
    técnicos de controle de treinamento físico a que estão sendo submetidos os
    atletas.
  • Quando solicitado, assessorar a Divisão Técnica.
  • Respeitar e fazer respeitar as Leis Esportivas,
    Estatutos e Regulamentos do Clube.
  • Observar e fazer cumprir os horários estabelecidos.
  • Controle do peso ideal, antropometria, pulso basal,
    testes de avaliação física.

FLUXOGRAMA DA DIVISÃO TÉCNICA

I – Fluxograma de Trabalho

Chefe de Divisão      Treinador Prof. de Futebol      Auxiliar de Treinador      Assistente de Treinador      Auxiliar de Treinador       Treinador Profissional de Futebol     Chefe de Divisão

II – Fluxograma de Planejamento Geral da Divisão

Chefe da divisão   Treinadores Profissionais de Futebol     Auxiliares     Assistentes         Treinadores Profissionais de Futebol   Chefe de Divisão    Treinadores Prof. De Futebol   Chefe de Divisão        Superintendente

III – Fluxograma de Planejamento Geral dos Setores

Treinador Prof. De Futebol      Auxiliar de Treinador     Assistentes  Treinador Profissional de Futebol  Chefe de Divisão Treinador Profissional          Chefe de Divisão

IV – Fluxograma de Planejamento Específico dos Setores

  • Técnico – Tático

Treinador Profissional de Futebol    Auxiliar de Treinador     Treinador Profissional     Assistente       Treinador Prof. de Futebol

  • Físico

Treinador Profissional Prep.  Física     Assistente     Treinador Prof. de Futebol   Auxiliar de Treinador      Treinador Prof. de Futebol     Treinador Prep. Física      Treinador Prof. De Futebol

Atividades da Divisão Administrativa

Setor de Administração

  • Centralizar as atividades da secretaria da Divisão Administrativa, mantendo, para boa ordem dos serviços, um protocolo de entrada e de saída dos expedientes.
  • Manter registros atualizados, referentes aos cargos e funções de todos os funcionários do Departamento, anotando nas fichas individuais todas as ocorrências verificadas ou mandadas anotar por autoridades competentes.
  • Registrar em livro próprio, os contratos de Técnicos, Auxiliares, Atletas, e outras pessoas por esta forma admitidas.
  • Colaborar com a Divisão Técnica na organização das tabelas de gratificações a serem submetidas ao Superintendente.
  • Organizar com os elementos que lhe forem fornecidos e de acordo com as disposições estatutárias os processos de contratação e de rescisão de todos os contratos.
  • Preparar todos os expedientes do Departamento a ser encaminhado às entidades e clubes, submetendo-o à apreciação do superintendente.
  • Empenhar todas as despesas legalmente autorizadas.
  • Fiscalizar a aplicação das despesas autorizadas, mediante registro e exigências dos respectivos comprovantes.
  • Elaborar, em colaboração com as demais Divisões, sob a autorização do Vice-Presidente, a proposta orçamentária do Departamento, observando o sistema aprovado e os princípios gerais de contabilidade, imprimindo-lhe a necessária orientação técnica.
  • Receber dotações previstas no orçamento do Departamento ou rendas de qualquer procedência, dando pronta comunicação ao Superintendente.
  • Processar, regularmente, as despesas do Departamento, promovendo os respectivos pagamentos, observadas as disposições do regimento Interno, e do Estatuto do clube, após autorização do Superintendente.
  • Solicitar, em expediente, e de acordo com as disposições estatutárias, créditos extraorçamentários quando se fizerem necessários.
  • Executar despesas extraorçamentárias, desde que expressamente autorizadas pelo Presidente do Clube e com vistos do Vice-Presidente do Departamento ou Diretor e Superintendente.
  • Anualmente, na época devida, fazer levantamento dos totais de pagamentos efetuados aos Funcionários, Treinadores, Auxiliares, etc.

Setor de Serviços Gerais

Controlar…

Manter em dia…

Enviar …

Providenciar…

Rio de Janeiro, 10 de Março de 2019

Julio Leal

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