FUTEBOL – A TIRADA: Prof. Ernesto dos Santos

CAPA: FUTEBOL – RIO DE JANEIRO – 1956 (ANTES DA CONQUISTA DA 1A. COPA)

Futebol

Prof. Ernesto dos Santos

A TIRADA – I de V

I – DEFINIÇÃO

         Eis um dos elementos fundamentais de maior importância do jôgo, especialmente para os jogadores de defesa.

         A tirada (tackle) é a forma de arrebatar a bola do adversário quando este já de posse da bola ou de impedir que êle dela se apodere.

         Hoje em dia, com os processos de marcação rigorosa que     se adotaram, em que cada jogador é diretamente responsável por determinado oponente, o defensor, em sua permanente luta com o atacante, precisa empregar os mais variados recursos para evitar que a bola chegue aos seus pés ou, quando isto acontecer tentar arrebatar-lha.

Em futebol há um princípio fundamental para o defensor. É procurar chegar sempre à bola antes que o seu oponente, ou, pelo menos, ao mesmo tempo. Nunca deixar que êle domine a bola primeiro.

         Se o defensor chega primeiro, a vantagem é dele: chegando ao mesmo tempo, as possibilidades se dividem; mas, deixando-o dominar a bola, toda a vantagem é, então, do atacante. E, quando se está com a bola dominada, não é preciso ser nenhum grande jogador para se manobrar com qualquer adversário de categoria e com plena vantagem. Todo o esforço do defensor deve ser, portanto, no sentido de chegar primeiro.

Isto, porém, nem sempre é possível, por isso mesmo, temos de encarar as várias situações que se apresentam para o defensor no decorrer do jogo. E, para facilidade de nosso estudo, dividiremos o assunto em três partes: Antecipação, Tranco e Tirada (propriamente dita).

Livreto em 5 partes:

I – DEFINIÇÃO

II – ANTECIPAÇÃO

III – O TRANCO

IV – A TIRADA (TACKLE)

V – JOGADAS DESLEAIS

ERNESTO DOS SANTOS:

Ernesto dos Santos

Atuação

Treinador(a)

Auxiliar Técnica(o)

Nascimento

15/04/1906

Portugal

Morte

Brasil

Observador técnico, isto é, “espião”, da Seleção Brasileira nas Copas de 1958, 1962 e 1966, teve papel fundamental na conquista do bicampeonato mundial. Foi o responsável por acompanhar e repassar os esquemas táticos e treinamentos dos adversários à comissão técnica brasileira, detalhando inclusive, as características técnicas de cada jogador estrangeiro.

Biografia resumida – Museu do Futebol, 22/03/2017

Era professor de Educação Física, formou-se como o primeiro da turma na Escola Nacional de Educação Física, no Rio de Janeiro. Lecionou nas Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e de São Paulo (USP). Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF).

Clubes e Federações

QuandoOndeAtuação
1946Vasco da GamaTreinador(a)
1947FlamengoTreinador(a)
1951FluminenseTreinador(a)
1958Seleção Brasileira Copa do Mundo 1958Auxiliar Técnica(o)
1962Seleção Brasileira Copa do Mundo 1962Auxiliar Técnica(o)
1966Seleção Brasileira Copa do Mundo 1966Auxiliar Técnica(o)

P.S. – A Tirada (Tackle) ou O Desarme, A roubada de Bola, A Tomada da Bola.

P.S. – Conforme escrito no Livreto Futebol do Prof. Ernesto dos Santos, com o belo Português da época. Inclusive acentuação. E, pasmem: “ARREBATAR-LHA”

P.S. 2 – Ernesto dos Santos foi Catedrático de Futebol na E.E.F.D. (Ex-Escola Nacional de Educação Física e Desportos) da UFRJ e Observador Técnico da Seleção Brasileira.

P.S. 3 – Felizes os que o conheceram e assistiram aulas com Êle. Mais ainda os que dele se tornaram Amigos como o Pioneiro de Ouro do Fundão Ronald Simões

P.S, 4 – Hoje, 28de Junho completam-se 99 anos do meu Homônimo e Bisavô, Julio Cesar Leal Junior

By JUcele

Julio Leal

28de Junho de 2024

Deixe um comentário